Como destruir ou alterar um evento?

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Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por douglaslds em Sab 03 Abr 2010, 12:28

Olá pessoal, eu estou trbalhando em um jogo aqui e queria saber como destruir ou alterar um evento em GML.

Se tiverem algum(a) tutorial/dica postem ai.

Very Happy

douglaslds

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por fonetico em Sab 03 Abr 2010, 12:32

Acho que não é possível alterar um evento. Mas pode-se definir variáveis que dependendo de seu valor, faça funções diferenciadas. Se você quiser sair de algum evento, use o comando exit.

fonetico

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por douglaslds em Sab 03 Abr 2010, 12:43

é q no jogo q estou fazendo(de navinha Very Happy) a nave está programada para dar apenas um tiro.

mas eu queria que quando clicasse em um botão de um menu(um menu de compra) ele desse dois tiros(1 em cada lado da asa) e não 1

eu até poderia colocar uma outra tecla para dar o tiro duplo mas ai a tecla de tiro unico iria continuar funcionando eu se apertasse as duas teclas de uma vez iria sair tiro pra tudo quando é lado e o jogo iria ficar super fácil! então eu queria pelo menos desativar a tecla de tiro unico.

ta me entendendo?

douglaslds

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por fonetico em Sab 03 Abr 2010, 12:50

Sim eu te entendi. Bom, nessa situação poderemos usar variáveis! Olha só!

No Create da nave, vamos definir a variável que irá identificar quantos tiros você comprou, no caso, de início 1 e conforme o jogo passa é acrescentado mais uma bala dependendo de quantas o jogador compra certo}


balas = 1


Variável definida! Agora, você vai no botão que o jogador clica para dar duas bala e no evento onde se clica nele coloque:

nome_da_nave.balas = 2


Nesse caso, agora o player pode atirar duas balas. Agora para terminar, volte no objeto da nave e no evento da tecla que atira coloque o seguinte código:

if balas = 1
{ //código de attirar só uma bala }
if balas = 2
{ //código de atirar duas balas }


É basicamente isso, espero que esse código te ajude!


Última edição por souzalucasjose em Sab 03 Abr 2010, 12:51, editado 1 vez(es)

fonetico

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por Cainã em Sab 03 Abr 2010, 12:51

Faz assim:

CREATE:

Código:
tiros=1;

CLICK NO OBJETO:

Código:
objeto_nave.tiros=2;

BOTÃO ATIRAR:

Código:
repeat(tiros){
instance_create(obj_tiro);
}

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por douglaslds em Sab 03 Abr 2010, 18:58

mas esses tiro duplos q eu to falando tem q tipo sair um tiro de cada lado da asa e de uma vez só

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por Crhonos em Sab 03 Abr 2010, 21:44

Vc quer mecher em um obj de outro obj ?

se for eh soh usar

with {nave} "coisas pra fazer no outro obj" ;

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por Cainã em Dom 04 Abr 2010, 08:24

Cria o mesmo objeto em duas posições diferentes.

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por douglaslds em Dom 04 Abr 2010, 10:20

opa vlw a todos agora só falta uma coisinha...

ativar esse tiro duplo depois que for comprado, ou seja o tiro duplo fica desativado e só ativa quando for comprado

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

Mensagem por Sannin Kyuubi em Dom 04 Abr 2010, 12:07

Simples, como o pessoal disse acima é só usar váriaveis. Veja:

No create:

Código:

{

tiro_duplo = 0;

}

No step:

Código:

{

if tiro_duplo = 1{
<Aqui coloque os scripts do tiro duplo>}else{
<scripts de tiro que não seja o duplo>}

}

Com este script posto na nave você tem somente que ativar a variável tiro_duplo como 1 na compra do mesmo, seja numa lojinha ou oque for. Se caso a lojinha ser feita por outro objeto basta definir a váriavel tiro_duplo como global, ou seja, use global.tiro_duplo ;).

Acho que isso que você quer, espero ter ajudado.

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Re: Como destruir ou alterar um evento?

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