Como fazer um jogo com game maker 2/4

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Como fazer um jogo com game maker 2/4

Mensagem por hitsugaiya em Seg 05 Abr 2010, 14:45

Assunto:Bom aqui vou ensinar a fazer um jogo de ping pong

Nível de dificuldade: iniciante (eu acho)

Requerimentos:Qualquer game maker e baixar os recursos(sounds,sprites,etc..): http://sol.sapo.pt/blogs/10000/attachment/574502.ashx

Desenvolvimento:By Hitsugaiya

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Bom essa e a 2 parte então vamos lá

DESENVOLVIMENTO PASSO-A-PASSO

Ambiente de trabalho



Nesta primeira fase vamos carregar os diversos recursos (sprites) para o ambiente de desenvolvimento do GameMaker

CRIAR SPRITES

As imagens ou objectos visuais são carregados e agrupados na pasta "sprites" (objectos que têm representação visual no jogo)

Carregar as imagens:
Resources >> Create Sprite

Name: sprite_Bola

"Load Sprite" >> procurar o sprite da bola

Clicar em "Center"

OK





Da mesma forma, carregar as restantes imagens: lateral.png, RaqueteVerde.gif, RaqueteVermelha.gif (se desejar poderá retirar a opção [] Transparent de todos, excepto a bola)

CRIAR SONS



Resources >> Create Sound

Name: som_bolaNaRaquete

Load Sound >> procurar ficheiro BolaNaRaquete.wav para carregar

OK



CRIAR OBJECTOS



Depois de termos todos os recursos (sprites, sons) na "base de dados" do gamemaker é necessário criar os objectos que queremos por em cena ou que queremos "dar vida":

Criar o objecto bola:
Resources >> Create Object

Name: obj_bola

Sprite: sprite_bola

Activar a opção []Solid

OK



Os restantes objectos
Criar as barra Superior e Inferior da mesma forma, escolhendo para ambas o mesmo Sprite.

Criar as Raquetes Verde e Vermelha.

ÁREA DE JOGO (room)
Criar área de jogo
Resources >> Create Room



Aumentar a área de jogo e inserir um título
No separador settings, alterar a largura para 800 (Width: 800). Dar o título ao jogo em Caption for the room: Mini Ping-Pong, que aparecerá como título na janela da aplicação. Convém gravar as alterações.



Dispor os objectos na área de jogo
A clicar no separador objects

Clicar com o botão esquerdo dentro da área do separador objects ou na lista em baixo, para escolher os objectos a colocar na área de jogo.

Clicar (e arrastar) com botão esquerdo do rato na área de jogo para adicionar o objecto pretendido. O botão direito do rato permite apagar.

Adicionar as barras laterais e as raquetes.

As barras superiores e inferiores são representadas pelo mesmo sprite (pela mesma imagem) mas são objectos diferentes. São ou poderão ser tratados de forma diferente a nível de programação (eventos e acções).

Estas serão as posições iniciais destes objectos, ou seja mais tarde pela acção do utilizador/jogador poderão adquirir novas posições.

A bola não é adicionada à área de jogo (neste exemplo). A bola aparecerá somente quando os jogadores pressionarem a tecla Space (fica para mais tarde).



Atribuir uma cor ou imagem ao background da área de jogo
Clicar no separador backgrounds, e de seguida clicar na caixa Color para escolher a cor pretendida (branco ou outra cor mais ou menos clara).



próxima parte 3/4 > http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/como-fazer-um-jogo-com-game-maker-3-4-t7005.htm#53127

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