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Alguem poderia fazer uma engine de plataforma ?
5 participantes
Página 1 de 1
{resolvido}Alguem poderia fazer uma engine de plataforma ?
Oi amigos , eu tenho uma duvida que me ta tirando a paz
todos os jogos de plataformas que eu faço tem o mesmo problema
colisão com o solo, quando o solo e a parede é o mesmo objeto o player gruda nas paredes
ja tentei ver umas engines no yoyogames mais todas são com drag e drop
eu queria uma com GML
Para esclarer o meu problema vou mostra o que eu faço mesmo assim ele gruda
eu faço uma sprite de um bola e o chao um quadrado
no step da bola eu coloco
na colisão com o chao :
eu marco o chao como solido e visivel e o player como visivel ( ja tentei como solido junto mais o bug nao muda )
Alguem pode me apontar o erro ou fazer uma engine que use codigos similares ? para mim entender ?
RESOLVIDO
obrigado Denis Lemos
todos os jogos de plataformas que eu faço tem o mesmo problema
colisão com o solo, quando o solo e a parede é o mesmo objeto o player gruda nas paredes
ja tentei ver umas engines no yoyogames mais todas são com drag e drop
eu queria uma com GML
Para esclarer o meu problema vou mostra o que eu faço mesmo assim ele gruda
eu faço uma sprite de um bola e o chao um quadrado
no step da bola eu coloco
- Código:
if keyboard_check(vk_left){ hspeed = -4 }
if keyboard_check(vk_right){ hspeed = 4 }
if keyboard_check(vk_nokey){ hspeed = 0 }
if keyboard_check(ord("X")){ if not place_free(x,y+1){ vspeed = - 12 }}
gravity_direction = 270
gravity = 1
na colisão com o chao :
- Código:
move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
eu marco o chao como solido e visivel e o player como visivel ( ja tentei como solido junto mais o bug nao muda )
Alguem pode me apontar o erro ou fazer uma engine que use codigos similares ? para mim entender ?
RESOLVIDO
obrigado Denis Lemos
Última edição por Mystery_boy_maker em Seg 12 Abr 2010, 23:03, editado 2 vez(es)
Re: Alguem poderia fazer uma engine de plataforma ?
Mystery,veja este tutorial aqui,postado pelo André Gustavo. Os códigos são em GML e até imagem tem
Markituh- Games Ranking :
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Re: Alguem poderia fazer uma engine de plataforma ?
Olha eu achei esa Engine do suadao Em um Forum =D acho q e Iso q VC quer
- Código:
http://sitedosjogos.forumeiros.com/engines-f50/engine-de-plataforma-fantasma-t256.htm
mayck- Data de inscrição : 11/01/2010
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Re: Alguem poderia fazer uma engine de plataforma ?
Bom galera na verdade eu gostaria de saber se esse problema pode ser resolvido
usando pra se mover o codigo desse jeito
Essas engines mudam isso e o sistema de gravidade do tuto é confuso
eu gostaria que alguem me apontace o erro nesses codigos que eu estou
usando ou fazer uma engine com base nos codicos que eu usei la em cima !
usando pra se mover o codigo desse jeito
- Código:
if keyboard_check(vk_left){ hspeed = -4 }
if keyboard_check(vk_right){ hspeed = 4 }
Essas engines mudam isso e o sistema de gravidade do tuto é confuso
eu gostaria que alguem me apontace o erro nesses codigos que eu estou
usando ou fazer uma engine com base nos codicos que eu usei la em cima !
Re: Alguem poderia fazer uma engine de plataforma ?
Tenta trocar o seu código de movimentação por esse (coloque no evento Step):
Espero ter ajudado
Valew!
- Código:
//Ir para a direita
if keyboard_check(vk_right)
{
if place_free(x+5,y){x+=5}
}
//Ir para a esquerda
if keyboard_check(vk_left)
{
if place_free(x-5,y){x-=5}
}
Espero ter ajudado
Valew!
Re: Alguem poderia fazer uma engine de plataforma ?
Amigo, isso é bem simples de resolver !
No evento KeyBoard right:
No STEP:
Na colisão com o obj_chao_parede:
Mas se preferir, também tem a engine de exemplo, com os mesmos códigos àcima !
http://www.4shared.com/file/eewLnzUp/Engine_Coliso.html
OBS: Note que são bem poucas linhas, e é um esquema de colisão com "chão_parede" quase perfeito !
No evento KeyBoard right:
- Código:
if place_free(x+(hspeed),y) { hspeed+=1 }
if hspeed>=10 { hspeed=10 }
- Código:
if place_free(x-(hspeed),y) { hspeed-=1 }
if hspeed<=-10 { hspeed=-10 }
- Código:
if not place_free(x,y+2) { vspeed=-15 }
No STEP:
- Código:
if place_free(x,y+1) { vspeed+=1 } // Gravidade
friction=.25 // Fricção
if not place_free(x+hspeed,y) { hspeed=0 } // Detectar se há colisões nas laterais do objeto
Na colisão com o obj_chao_parede:
- Código:
vspeed=0
move_contact_solid(270,5)
Mas se preferir, também tem a engine de exemplo, com os mesmos códigos àcima !
http://www.4shared.com/file/eewLnzUp/Engine_Coliso.html
OBS: Note que são bem poucas linhas, e é um esquema de colisão com "chão_parede" quase perfeito !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Alguem poderia fazer uma engine de plataforma ?
Muito obrigado Denis Lemos ficou perfeito amigo muito obrigado mesmo !
eu acabei conseguindo só em ler o que voce colocou não abri a engine mais
muito obrigado cara sou o seu fã !!
voce nao sabe como essa duvida me atormentava !!
Obrigado a todos os outros usuarios que se disponibilisaram em responder ao topico !
eu acabei conseguindo só em ler o que voce colocou não abri a engine mais
muito obrigado cara sou o seu fã !!
voce nao sabe como essa duvida me atormentava !!
Obrigado a todos os outros usuarios que se disponibilisaram em responder ao topico !
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