GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[RESOLIDO]Cair gotas

4 participantes

Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 10:10

Pessoal eu achei uns sprites de gotas e gostaria de pôlas em meu jogo, para que quando cairo sobre o personagem causar dano nele, só que eu não estou conseguindo fazer as gotas cairem, olhem os sprites e me ajudem!
[RESOLIDO]Cair gotas Gotas

flws


Última edição por jp_away em Qua 03 Mar 2010, 20:57, editado 1 vez(es)
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por vinians Qua 03 Mar 2010, 10:17

Amigo, não seria apenas voce definir a gravidade do objeto objGota?
Evento Create:
Código:

gravity := 0.3;
gravity_direction := 270;
Isso faz ela cair, basta voce colocar um evento de colisão para quando ela cair no chao por exemplo ele ser destruida.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 10:18

tah, mais até a terceira sprite ela ainda tah meio que grudada no "teto" dai não vai cair tudo junto?
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por vinians Qua 03 Mar 2010, 10:26

jp_away escreveu:tah, mais até a terceira sprite ela ainda tah meio que grudada no "teto" dai não vai cair tudo junto?
Entendi, entao voce pode começar a movimentar somente após o terceiro frame da imagem.
Faça assim:
Coloque no Evento Create
Código:

image_speed      := 0.3;
gravity_direction := 270;
Coloque no Evento Animation End
Código:

image_speed := 0; //pra ele nao "pingar" para sempre
No evento STEP
Código:

if (floor(image_index)== 4)
{
  gravity = 0.5;
}
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 11:26

vlw vinians, dxa eu fazer mais uma pergunta Laughing tipo eu quero que fique pingando, vamo supor que a gota colide com o chão e ja vem outra entende? pra não ter que ficar colocando várias e várias no mesmo lugar xD


vc pode me ajudar?
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por vinians Qua 03 Mar 2010, 11:38

Saquei amigo, voce pode fazer assim:
Coloque no Evento Destroy da objGota:
Código:

in = instance_create(xstart, ystart, objGota);
Assim sempre que ela for destruida sera recriada! Uma verdadeira highlander! hehhe
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 11:50

heheh quase deu certo =/
só não deu pq eu esqueci de lhe falar que com a clisão com o chão eu carreguei outro sprite (o que é formado pelas 6 ultimas imagens que eu mostrei)...então eu não fiz para destruir :S pq se eu por a colisão com o chao para chamar o sprite e colocar o instance_destroy() vai destruir antes de mostrar a animação do sprite, entende?
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por vinians Qua 03 Mar 2010, 12:01

Saquei, então faça o seguinte, coloque o comando instance_detroy() no evento Animation End e faça uma pergunta nele desse jeito:
Código:

if (sprite_index == sprite_gota_no_chao)
{
  instance_destroy();
}
Isso fara com que ele chame o destroy somente quando terminar de mostrar a ultima imagem da gota explodindo no chão.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 12:04

vlw vinians, me ajudou muito xD
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por batata95 Qua 03 Mar 2010, 12:29

qualque coisa no other tem uma opção chama animation end, que serve para fazer algo apos a animação acabar...
batata95
batata95

Data de inscrição : 29/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 255
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 20:56

batata95 escreveu:qualque coisa no other tem uma opção chama animation end, que serve para fazer algo apos a animação acabar...

o vinians disse pra eu usar e eu usei, daí deu tudo certo xD
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por Adriel Qua 03 Mar 2010, 21:46

Mesmo que já esteja resolvido, vou dar uma dica bem simples. Coloque este código no evento Step:
Código:
//gravidade
if place_free(x,y+1){
vspeed+=1
}

Fácil, não???? Happy
Adriel
Adriel

Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 21:47

Del escreveu:Mesmo que já esteja resolvido, vou dar uma dica bem simples. Coloque este código no evento Step:
Código:
//gravidade
if place_free(x,y+1){
vspeed+=1
}

Fácil, não???? Happy
xD só que seria mais complexo que isso, pois tem que terminar e recomeçar animações xD
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : [RESOLIDO]Cair gotas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos