Utilização de variavel

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Utilização de variavel

Mensagem por MuCa em Seg 05 Abr 2010, 23:44

Rapaziada, boa noite.

Sou muuuito novato na área e to precisando de um help. Minha ideia é o seguinte. A cada clique do mouse sobre um objeto, no caso uma fruta, será contabilizado e o valor apresentado em tela. É semelhante ao score, mas não quero utiliza-lo.

Seguinte. Criei um objeto chamado frutas. No evento Create, criei uma variavel:
var_fruta = 0

Nesse mesmo objeto, criei o evento Left Pressed e adicionei a ação var_fruta = + 1.

Depois criei outro objeto controler e nele adicionei um evento Draw com a ação:

draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));

Mas esta dando o seguinte erro:

ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object controler:

Error in code at line 2:
draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));
^
at position 37: Unknown variable var_fruta


Ja dei uma fuçada aki no forum mas não encontei algo que me ajudasse.

MuCa

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/04/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utilização de variavel

Mensagem por gabrielsch em Ter 06 Abr 2010, 00:04

Não posso dizer se esta errado ou não, não sou muito bom nisso, mas você tem certeza que o nome da variavel esta igual?
Esperimentaria tirar aquela STRING dali e colocar só frutas...
e tenta mudar o nome da variavel também só para frutas...

___________


Acesse: http://foxen.com.br/



gabrielsch

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1229
Idade : 21
Data de inscrição : 06/12/2009
Notas recebidas : D + A + A
Reputação : 28
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utilização de variavel

Mensagem por vinians em Ter 06 Abr 2010, 00:25

Amigão, no seu evento left pressed voce não adicionou 1 e sim atribuiu 1. Para adicionar tem que ser assim:
Código:

var_fruta += 1;
Isso não causa esse erro. Esse erro é causado porque voce provavalmente não declarou a variavel var_fruta e sim, deve ter utilizar a instrução var para declarar uma variavel local chamada fruta, que no caso nao serve para oque voce quer pois ela se perde no evento CREATE.
Declare assim:
Código:

fruta := 0;
E use somente fruta nos outros eventos que deve arrumar o erro.

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Idade : 27
Data de inscrição : 18/09/2008
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utilização de variavel

Mensagem por Fabião em Ter 06 Abr 2010, 00:27

MuCa escreveu:Rapaziada, boa noite.

Sou muuuito novato na área e to precisando de um help. Minha ideia é o seguinte. A cada clique do mouse sobre um objeto, no caso uma fruta, será contabilizado e o valor apresentado em tela. É semelhante ao score, mas não quero utiliza-lo.

Seguinte. Criei um objeto chamado frutas. No evento Create, criei uma variavel:
var_fruta = 0

Nesse mesmo objeto, criei o evento Left Pressed e adicionei a ação var_fruta = + 1.

Depois criei outro objeto controler e nele adicionei um evento Draw com a ação:

draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));

Mas esta dando o seguinte erro:

ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object controler:

Error in code at line 2:
draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));
^
at position 37: Unknown variable var_fruta

Ja dei uma fuçada aki no forum mas não encontei algo que me ajudasse.

E ai amigo blz!
andei observando seu código.
está correto, não é problema com nome da variável.
Porém este erro é por causa que você criou uma variável local (especifica à um só objeto) e setou ela em outro objeto que no caso é objeto ' controler'.
neste caso, o certo seria uma variável global, que abrange todos os objetos.

Tem duas opções para resolver este erro.

1ª você ponhar 'global.' na frente da sua variável.
exemplo:
Código:
    create: global.var_fruta = 0
        mouse:global.var_fruta+= 1.
        draw: draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(global.var_fruta));
lembre-se de sempre colocar o 'global.' quando for setar variável var_fruta
em qualquer evento.

ou

2ª apenas colocar o ' with (objeto)' no evento draw
'Significado: Com (objeto) tal acontecer alguma coisa'

Código:
with (frutas) draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));

que no seu caso é o objeto ' frutas' pois é nele que é criado a variável 'var_frutas'.

Recomendo você a usar a 1ª opção!

Espero que tenha entendido!
qualquer coisa é só falar.
abraços.

Fabião

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 247
Idade : 29
Data de inscrição : 06/07/2008
Notas recebidas : B
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utilização de variavel

Mensagem por Kyuubi em Ter 06 Abr 2010, 06:42

Ola amigo, eu já criei uma engine,que talvez vai te servir:
o nome dela é: engine de colheita.
flws!!! Very Happy
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-colheita-t6495.htm

Kyuubi

Número de Mensagens : 443
Idade : 23
Data de inscrição : 28/11/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://animeworldmugen.forumeiros.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utilização de variavel

Mensagem por MuCa em Ter 06 Abr 2010, 20:40

Valew pela ajuda ae galera!!!!!


Usei a 1º opção que o Fabião falou e deu certo! Ae Kyuubi, show de bola seu jogo.

MuCa

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/04/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utilização de variavel

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:25


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum