Conectar-se
Quem está conectado
42 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 40 Visitantes

Cambalinho, ReisBlender

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 29/01/2010
Número de Mensagens : 255
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

fogo estilo bomberman

em Seg 01 Mar 2010, 13:47
olá galera....

eu estou em um projeto de bomberman, porém, com algumas duvidas na parte do fogo....

eu nao to conseguindo fazer o seguinte:
como fazer para quando nao tiver blocos a bomba explodir e o fogo ir para os 4 lados ( cima, baixo, esquerda, direita )
e quando tiver blocos o fogo so ir para a direção que nao tem blocos...


por favor, aguardo respostas

att,
batata95
Very Happy
avatar
Data de inscrição : 30/12/2009
Número de Mensagens : 1344
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://sitedosjogos.forumeiros.com

Re: fogo estilo bomberman

em Seg 01 Mar 2010, 14:55
faz o fogo como se fosse um quadrado

no código abaixo eu coloquei alguns "X" troca X pela metade do tamanho do objeto fogo mais 2, ex: se o objeto é 32x32 coloca 18 no lugar do X (32 / 2=16 + 2 =18)

if place_free(x,y-X)
{
instance_create(x,y-X,obj_fogo)
}
if place_free(x,y+X)
{
instance_create(x,y+X,obj_fogo)
}
if place_free(x-X,y)
{
instance_create(x-X,y,obj_fogo)
}
if place_free(x+X,y)
{
instance_create(x+X,y,obj_fogo)
}

isso faz com que o fogo só vá onde num tem nada

agora coloca na colisão do BLOCO que quebra com o fogo

instance_destroy()

pronto OK?
avatar
Data de inscrição : 29/01/2010
Número de Mensagens : 255
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Seg 01 Mar 2010, 14:59
EU PENSEI EM FAZER ISSOW,, MAIS AI O FOGO FICARA ILIMITATO( SO PARANDO QUANDO CHEGAR EM ALGUM BLOCO)

VLW PELA AJUDA,,,,
MAIS NAO ERA BEM ISSO Q EU ESPERAVA,,
MAIS VLW MESMO ASSIM Happy
avatar
Data de inscrição : 11/08/2008
Número de Mensagens : 1121
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Seg 01 Mar 2010, 15:02
Link
Fontes: Google
Procurei por "game maker bomberman engine" e esse foi o primeiro resultado ¬¬
avatar
Data de inscrição : 30/12/2009
Número de Mensagens : 1344
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://sitedosjogos.forumeiros.com

Re: fogo estilo bomberman

em Seg 01 Mar 2010, 15:03
coloca assim então:


global.livre=true;
if global.livre=true
{
if place_free(x,y-X)
{
instance_create(x,y-X,obj_fogo)
}
if place_free(x,y+X)
{
instance_create(x,y+X,obj_fogo)
}
if place_free(x-X,y)
{
instance_create(x-X,y,obj_fogo)
}
if place_free(x+X,y)
{
instance_create(x+X,y,obj_fogo)
}
}

e na colisão

instance_destroy();
global.livre=false

entendeu? eu não dei os mínimos detalhes prq não gosto ficar dgt meia hora mais dá pra enteder neh?
avatar
Data de inscrição : 29/01/2010
Número de Mensagens : 255
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Seg 01 Mar 2010, 15:05
OK!!!
VO TENTA JAH EDITOO

E VLW TATA.... VOU VER ESSA ENGINE TBM!! Very Happy
avatar
Data de inscrição : 29/01/2010
Número de Mensagens : 255
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Ter 02 Mar 2010, 19:35
tah mto dificlllll fazer isso...
eu jah to ficando locoo
avatar
Data de inscrição : 07/11/2009
Número de Mensagens : 310
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Ter 02 Mar 2010, 19:59
caro batata vou te dar a mesma dica que dei para o oBKo, bem quando conheci o GM eu estava tentando fazer uma bomba dessas e consegui fazer uma bem esquisita, ta uma porcaria, mas pode te dar uma ideia melhor.

