|::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!

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Mensagem por RodrigoM. em Dom 28 Fev 2010, 18:06

Bem guy's, bem vindos, ao mais um tutorial meu! :B

Descrição: Nesse tutorial irei ensinar a vocês como fazer um sistema de seleção de idiomas, que o jogador selecione apenas uma vez o idioma ao iniciar o jogo, Para isso iremos usar INI, Entendeu? Não? No decorrer você entende! [:¬D]

Requerimentos: versão PRO
Tutorial de Rodrigo Mattos - GMBR



Mão na massa! =D

Para esse tutorial iremos precisar de:
-Papel
-Tesoura
-Cola

-De três rooms, uma inicial para armazenar os valores do jogo, no nosso caso do idioma, uma para fazer a tela de seleção de língua, e uma para testa
-Dois objetos, um para controlar o idioma, e outro para teste
-um script para simplificar a tradução
-um arquivo ini para salvar o idioma

Modo de preparo:
coloque tudo na batedeira
abra o arquivo ini que foi feito e coloque:
Código:

[idioma]  ;;sessão
linguagem = 2  ;;chave
o numero 2 na chave é um valor inicial do idioma, esse é o pulo do gato para poder selecionar só uma vez o idioma. essa linguagem pode variar de 1 á 0 1= Brasil, 0= USA, feito isso, colocado o codigo no ini, salve-o como idioma.dat ou .ini se quiser, mais eu prefiro usar .dat!

Agora no GM, de o nome para a primeira room, de Load_game, para a segunda de rm_lingua, para a terceira de rm_teste

Abra a room Load_Game e na abba settings clique em creation code, ai coloque:
Código:

ini_open('idioma.dat') //abre o ini que foi feito anteriormente
global.lingua := ini_read_real('idioma','linguagem',2) /*aqui, a variavel global.lingua, vai ser igual o valor real que esta na sessão idioma, na chave linguagem, ai se der erro o valor vai ser 2*/
ini_close() //fecha o ini

/*Essa parte aqui eu aconselho coloca depois que o jogo estiver pronto, porque quando vc liga o jogo vai entra para a tela de escolher o idioma, ai você escolhe e o jogo vai fica no idioma escolhido, fica a dica, mais para o tutorial pode coloca depois vc muda o valor do ini*/

if global.lingua := 2{ // aqui vai ver se o valor na ini for igual a 2(lembrando que 2 é um valor para mudar de room
room_goto_next() //vai para a proxima room, que no caso seria a room de seleção de lingua
}
else // se o valor não for 2
room_goto(rm_teste) // vai para a room de teste

na objeto criado coloque o nome de obj_lingua, e no evento create dele coloque:
Código:

menuy := 350 //posição y da barra
gro := 100 //grossura da barra
Agradecer o alex, por me ensinar esse meio mais fácil de desenhar barra!
No evento draw coloque:
Código:

//desenha uma barra, Selecione a posição que quiser, para ela
draw_rectangle_color(room_width/2,menuy,room_width/3,menuy+gro,c_white,c_white,c_white,c_white,1)

// esse aqui pode apagar se quiser, é só para temos controle da posição da barra
draw_text_color(room_width/2,400-50,'y = '+string(yy),c_red,c_white,c_red,c_white,1)

//esse aqui vai ser o script de tradução, que faremos logo em seguida
scr_traduzindo(x,y,'BRASIL','USA',c_white,c_red,c_black,c_white,1)
/*Onde ta Brasil Coloca o texto Brasileiro, onde ta USA colcoa o texto americano,e onde esta c_cor, pode escolher a cor que quiser, e 1 é o transparencia do texto*/

agora no step, ou no draw mesmo se preferir, vamos colocar o código para movimentar a barra:
Código:

if keyboard_check_pressed(vk_down) && menuy < 450 //480 é o máximo para menuy
{
menuy+=gro//vai para baixo
}

if keyboard_check_pressed(vk_up) && menuy > 350 //350 é o minimo para menuy
{
menuy-=gro//vai para cima
}

//aqui você coloca se quiser, é mais um teste para você ver a mudança dos textos
if menuy= 350{global.lingua = 1}
if menuy= 450{global.lingua = 0}

//aqui vai definir se for pressionado enter na posição N da barra, mudar o idioma, e salvar no ini!

if keyboard_check_pressed(vk_enter) {
if menuy := 350{global.lingua := 1}
if menuy := 450{global.lingua := 0}

ini_open('idioma.dat')
ini_write_real('idioma','linguagem',global.lingua) //aqui ele vai escrever no ini o valor do global.lingua
ini_close()

room_goto(rm_teste) //muda para a room teste
}


pronto o objeto esta pronto, pode colocar ele na room rm_lingua.
Lembra do script que eu pedi para criar? Vamos usar ele agora!
De o nome de scr_traduzindo para ele.
Coloque o seguinte codigo:
Código:

