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[AJUDA]Ação execulta após pressionar 2 vezes a mesma tecla.

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Mensagem por douglaslds Dom 25 Abr 2010, 23:22

Olá pessoal, eu queria saber como execultar uma ação após pressionar 2 vezes seguida a mesma tecla.

No meu caso é um personagem que ao pressionar 2 vezes um dos lado(tecla esquerda ou direita) execulta um golpe.


Última edição por douglaslds em Seg 26 Abr 2010, 22:37, editado 1 vez(es)
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Mensagem por RodrigoM. Dom 25 Abr 2010, 23:41

você pode criar uma variavel para guardar quantas vezes você aperto o botão!

tipo assim:

create:
Código:

Aperta1 := 0

step:
Código:

if (keyboard_check_pressed(vk_left) and Aperta1 <2){
//acontece alguma coisa
Aperta1 +=1
}
ai quando completa a ação que você coloco ou no released do vk_left coloca:
Código:

Aperta1 := 0
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Mensagem por Isaias Dom 25 Abr 2010, 23:46

só pra complementar, crie um alarm de 2 em 2 segundos, pra colocar Aperta1 =0; é o metodo mais recomendavel pra criar golpes ;]
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Mensagem por douglaslds Dom 25 Abr 2010, 23:52

Como assim?

Tipo no CREATE eu coloco:

Código:
Aperta1 =0

no STEP:

Código:
if (keyboard_check_pressed(vk_left) and Aperta1 <2){
//ação
Aperta1 +=1
}

e crio um ALARM de 2 em 2 seg:

Código:
Aperta1 =0

EDIT



Se for isso não deu certo 😢
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Mensagem por Isaias Seg 26 Abr 2010, 00:20

vamos lá..

Create:
Código:

Apertou =0;
Alarm[0]=50;

STEP:
Código:

if (keyboard_check_pressed(vk_left) and Apertou=0){
Apertou +=1;
}else if (keyboard_check_pressed(vk_left) and Apertou=1){
//ação se apertou 2 vezes
}

Alarm 0:
Código:

Apertou=0;
Alarm[0]=50;
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Mensagem por douglaslds Seg 26 Abr 2010, 00:26

Não deu certo! 😢

Se fizer diferença na ação eu só coloquei um "image_index"

Código:
if (keyboard_check_pressed(vk_left) and Apertou=0){
Apertou +=1;
}else if (keyboard_check_pressed(vk_left) and Apertou=1){
image_index=flashs
}
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Mensagem por RodrigoM. Seg 26 Abr 2010, 00:56

bem image_index é para contar as subi imagens do sprite_index!

mais o que você quer fazer exatamente? fica melhor para te ajudar!
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Mensagem por douglaslds Seg 26 Abr 2010, 10:11

Tipo essa image_index é um movimento(um golpe) do personagem(uma animação).

EDIT:

Eu me confundi , na verdade era sprite_index mesmo Rolling Eyes

só que agora esse sprite aparece e desaparece num pisar de olhos
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Mensagem por Isaias Seg 26 Abr 2010, 11:04

Mudei algumas coisas.. adicionei uma nova variavel para controlar o tempo que ele vai ficar com a imgem

Create:
Código:

Apertou =0;
alarm[0]=50;
soltando_poder=false;


Muda no STEP:
Código:

if (keyboard_check_pressed(vk_left) and Apertou=0){
Apertou +=1;
}else if (keyboard_check_pressed(vk_left) and Apertou=1){
soltando_poder=true;
}
if(soltando_poder=true){
sprite_index=flashs;
alarm[1] = 100;//100 vai ser o tempo que ele vai ficar com a outra imagem
}


Alarm 0:
Código:

Apertou=0;
alarm[0]=50;


Alarm 1:
Código:

soltando_poder=false;
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Mensagem por douglaslds Seg 26 Abr 2010, 11:15

Agora até que deu certo só que o "poder" do personagem quando é acionado num muda mais fica sempre o mesmo sprite!

Very Happy
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Mensagem por Isaias Seg 26 Abr 2010, 11:21

coloque no Alarm 1, para mudar a sprite ;]

sprite_index= spr_player;
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Mensagem por douglaslds Seg 26 Abr 2010, 11:34

Num deu certo não! 😢
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Mensagem por Henrique_GJ Seg 26 Abr 2010, 13:07

eu faria assim:

criaria uma variável chamada "exemplo"

Código:
exemplo = 2

daí eu configuraria pra diminuir 1 toda vez que for pressionado mas tem que lembrar de usar o check_pressed pois o se não a pessoa segura o botão e a variável desce de uma vez

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left)
{
exemplo-=1
}
if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
exemplo-=1
}

agora eu vou colocar a ação

Código:
if exemplo = 0
{
//ação
exemplo = 2
}

não se esqueça de colocar exemplo = 2 porque se não ele não vai mais parar de fazer a ação enquanto não se apertar o botão denovo
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Mensagem por douglaslds Seg 26 Abr 2010, 18:35

Henrique aki funcionou direitinho mas no meu caso eu teria que colocar um alarm que nem o Isaisas fez e já que eu não sei muito bem sobre Alarm poderia adaptar?

EDIT

Acho que se fosse um Alarm não funcionaria bem, seria melhor usar a timeline tipo:

Código:
if exemplo = 0
{
timeline_index=nome
timeline_position=0
timeline_speed=1
exemplo = 2
}

Na timeline:

step0

Código:
{
flash=true
exemplo = 2
}

step200

Código:
flash=false

Na minha opinião seria assim, só que não funcionou

??????????
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