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Nova dúvida sobre : Ação Message !

4 participantes

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Nova dúvida sobre : Ação Message ! Empty Nova dúvida sobre : Ação Message !

Mensagem por Mystery_boy_maker Sex 09 Abr 2010, 21:51

Estou querendo me aprofundar mais em GML mais estou passando por algumas
pedras no meu sapato ! tenho algumas duvidas na ação message :

A forma em que a mensagem aparecera só podera ser retangular ou pode ser em
diferentes formas, seria possivel fazer uma mensagem dessa forma ? :

Nova dúvida sobre : Ação Message ! Imagemws

Como fazer diferentes botões na mensagem e definir um acontecimento
para cada um respectivamente ? Ex Mensagem com o botão 1 , 2 e 3 e ações diferentes para cada botão

E ao fazer isso colocar sprites diferentes em cada botão continuando com o exemplo do botão 1 ,2 e 3 fazer cada botão com uma sprite

Nova dúvida sobre : Ação Message ! Imagemqn

E por fim eu gostaria de saber como usar esses seguintes codigos, gostaria de exemplos por favor :


* message_caption
* message_input_color
* message_alpha


Agradeço por tentarem me ajudar Very Happy


Última edição por Mystery_boy_maker em Sex 16 Abr 2010, 10:32, editado 1 vez(es)
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Nova dúvida sobre : Ação Message ! Empty Re: Nova dúvida sobre : Ação Message !

Mensagem por fonetico Sex 09 Abr 2010, 22:38

Primeira pergunta:
Sim é possível, tanto é que testei aqui e funcionou. Mas é claro, você tem que deixar o background com as bordas transparentes, porque se for da forma que está nessa imagem que você postou, vai aparecer as bordas. É só clicar em "Edit background" e apagar a cor do canto. A mensagem fica com o modelo exato!

Segunda pergunta:
Nesse caso usamos o show_message_ext, que representará uma variável, por exemplo:
Código:
questao = show_message_ext(' Pergunta ','texto botao 1','texto botao 2','texto botao 3')
Agora para definir uma ação diferente, fazemos:
Código:
if questao = 1 //primeiro botao for pressionado
{
//ação
}
if questão = 2 //segundo botao for pressionado
{
//ação
}
if questão = 3 //terceiro botão for pressionado
{
//ação
}

Terceira pergunta:
Essa não sei :/ só sei botar sprites em todas o mesmo sprite...

Quarta pergunta
O primeiro código Message_caption não sei.
O segundo input_color serve para mudar a cor onde se escreve, quando se usa um get_string, usando essa função, muda-se a cor do fundo da caixa de texto.
Código:
message_input_color(c_red)
get_string('teste','teste')
E o terceiro muda a alpha da mensagem deixando ela mais transparente ou não, números de 0 a 1.

Bom é só isso espero que tenha ajudado!
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Nova dúvida sobre : Ação Message ! Empty Re: Nova dúvida sobre : Ação Message !

Mensagem por PedroX Sáb 10 Abr 2010, 07:14

eu sei um jeito de mudar a sprite de cada um:

-Pegue esse sprite que é o fundo
e junte com as sprites na ordem certa(faca um sprite unico)
-Agora crie um objeto e ponha essa sprite.
-Ponha ele na room.

Agora crie tres objetos com tres retangulos do tamnho de cada botao.
Ou seja, crie um sprite retangulo para cada objeto dos tres.
Desmarque a opcao Visible deles.
Coloque esses objetos na room, cada um em cima da imagem que vc quer.
Agora adicione para cada retangulo um evento mouse pressed e ponha
o codigo para cada um.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Nova dúvida sobre : Ação Message ! Empty Re: Nova dúvida sobre : Ação Message !

Mensagem por Cainã Sáb 10 Abr 2010, 11:30

O message_caption('texto',true) serve para colocar um título na janelinha da mensagem. Quanto à imagem diferente para cada botão eu acho que não seja possível.
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Mensagem por Mystery_boy_maker Sex 16 Abr 2010, 10:36

Bom galera tenho uma nova duvida :
digamos que eu estou fazendo uma mensagem em codigo

ex

Código:
show_message(" Exemplo " )

como eu mudo a fonte e a cor da mensagem ?
eu ja tentei usar esse cod que eu achei no proprio game maker :
Código:
message_input_font(font0,12,c_black,0)

mas nao surtiu efeito nenhum. estou usando de forma errada ?
como eu posso arrumar ?
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Mensagem por Cainã Sex 16 Abr 2010, 12:40

Mystery_boy_maker escreveu:Bom galera tenho uma nova duvida :
digamos que eu estou fazendo uma mensagem em codigo

ex

Código:
show_message(" Exemplo " )

como eu mudo a fonte e a cor da mensagem ?
eu ja tentei usar esse cod que eu achei no proprio game maker :
Código:
message_input_font(font0,12,c_black,0)

mas nao surtiu efeito nenhum. estou usando de forma errada ?
como eu posso arrumar ?

Usa:

Código:
message_text_font(nome_fonte,tamanho,c_cor,estilo);

Em estilo 0=normal, 1=negrito, 2=itálico e 3=negito+itálico.

O message_input_font seria para a caixa de inserção de texto.
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Mensagem por Mystery_boy_maker Sex 16 Abr 2010, 17:31

Muito obrigado amigo funcionou perfeitamente
agora estou aprendendo cada vez mais

Voces são dez

Obrigado SouzaLucasJose por responder a minha 1ª duvida e a voce Cainã por essa
obrigado pela paciencia Very Happy
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