//brasil
if global.lingua  := 1 {
draw_text_color(argument0,argument1,argument2,argument4,argument5,argument6,argument7,argument8)
}
//USA
if global.lingua  := 0 {
draw_text_color(argument0,argument1,argument3,argument4,argument5,argument6,argument7,argument8)
}
Vou tentar resumir a função do script!
o argument2 é como se fosse um texto do draw_text, mais um texto só se a variavel global lingua for igual a 1, se a variavel for 0 o texto vai ser o argument3!
Vou resumir de novo:
O script faz que, quando a variável global lingua, for 1 ou 0 mudar o texto do draw_text!

Vamos fazer um teste agora!

se tudo ocorreu tudo certo, se a barra mover para baixo tem que mudar o texto, de Brasil, para USA, se mover para cima tem que mudar de USA para Brasil, senão, de uma relida no tuto, ou pergunte abaixo do topico!

Ahhh, ainda não acabo! [Z¬D]
Mais falta pouco, agora no segundo objeto, de o nome de obj_teste, e coloca no draw dele, aquele mesmo script da tradução:
Código:

scr_traduzindo(x,y,'BRASIL','USA',c_white,c_red,c_black,c_white,1)

Agora coloque esse objeto na room rm_teste, e rode tudo!

Quando vocÊ aperta enter na posição 350 do menuy o texto que tem que aparece na rm_teste é Brasil, se não aparecer, mostre teu erro ou pergunta abaixo!

Download:
http://www.easy-share.com/1909417837/Engines_idioma.rar
Nem caprichei na engine, como de costume! .-.

Duvidas, Criticas, Elogios, Não deixe de postar! =D

CyraxX: Um Tutorial novo todo domingo! [:¬D]

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Mensagem por wac2007 em Seg 01 Mar 2010, 14:50

Mto manero o tuto mas... era necessário escrever um arquivo .ini pra isso?

Flws ©/

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Mensagem por Henrique_GJ em Seg 01 Mar 2010, 14:59

isso é difícil demais pra mim LOL com o tempo aprendo a fazer isso

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Mensagem por batata95 em Seg 01 Mar 2010, 15:01

FICOU BEM EXPLICADO,, POREM ACHO Q EH MTOO DIFICIL...
MAIS FICOU MTOOOO BOM,,,
Happy

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Mensagem por RodrigoM. em Seg 01 Mar 2010, 16:16

wac2007 escreveu:Mto manero o tuto mas... era necessário escrever um arquivo .ini pra isso?

Flws ©/

O Ini é para salvar o idioma do jogo, para o idioma ser selecionado só uma vez na inicialização do jogo!

Claro que no options do jogo você vai poder alterar a linguagem mudando a variavel global.lingua para 0 ou 1! [:¬D]

Nem é tão difícil assim não, basta você ler, realmente fico grande o tuto, mais eu tentei explicar o máximo possível.

mais qualquer duvida, estou disposto a ajudar! [:¬D]

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Mensagem por SuperHacker em Sex 04 Jun 2010, 14:57

vlw muito, brother

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Mensagem por afonso_silva em Qui 17 Jun 2010, 16:06

tá complicado, mas dá para o efeito. parabéns

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Mensagem por RodrigoM. em Dom 20 Jun 2010, 11:43

Obrigado pelos comentários...

Ta meio complicado pois, nesse tutorial eu não fiz somente o idioma, fiz a barra de menu, arquivos ini, então deu uma complicadinha, mais creio que esta bem explicado, mais qualquer duvida estamos ai! Happy

Fallow até mais.

RodrigoM.

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Mensagem por M.F-Sasuke em Qua 22 Dez 2010, 09:26

Cara no meu aparece isso:


_________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_lingua:

Error in code at line 6:
draw_text_color(room_width/2,400-50,'y = '+string(yy),c_red,c_white,c_red,c_white,1)
^
at position 52: Unknown variable yy

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Mensagem por Markituh em Qua 22 Dez 2010, 10:35

... Recomendo você ler aulas do RedDragon, MF.Sasuke.

Você não criou a variável yy

Não tá dando para baixar a engine? Ah... Acho que devemos criar um tópico para quem não sabe. Não é que aparece uma página de fundo preto e uma imagem? De baixo dessa imagem tem um link de cor branca, clique nele. Acho que esse problema que todo mundo diz, que não dá pra baixar, é por causa do maldito protetor de links que a forumeiros colocou.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

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