Buraco se cair morre...

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Buraco se cair morre...

Mensagem por PKdor em Dom 04 Abr 2010, 22:55

Pessoal estou desenvolvendo um jogo no estilo plataforma (Estilo Mario), dai queria saber como faz para que quando o personagem cai no buraco ele morre e volta para o começo da fase.

Obrigado.

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Re: Buraco se cair morre...

Mensagem por vinians em Dom 04 Abr 2010, 23:01

O jeito mais facil de fazer isso é colocar um objeto invisivel dentro do buraco, assim que o player colidir com o objeto invisivel ele morre.
Como fazer um objeto invisivel?
*Crie um objeto normalmente, coloque um sprite associado a ele, para servir de colisor.
*Desmarque no objeto a opcao Visible.
(nao se esqueça de colocar um sprite, pois mesmo sendo invisivel ele necessita de um sprite para colisao acontecer.)

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Re: Buraco se cair morre...

Mensagem por fonetico em Dom 04 Abr 2010, 23:20

vinians escreveu:O jeito mais facil de fazer isso é colocar um objeto invisivel dentro do buraco, assim que o player colidir com o objeto invisivel ele morre.
Como fazer um objeto invisivel?
*Crie um objeto normalmente, coloque um sprite associado a ele, para servir de colisor.
*Desmarque no objeto a opcao Visible.
(nao se esqueça de colocar um sprite, pois mesmo sendo invisivel ele necessita de um sprite para colisao acontecer.)

Tenho uma forma mais fácil e eficaz meu amigo vinians. Ao invés de criar um objeto invisível que no caso deveria ser colocado em todos os buracos, eu achei melhor colocar no evento step do player:

Código:
 if y > room_height {restart_game()}

Traduzindo o código: Se o y atual do player for maior que o tamanho vertical da room, o jogo é reiniciado.

Você concorda que com esse script, não é necessário nenhum objeto invisível e se caso o objeto sair da room, só morrerá se sair por baixo.

É só uma idéia mas o objeto invisível é uma boa pedida caso queira que isso ocorra com inimigos.

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Re: Buraco se cair morre...

Mensagem por vinians em Dom 04 Abr 2010, 23:25

souzalucasjose escreveu:
vinians escreveu:O jeito mais facil de fazer isso é colocar um objeto invisivel dentro do buraco, assim que o player colidir com o objeto invisivel ele morre.
Como fazer um objeto invisivel?
*Crie um objeto normalmente, coloque um sprite associado a ele, para servir de colisor.
*Desmarque no objeto a opcao Visible.
(nao se esqueça de colocar um sprite, pois mesmo sendo invisivel ele necessita de um sprite para colisao acontecer.)

Tenho uma forma mais fácil e eficaz meu amigo vinians. Ao invés de criar um objeto invisível que no caso deveria ser colocado em todos os buracos, eu achei melhor colocar no evento step do player:

Código:
 if y > room_height {restart_game()}

Traduzindo o código: Se o y atual do player for maior que o tamanho vertical da room, o jogo é reiniciado.

Você concorda que com esse script, não é necessário nenhum objeto invisível e se caso o objeto sair da room, só morrerá se sair por baixo.

É só uma idéia mas o objeto invisível é uma boa pedida caso queira que isso ocorra com inimigos.
Pois é, eu geralmente faço isso, porque posso colocar "buracos" em qualquer local, não somente na parte de baixo da tela. Ou seja como o nosso amigo não especificou o local que iria colocar o "buraco" (no bom sentido é claro) eu dei essa opção genérica pra ele. Mais o sei jeito é mais facil com certeza!!!!

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Re: Buraco se cair morre...

Mensagem por PKdor em Seg 05 Abr 2010, 10:45

Pessoal esta acontecendo isso quando coloco o código no step do player...

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_mamute:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if y > room_height {restart_game()}

at position 21: Unknown function or script: restart_game

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Re: Buraco se cair morre...

Mensagem por KinKing em Seg 05 Abr 2010, 11:01

Você pode ver que na verdade a função é game_restart()...

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Re: Buraco se cair morre...

Mensagem por PKdor em Dom 11 Abr 2010, 20:10

Agora deu certo...
Mas tipo gostaria de determiar uma certa Room para reiniciar...

Ex: O player "morre" na fase 1, e ele recomeça na fase 1... pois a função "if y > room_height {game_restart()}" faz com que o jogo recomece desde o menu.
Dai queria saber como expecificar qual room que é para reiniciar.

Obrigado.

PKdor

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Re: Buraco se cair morre...

Mensagem por Markituh em Dom 11 Abr 2010, 20:16

Troque o game_restart() por room_restart(). Assim ele irá reiniciar a room em que você estava,e não o jogo todo.
Edit:
Se quiser que ele recomece de uma fase específica(Tipo você tá na fase 2,mas não quer recomeçar da 2 e sim da 1),troque o game_restart() por room_goto(fase1)

___________

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Re: Buraco se cair morre...

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