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Level Design externo

em Sab 06 Mar 2010, 17:53
Olá pessoal,

É possível criar mapas com alguma extensão para carregar de disco? (sem deixar tudo guardado no .exe, saca?)

Digo isso pois uso a extensão Resource System e como a maioria de meus sprites são carregados de disco, isso prejudica a construção dos mapas. Se alguém tiver uma solução para este problema (o que eu acho mto difícil), peço que de um help Very Happy

Abração
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Re: Level Design externo

em Sab 06 Mar 2010, 21:16
Acho que vc postou na sessao errada, mais é o seguinte, o legal é voce fazer um editor de fases. Não é tão dificil assim, o GM tem muita função de manipulação de arquivos. Basta que voce crie um arquivo com os códigos dos objetos que serão colocados na room pelo seu carrgador de fases.
Ou seja voce grava um código, 01 por exemplo, quando voce ler o arquivo voce faz um código similar a este:
O formato de cada linha do arquivo pode ser assim:
codigo❌y por exemplo:
01:222:120


var arq, cod, xx, yy;
arq = file_text_open_read('Fase1.txt');
while not file_text_eof(arq)
{
linha = file_text_read_string(arq);
p = string_pos(':', linha);
ch = string_copy(linha, 1, p - 1);
linha = string_delete(linha, 1, p);
p = string_pos(':', linha);
xx = real(string_copy(linha, 1, p - 1));
linha = string_delete(linha, 1, p);
yy = real(string_copy(linha, 1, string_length(linha)));
if (ch == '01') instance_create(xx, yy, ob01);
if (ch == '02') instance_create(xx, yy, ob02);
if (ch == '03') instance_create(xx, yy, ob03);
if (ch == '04') instance_create(xx, yy, ob04);
file_text_readln(arq);
}
file_text_close(arq);

Cada linha if (ch == 'xx'), voce pode ir colocando quantos códigos quiser. Ou seja cada linha é uma objeto.
Basicamente é isso é isso ai.
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