4shared.com/file/230983425/34030443/bomberman.html

falow!!!
avatar
Data de inscrição : 29/01/2010
Número de Mensagens : 255
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Ter 02 Mar 2010, 20:03
vlw pela ajuda,,, mais isso eu sei fazer, assim ele so para quando bate na parede, eu quero saber fazer um fogo q começa pekeno e dps q pego os item vai ficando meio....
vlw pela ajuda....

ps: nessa engine q a tata passou nao da pra entender oq o cara faiz, se alguem entender eu dou um doce



ESSSE NEGOCIOOOOOOOO TAH ME DEEEEEEEIXXXXANNNNNNNNDOOOOOOOOOOOO LOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUCCCCCCCCCCCCCCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
VO DESISTI DESSE PROJETO!!!!!!!!!!
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 26/08/2009
Número de Mensagens : 969
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Ter 02 Mar 2010, 21:55
veja abaixo, ai esta todo o codigo da bomba!
vou tentar traduzir....
enquanto %cont for menor ou igual a %range
entao ele checa se as direções estão vazias
e cria nos lugares vazios e adiciona 1 no valor de %count.

pelo o que eu entendi o range seria a distancia do fogo do player.
o count é o valor que chega esse valor e ao mesmo tempo controla a distancia
que vai ser criado o dummy_flame


canl=1; ////direção esquerda ///pode criar a esquerda
canu=1; ////direção cima ///idem
canr=1; ////direção direita ////idem
cand=1; ////direção baixo ////idem
count=1;
while count<=range
do
{
//right
if (place_empty(x+(count*16),y) or instance_place(x+(count*16),y,actor)) and canr=1 then instance_create(x+(count*16),y,dummy_flame) else //if the area is free, create a flame spawn
if (instance_place(x+(count*16),y,bomb) or instance_place(x+(count*16),y,block_soft)) and canr=1 then //if it's not clear, then see if there's something that can be destroyed
{instance_create(x+(count*16),y,dummy_flame); canr=0;} else canr=0;
//left
if (place_empty(x-(count*16),y) or instance_place(x-(count*16),y,actor)) and canl=1 then instance_create(x-(count*16),y,dummy_flame) else
if (instance_place(x-(count*16),y,bomb) or instance_place(x-(count*16),y,block_soft)) and canl=1 then
{instance_create(x-(count*16),y,dummy_flame); canl=0;} else canl=0;
//down
if (place_empty(x,y+(count*16)) or instance_place(x,y+(count*16),actor)) and cand=1 then instance_create(x,y+(count*16),dummy_flame) else
if (instance_place(x,y+(count*16),bomb) or instance_place(x,y+(count*16),block_soft)) and cand=1 then
{instance_create(x,y+(count*16),dummy_flame); cand=0;} else cand=0;
//up
if (place_empty(x,y-(count*16)) or instance_place(x,y-(count*16),actor)) and canu=1 then instance_create(x,y-(count*16),dummy_flame) else
if (instance_place(x,y-(count*16),bomb) or instance_place(x,y-(count*16),block_soft)) and canu=1 then
{instance_create(x,y-(count*16),dummy_flame); canu=0;} else canu=0;
count+=1; //now that the explosion is made, we increase the counter so it checks the next location
}
avatar
Data de inscrição : 29/01/2010
Número de Mensagens : 255
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Qua 03 Mar 2010, 12:24
eu tentei usar esse codigo, mais deu erro NA LINHA 2

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object bomb:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
canl=1; ////direção esquerda ///pode criar a esquerda
^
at position 2: Variable name expected.
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 26/08/2009
Número de Mensagens : 969
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Qua 03 Mar 2010, 18:28
kra esse code é da engine que o tata mostrou......
eu tirei de lah e postei aqui para te mostrar as configs dele.
te recomendo estudar a engine que o tata te mandou, é muito simples e faz uma coisa meio que complexa.
avatar
Data de inscrição : 29/01/2010
Número de Mensagens : 255
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Qui 04 Mar 2010, 12:45
eu jah tentei usar esse codigo...
eu pensei q vc tivesse alterado alguma coisa no codigo...

ah dexa pra lah vo por esse projeto no CONGELADOR =x
avatar
Data de inscrição : 25/01/2010
Número de Mensagens : 908
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://recursos-mania.forumeiros.com

Re: fogo estilo bomberman

em Qui 04 Mar 2010, 14:39
Eu fiz uma engine bem simples caso queira olhar ela

o link pra down
megaupload.com 0KIGD3VO

Caso voce use as sprites são para a engine caso use o conteudo da engine modifique
as sprits da explosão para o seu jogo !! Exclamation
avatar
Data de inscrição : 29/01/2010
Número de Mensagens : 255
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Qui 04 Mar 2010, 16:27
muito obrigado mesmo
mais apareceu esse erro
O arquivo que você tenta acessar está temporariamente indisponível.

=x
----------------------EDIT-------------------------
AEWWWWWWW CONSEGUI BAXAR!!!
avatar
Data de inscrição : 29/01/2010
Número de Mensagens : 255
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: fogo estilo bomberman

em Qui 04 Mar 2010, 16:39
MAL PELO DUPLO POST MAIS EU TENHO Q FALAR...
CARA VC EH DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!

MUITOOOOOOOOOOO OBRIGADO MESMOOOOOOOOOO!!!!

VOCE EH O CARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum