Tiro e movimentaçao da arma?

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Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por inika22 em Ter 09 Mar 2010, 22:06

Pessoal eu quero aprender como eu fasso um jogo onde eu possa atirar(eu sei que ja tem um topico sobre isso xD) ( com muniçao para recarregar) e a arma fique como se fosse na mao do perssonagem , e a mira ( como eu crio uma mira ) siga o mouse?

Pessoal agradeço deis de ja! Se me responderem uma pergunta só, ja serei grato, obrigado. Ajudem por favor!
study

inika22

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por Da Galáxia em Qua 10 Mar 2010, 15:28

ATIRAR COM MUNIÇÃO PARA RECARREGAR.

Crie um objeto player, um objeto bala e um objeto cartucho.

Tudo dentro do objeto PLAYER.
No evento CREATE, coloque:
cartucho = 0 ; time = 0 //cartucho = 0 para começar sem munição

No evento STEP, coloque:
if keyboard_check(vk_space)and cartucho>0 then time +=1 //por tecla que quizer
if time>10 then time=10
if time=10
{
instance_create(x,y,obj_bala);
with (obj_bala) vspeed = -5
cartucho-=1;time=0
}
if cartucho < 0
with (obj_bala) instance_destroy()

No evento COLLISION com o cartucho, coloque:
cartucho = 10 //cartucho contem 10 balas

Ponha tudo na room, voce começa sem balas e ao colidir com o cartucho passa a ter 10 balas.

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por inika22 em Qua 10 Mar 2010, 19:45

olha amigo funcionou mas o tiro esta saindo da cabeça do perssonagem (para cima), como eu coloco para ele atirar para o lado por que meu jogo e de plataforma.

Obrigado!

inika22

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por luxtrike em Qui 11 Mar 2010, 05:49

inika22 escreveu:olha amigo funcionou mas o tiro esta saindo da cabeça do perssonagem (para cima), como eu coloco para ele atirar para o lado por que meu jogo e de plataforma.

Obrigado!

isso acontece por que a origin da sprite deve ta no 0x0
olha la quando vc cria a sprite vc deve coloca a origin no local q vc quer q o tiro saia.
vc tb pode modificar o local do tiro apenas modificando o x e o y na hora de criar a instancia do tiro
por exemplo: se a origin da sprite esta no 0x0 e a mão do personagem desenhado na sprite esta no 32x15
vc pode somar na hora de criar a instancia:

instance_create(x+32,y+15,obj_bala);

vc tb pode usar o lengthdir_x(len,dir) e o lengthdir_y(len,dir) somando-os com o x e o y para encontrar um ponto com determinada distancia e direção a partir do x e y

no length_dirx(len,dir)
o len = distancia
e o dir = direção

espero ter ajudado. Happy Happy

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por Da Galáxia em Qui 11 Mar 2010, 10:48

SUBSTITUA O STEP
substitua os numeros a frente do X e do Y (10), de acordo com o seu player, ajustando esses numeros o tiro sai onde tu queres. Mas esse ajuste (que pode ser positivo ou negativo) só vc pode fazer, os numeros que coloquei a frente do X e do Y é apenas pra vc ver como funciona.

if keyboard_check(vk_space)and cartucho>0 then time +=1
if time>10 then time=10
if time=10
{
instance_create(x+10,y+10,obj_bala);
with (obj_bala) hspeed = 5
cartucho-=1;time=0
}
if cartucho < 0
with (obj_bala) instance_destroy()

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por inika22 em Qui 11 Mar 2010, 11:42

obrigado pessoal vou tentar!

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por inika22 em Qui 11 Mar 2010, 11:48

Olha eu mexe no x e y certinho mas o tiro nao vai para frente ele continua subindo mas ele ante subia ( sai ) dda minha cabeça agora ta saindo um pouco mais na frente do me perssonagem ( saindo agora do chao).

Ajude por favor!

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por Adriel em Qui 11 Mar 2010, 13:08

Cara, vou te ajudar. Para a mira seguir o mouse, coloque este código no step:

Código:
x=mouse_x
y=mouse_y

E se quiser que a seta fique no meio da mira, vá na sprite da mira e clique "center", mas se não ficar no meio, você arrasta a cruzinha até o meio.

Agora, a munição e a arma se movimentando, vai no link da minha engine :

http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-arma-ensina-a-fazer-municao-a-arma-segue-o-mouse-e-a-arma-se-mexe-de-acordo-com-a-movimentacao-do-mouse-tambem-t6512.htm#50212

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por inika22 em Qui 11 Mar 2010, 22:07

fica no meio da cruz( eu fiz uma cruz vermelha de mira).
Pessoal ja criei a mira, ta certinho vai onde a seta do mouse ta, ja fiz o cartucho mas agora eu quero que a arma fique presa a mao do personagem como se estivesse na mao dele , e o tiro sai da para onde eu apontar com a seta ( mouse apertanto p botao direito dele)

Obrigado, ajudem pro favor!!


Última edição por inika22 em Qui 11 Mar 2010, 23:11, editado 1 vez(es)

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por inika22 em Qui 11 Mar 2010, 23:06

Pessoal ja criei a mira, ta certinho vai onde a seta do mouse ta, ja fiz o cartucho mas agora eu quero que a arma fique presa a mao do personagem como se estivesse na mao dele , e o tiro sai da para onde eu apontar com a seta ( mouse apertanto p botao direito dele)

Obrigado, ajudem pro favor!!!
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Última edição por inika22 em Qui 11 Mar 2010, 23:12, editado 1 vez(es)

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

Mensagem por donte em Qui 11 Mar 2010, 23:09

olha inika22 só vejo post duplo seu, sabia que é contra as regras? por favor para! mesmo não sendo pra ajuda!

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Re: Tiro e movimentaçao da arma?

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