tutorial de IA

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tutorial de IA

Mensagem por Thiago_o_programador em Qua 14 Abr 2010, 21:29

Hoje vou ensinar a criar uma inteligência artificial simples.

Bem vamos começar! Happy

No CREATE, vamos criar algumas variaveis:

Código:
image_speed=0.3 parado=true correndo=false cor=0 pulando=false abaixando=false bloqueando=false hit=false per=0 morrendo=false perdendo=false
atack1=false atack2=false no_chao=true direita=false vida=100 max_vida=vida
alarm[0]=5+round(random(15))

No STEP, coloque:
Código:
 if place_free(x,y+1) {gravity=0.5}else{gravity=0} if vspeed>12 {vspeed=12}
if parado=true {sprite_index=spr_parado hspeed=0 correndo=false cor=0}
if correndo=true {sprite_index=spr_correndo parado=false
if hspeed>0 {direita=true}else{direita=false}}
if pulando=true and atack1=false and atack2=false
    {sprite_index=spr_pulando if vspeed>0 {image_index=1}else{image_index=0}}
if abaixando=true {sprite_index=spr_abaixado}
if bloqueando=true {sprite_index=spr_bloqueando}
if hit=true {sprite_index=spr_hit image_index=0}
if per>4 {perdendo=true}
if perdendo=true {sprite_index=spr_perdendo parado=false correndo=false}
if morrendo=true {sprite_index=spr_morrendo image_index=3}
if atack1=true
    {sprite_index=spr_atck1 parado=false correndo=false}
if atack2=true
    {sprite_index=spr_atck2 parado=false correndo=false}
if direita=true {image_xscale=1}else{image_xscale=-1}
if distance_to_object(obj_block)<1 and vspeed>0
    {move_contact_solid(direction,12) vspeed=0 pulando=false parado=true no_chao=true}
if correndo=false and pulando=false {hspeed=0 cor=0}
if cor=1 {hspeed=8}if cor=2 {hspeed=-8}
if vida=0 or vida<0 {morrendo=true atack=0}

No ALARM[0], coloca:
Código:
 alarm[1]=10+round(random(20))
alarm[2]=13+round(random(23))
alarm[6]=25+round(random(35))
alarm[3]=17+round(random(27))
alarm[4]=30+round(random(45))

No ALARM[1], coloca:
Código:
 if atack=0 and morrendo=false {parado=false correndo=true
    if obj_player_basico.no_chao=false {cor=1+round(random(2))}
    else{if obj_player_basico.x<x {hspeed=-10}else{hspeed=10}}}
alarm[0]=5+round(random(15))

No ALARM[2], coloca:
Código:
 if atack=0 and morrendo=false {parado=true correndo=false}
alarm[0]=5+round(random(15))

No ALARM[3], coloca:
Código:
 if atack=0 and hit=false and morrendo=false and parado=true {atack1=true parado=false correndo=false}
alarm[0]=5+round(random(15))

No ALARM[4], coloca:
Código:
 if atack=0 and hit=false and morrendo=false and parado=true {atack2=true parado=false correndo=false}
alarm[0]=5+round(random(15))

No ALARM[5], coloca:
Código:
 hit=false
alarm[0]=5+round(random(15))

No ALARM[6], coloca:
Código:
 if pulando=false and morrendo=false
{no_chao=false
pulando=true
vspeed=-13}

No OUTSID ROOM, coloca:
Código:
if hspeed=10 {hspeed=-10}if hspeed=-10 {hspeed=10}
if cor=1 {cor=2}if cor=2 {cor=1}

No ANIMATION END, coloca:
Código:
 atack=0
if atack1=true {instance_create(x,y,obj_atack1_ini) atack1=false parado=true}
if atack2=true {instance_create(x,y,obj_atack2_ini) atack2=false parado=true}
if perdendo=true {per=0 perdendo=false parado=true}

Thiago_o_programador

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Re: tutorial de IA

Mensagem por Markituh em Qua 14 Abr 2010, 23:04

Cara,você fez dois tópicos com o mesmo nome,e o mesmo conteúdo. Apague um dos tópicos e deixe apenas um. Quanto ao seu tutorial,está legal. Mas,7 alarms?? Shocked Nossa,já vi tutorial de IA que tem 1 ou 2 alarms...

___________

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Re: tutorial de IA

Mensagem por Kyuubi em Qui 15 Abr 2010, 06:59

Vc criou uma engine do naruto,com essa ia,mas vc não tem uma ia que usa uns 3 jutsus diferentes jutsus,é que eu sou fãn de naruto,e pretendo futuramente fazer um jogo dele.
Flws!!!

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Re: tutorial de IA

Mensagem por itallo em Qui 15 Abr 2010, 11:28

não vou dizer que ficou bom por que você só colocou os codes e não explicou.
influenciou o C-V.
poderia dar umas explicações mas mesmo assim o script ta legal!
parabéns.

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Re: tutorial de IA

Mensagem por Thiago_o_programador em Qui 15 Abr 2010, 15:47

ñ a engine q criei era diferente, teste os dois pra vc ver a diferença.

quando aos dois topicos apagarei um. vlw

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Re: tutorial de IA

Mensagem por juao230 em Qui 15 Abr 2010, 17:39

Oi, oque essa IA faz?

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Re: tutorial de IA

Mensagem por Kronos em Qui 15 Abr 2010, 20:59

Gostei da engine.
Mais esta muito parecido com a engine de Naruto que vc criou!

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Re: tutorial de IA

Mensagem por Kidon em Sex 23 Abr 2010, 18:48

Falto a explicaçao

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Re: tutorial de IA

Mensagem por dd123 em Sab 24 Abr 2010, 00:02

Esse codigo de IA.. é para jogo em plataforma?

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Re: tutorial de IA

Mensagem por Thiago_o_programador em Sab 24 Abr 2010, 08:22

sim ele para game de plataforma, mas se ñ quiser fazer um jogo de plataforma pode fazer algumas modificações no codigo, nada demais. Happy

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Re: tutorial de IA

Mensagem por vinians em Sab 24 Abr 2010, 10:25

Interessante o método e creio que vai ajudar muita gente. Se colocar algumas explicações sobre a idéia da engine fica melhor ainda. Parabéns!
Obs. Coloque o tópico dentro das regras da seção.

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Re: tutorial de IA

Mensagem por Rukawa em Sab 24 Abr 2010, 13:27

muito bom, gostei do tutorial, so acho que deveria está um pouco mais explicativo.

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Re: tutorial de IA

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