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Existe um tamanho maximo para uma textura? [RESOLVIDO]

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Existe um tamanho maximo para uma textura? [RESOLVIDO] Empty Existe um tamanho maximo para uma textura? [RESOLVIDO]

Mensagem por luxtrike Qua 10 Mar 2010, 01:05

Olá amigos!
Estou tentando aprender a usar os comandos d3d do GM8
Olhei alguns tutorias e consegui fazer uma esfera usando:

d3d_draw_ellipsoid(px1,py1,pz1,px2,py2,pz2,background_get_texture(bg_planet_jupiter),1,1,24)

Até ai tudo bem, o problema começou quando eu coloquei uma textura gigante do planeta jupiter (311 KB 1800x900 pixel JPG)

A esfera ficou cortada no meio, fui reduzindo o tamanho da imagem e nenhum valor (que eu testei) maior que 128x128 funcionou.

Existe alguma maneira de colocar texturas maiores que 128x128???
Obrigado e até mais pessoal!

----------------------------------
"Que burro, da zero pra ele!" Rolling Eyes
Agora que eu entendi que tem que ser multiplo de 2
mudei o tamanho da textura para 256x256
e deu certo! :oops:

valeu galera!


Última edição por luxtrike em Qui 11 Mar 2010, 04:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : "Que burro, da zero pra ele!")
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Mensagem por fonetico Qua 10 Mar 2010, 10:03

Ah cara não sei se tem alguma forma, mas porque você não tenta reduzir o tamanho da imagem no Paint? É só selecionar a ferramenta de seleção e ir reduzindo o tamanho da imagem.
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Mensagem por Janx Qua 10 Mar 2010, 16:13

Limite não deve ter, mas usar uma textura de 1800x900 é... hã... loucura! Acredito que nem jogos profissionais usem texturas grandes como essa! O ideal é usar texturas com tamanhos multiplos de 2:
2x2
4x4
8x8
16x16
32x32
64x64
128x128
256x256
512x512
1024x1024

Assim por diante...
Porque? A performace é melhor.

Ao invés de usar background_get_texture(bg_planet_jupiter) como você fez ali (isso é chamado a cada draw pra nada!), coloque no evento create desse objeto algo como:
Código:
textura_1 = background_get_texture(bg_planet_jupiter);

e depois no código:
Código:
d3d_draw_ellipsoid(px1,py1,pz1,px2,py2,pz2,textura_1,1,1,24);

Mande uma imagem do problema, não intendi muito bem qual o problema.

Flww
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Mensagem por kevin sousa Qua 10 Mar 2010, 16:25

tem jogos sim1800x900 resident evil 4 a frente da igrejo no res4
1500x1024 gt4 um predio
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Mensagem por Kabeção Qua 10 Mar 2010, 18:15

Não é regra, é a dimensão ideal para ser usada.

Não notei o que aconteceu, como assim cortada?
Pode postar uma SS?

O tamanho limite tem haver com o limite da placa de video, é ela que carrega as texturas mas esse não deve ser o problema senão o jogo nem inicializaria.

Esse tamanho de textura é muito exagerado para o GM. Shocked
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