Menu com "Room's"??

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Menu com "Room's"??

Mensagem por Limalokão em Ter 16 Mar 2010, 18:31

Olá, fiz um script com o nome de src_pause e nele consta o seguinte:
Código:

{
 draw_set_font(font1);
 draw_set_color(c_white);
 draw_set_halign(fa_center);
 draw_text(room_width/2,100, "Jogo parado, pressione qualquer tecla para retornar ao jogo.");
 screen_refresh();
 keyboard_wait();
 io_clear();
 }

Gostaria de saber como fazer para que quando eu aperte o "P" ele fosse para a room_pause e la quando eu aperto o "P" de volta voltasse para a room_game sem adicionar vidas e com tudo parado?

Obrigado!

Limalokão

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Sannin Kyuubi em Ter 16 Mar 2010, 18:46

Para fazer ir de uma room a outra basta usar este script:

No create:

Código:

pause = 0 // Use para definir se está em pause ou não.

Código:

if keyboard_check_pressed(80) and pause = 0
{
room_goto(room_pause)
}
else
{
room_goto(room_game)
}


Eu não entendi oque você quis dizer com "tudo parado"...

Sannin Kyuubi

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Limalokão em Ter 16 Mar 2010, 19:03

Nusssss Deu um erro Loko travo o game! é press 80 mesmo?

eu quis dizer tudo parado = chefao inimigos player tiros etc (tudo) parado =D

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Sannin Kyuubi em Ter 16 Mar 2010, 19:06

Esquece oque eu postei la em cima, eu escrevi besteira. Criando-se um start que altera sua room, ao voltar pro jogo ele é reiniciado, mas o travamento eu não faço idéia... E "P" é letra 80 mesmo só que o problema é outro, já já eu posto ai.

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Limalokão em Ter 16 Mar 2010, 19:10

Hummm, entaum vou ter q criar um sprite gigante q entre em cima da tela pra eu poder fazer um monte de coisa q ja sei como!
só q com room entaum nao da? é isso oq eu estava pensando quando vai de uma room para outra reinicia tudo!! isso q é ruim!
Mas vlw

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Sannin Kyuubi em Ter 16 Mar 2010, 19:18

Mesmo assim não vai dar, afinal o jogo em biaxo continuará rodando... Eu lembro que vi um tutorial sobre pauses, procurei aqui mas não achei...

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Limalokão em Ter 16 Mar 2010, 19:24

entaum vamos "goglear" um Poko

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Sannin Kyuubi em Ter 16 Mar 2010, 19:26

Um jeito que eu penssei seria criar um variável global e defini-lá como false, quando o start fosse aberto ela seria true, quando true todos os objetos parariam seu evento step... Complicado né... No google deve te coisa melhor, sorte para você!

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Limalokão em Ter 16 Mar 2010, 19:33

Se vc achar um jeito manda ae!! Ja ta nos meus creditos mesmo =D

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Sannin Kyuubi em Ter 16 Mar 2010, 19:40

Bem o único jeito que eu penssei seria usando uma váriavel global, se não sabe declarar uma é facil:

Código:

global.pause = false

Basta declarar isto no create de seu player, então em todos os objetos que passam pela room você usa "drop and drag", arrastando Test expression da aba control para todos os steps como primeira coisa, na expressão coloque: global.pause = true. Depois arraste um Start Block pra baixo do Test, e no final de tudo um End Block. Depois crie um objeto que funcione quando global.pause for true, e para chamar o pause va no step do player e declare:

[control]

if keyboard_check_pressed(80) {global.pause=true}

Foi o único jeito que encontrei... Espero ter ajudado.

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por vinians em Ter 16 Mar 2010, 19:42

Voce precisa de mudar de room pra fazer um Pause??? EU geralmente crio um objeto chamado PAUSE e coloco o seguinte código:
Crie um objeto chamado objPause.
Adicione um EVENTO de tecla:
Add Event ---> KeyPress --> Tecla que voce quizer (por exemplo P)
Coloque o seguinte código nesse evento:

sound_play(wavPause); //toca som do pause se quizer OPCIONAL
io_clear();
str = 'Jogo em PAUSA pressione alguma tecla';
w = string_width(str) + 10;
h = string_height(str) + 10;
draw_set_color(c_red);
draw_rectangle(0 + (room_width - w) / 2,
0 + (room_height - h) / 2,
0 + (room_width - w) / 2 + w,
0 + (room_height - h) / 2 + h, true);
draw_set_color(c_white);
draw_text(0 + (room_width - w) / 2 + 5,
0 + (room_height - h) / 2 + 5,
str);
screen_refresh();
while (not keyboard_check(vk_any))
{
sleep(100);
}
io_clear();

Pronto, agora é so colocar esse objeto nas rooms que voce quizer que haja pause.

vinians

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por Limalokão em Ter 16 Mar 2010, 21:01

Ja consigui. =D
vlw Kyuuby e vinians pela ajuda daki a pouco posto meu game la! falta pouco!

Limalokão

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Re: Menu com "Room's"??

Mensagem por fonetico em Ter 16 Mar 2010, 21:56

Eu sei que o assunto já foi encerrado, mas gostaria de compartilhar a minha idéia. E é essa:

Você poderia marcar todos os objetos como persistent e em um objeto controle definir a variável:
Código:
global.visivel = true

Agora, no evento em que pausa o jogo colocar:
Código:
 global.visivel = false;
instance_deactivate_all(true);
room = nome da room;

E no evento que tira o pause colocar:
Código:
room = nome da room;
instance_activate_all();
global.visivel= true;

E por fim, você pode colocar no evento step de todos os objetos o código:
Código:
 visible = global.visivel

Talvez daria certo, só foi minha opinião.

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Re: Menu com "Room's"??

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