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Utilização de variavel

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Utilização de variavel Empty Utilização de variavel

Mensagem por MuCa Seg 05 Abr 2010, 23:44

Rapaziada, boa noite.

Sou muuuito novato na área e to precisando de um help. Minha ideia é o seguinte. A cada clique do mouse sobre um objeto, no caso uma fruta, será contabilizado e o valor apresentado em tela. É semelhante ao score, mas não quero utiliza-lo.

Seguinte. Criei um objeto chamado frutas. No evento Create, criei uma variavel:
var_fruta = 0

Nesse mesmo objeto, criei o evento Left Pressed e adicionei a ação var_fruta = + 1.

Depois criei outro objeto controler e nele adicionei um evento Draw com a ação:

draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));

Mas esta dando o seguinte erro:

ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object controler:

Error in code at line 2:
draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));
^
at position 37: Unknown variable var_fruta


Ja dei uma fuçada aki no forum mas não encontei algo que me ajudasse.
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Utilização de variavel Empty Re: Utilização de variavel

Mensagem por gabrielsch Ter 06 Abr 2010, 00:04

Não posso dizer se esta errado ou não, não sou muito bom nisso, mas você tem certeza que o nome da variavel esta igual?
Esperimentaria tirar aquela STRING dali e colocar só frutas...
e tenta mudar o nome da variavel também só para frutas...
gabrielsch
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Utilização de variavel Empty Re: Utilização de variavel

Mensagem por vinians Ter 06 Abr 2010, 00:25

Amigão, no seu evento left pressed voce não adicionou 1 e sim atribuiu 1. Para adicionar tem que ser assim:
Código:

var_fruta += 1;
Isso não causa esse erro. Esse erro é causado porque voce provavalmente não declarou a variavel var_fruta e sim, deve ter utilizar a instrução var para declarar uma variavel local chamada fruta, que no caso nao serve para oque voce quer pois ela se perde no evento CREATE.
Declare assim:
Código:

fruta := 0;
E use somente fruta nos outros eventos que deve arrumar o erro.
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Utilização de variavel Empty Re: Utilização de variavel

Mensagem por Fabião Ter 06 Abr 2010, 00:27

MuCa escreveu:Rapaziada, boa noite.

Sou muuuito novato na área e to precisando de um help. Minha ideia é o seguinte. A cada clique do mouse sobre um objeto, no caso uma fruta, será contabilizado e o valor apresentado em tela. É semelhante ao score, mas não quero utiliza-lo.

Seguinte. Criei um objeto chamado frutas. No evento Create, criei uma variavel:
var_fruta = 0

Nesse mesmo objeto, criei o evento Left Pressed e adicionei a ação var_fruta = + 1.

Depois criei outro objeto controler e nele adicionei um evento Draw com a ação:

draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));

Mas esta dando o seguinte erro:

ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object controler:

Error in code at line 2:
draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));
^
at position 37: Unknown variable var_fruta

Ja dei uma fuçada aki no forum mas não encontei algo que me ajudasse.

E ai amigo blz!
andei observando seu código.
está correto, não é problema com nome da variável.
Porém este erro é por causa que você criou uma variável local (especifica à um só objeto) e setou ela em outro objeto que no caso é objeto ' controler'.
neste caso, o certo seria uma variável global, que abrange todos os objetos.

Tem duas opções para resolver este erro.

1ª você ponhar 'global.' na frente da sua variável.
exemplo:
Código:
    create: global.var_fruta = 0
        mouse:global.var_fruta+= 1.
        draw: draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(global.var_fruta));
lembre-se de sempre colocar o 'global.' quando for setar variável var_fruta
em qualquer evento.

ou

2ª apenas colocar o ' with (objeto)' no evento draw
'Significado: Com (objeto) tal acontecer alguma coisa'

Código:
with (frutas) draw_text(32,640,"FRUTAS: "+string(var_fruta));

que no seu caso é o objeto ' frutas' pois é nele que é criado a variável 'var_frutas'.

Recomendo você a usar a 1ª opção!

Espero que tenha entendido!
qualquer coisa é só falar.
abraços.
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Utilização de variavel Empty Re: Utilização de variavel

Mensagem por Kyuubi Ter 06 Abr 2010, 06:42

Ola amigo, eu já criei uma engine,que talvez vai te servir:
o nome dela é: engine de colheita.
flws!!! Very Happy
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-colheita-t6495.htm
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Utilização de variavel Empty Re: Utilização de variavel

Mensagem por MuCa Ter 06 Abr 2010, 20:40

Valew pela ajuda ae galera!!!!!


Usei a 1º opção que o Fabião falou e deu certo! Ae Kyuubi, show de bola seu jogo.
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