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CRP-Max, gabrielsch, KinKing, RenanRP

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#DGM Aula 04 - Backgrounds

em Dom 28 Fev 2010, 17:33

DESVENDANDO O GAME MAKER



Aula 04 - Backgrounds



(Atualizado 08/02/2015)

Os backgrounds são imagens usadas no fundo de nossas rooms. Geralmente representam uma paisagem (Jogos plataforma) ou o solo (Jogos Top View).

Para criar um background em seu jogo, utilize o item Create Background em Resources no menu ou use o botão correspondente na barra de ferramentas. O formulário a seguir irá aparecer:



Pressione o botão Load Background para carregar uma imagem de fundo. Os backgrounds não podem ser animadas!

Você pode alterar o fundo ou criar um novo utilizando o botão Edit Background.

Tenha cuidado com imagens grandes. Uma série de placas gráficas não conseguem lidar com imagens que são maiores do que a tela. Então, de preferência, mantenha as suas imagens de fundo inferior a 1024x1024 (largura x altura).

Lembrando que a abreviação de nomes é importante.

Agora vamos aprender a usa-los em nossos jogos. Abra a room desejada e clique na aba backgrounds:



*Draw background color: pintar o fundo de uma cor especifica.

Em GML (exemplo):

Código:
//Mostra a cor do fundo
background_show=true

*Color: escolhe a cor do fundo.

Em GML (exemplo):

Código:
//cor do fundo setada em vermelho
background_color=c_red
Background 0 à 7 é o número de backgrounds que pode colocar na room.

Em GML (exemplo):

Código:
//escolhe o background 0
background_index[0]=nome_do_back
*Visible when room starts: Se será visivel quando a room iniciar.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 ficará visivel
background_visible[0]=true

//background 1 ficará invisivel
background_visible[1]=false
*Foreground image: Deixar background na frente de todas as imagens.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 ficará na frente detodas as imagens.
background_foreground[0]=true
*Tile Hor: Repetir ele horizontalmente.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 será repetido na horizontal.
background_htiled[0]=true
*Tile Vert: Repetir ele verticalmente.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 será repetido na vertical.
background_vtiled[0]=true
*X: posição x inicial do background.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 ficara na posição x=10 na room
background_x[0]=10

//background 1 ficara na posição x=25 na room
background_x[1]=25
*Y: posição y inicial do background.

Em GML (exemplo):

Código:
background_y[0]=67//background 0 ficara na posição y=76 na room

background_y[1]=89//background 1 ficara na posição y=89 na room
*Hspeed: velocidade horizontal do background.

Em GML (exemplo):

Código:
//a velocidade horizontal do background 0 será 6
background_hspeed[0]=6

//a velocidade horizontal do background 6 será -5
background_hspeed[6]=-5
*Vspeed: velocidade vertical do background.

Em GML (exemplo):

Código:
//a velocidade horizontal do background 0 será 2
background_vspeed[0]=2

//a velocidade horizontal do background 7 será -10
background_vspeed[7]=-10
*Stretch: Esticar background na room inteira.

FUNÇÕES:




Exemplos:

Código:
//Cria um background a partir da tela e guarda na variável meu_back
meu_back=background_create_from_screen(32,32,64,64,1,1)
Código:
//Se o background meu_back existe
if background_exists(meu_back)
{
    //Salva o background como imagem PNG
    background_save(meu_back,"meu_back.png")
}
Bem chegamos ao fim  de mais uma aula. Qualquer dúvida, mandar uma mensagem para o meu e-mail ou uma Mp que estarei vendo no fim de semana. Até a próxima!

Próxima aula: Sons e Músicas



FLWS!


Última edição por Alex FC em Qui 12 Fev 2015, 17:52, editado 10 vez(es) (Razão : Atualização)
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Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

em Dom 28 Fev 2010, 19:33
Ótimo tuto Alex!
Mais uma vez contribuindo com o forum! Happy
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Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

em Sex 28 Maio 2010, 20:06
No cara vlw mesmo ! aqui se nao for demais coloca mais! tipo avançado agora
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Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

em Ter 10 Ago 2010, 15:48
Cara. ate as ultimas aulas tava entendendo tudo. Acho que você deve fazer mais explicativo. Pois não entendi nem a metade do que você quis dizer nessa aula.
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em Sex 27 Ago 2010, 15:00
tuto muito bom!!! parabens!!!!
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Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

em Seg 07 Mar 2011, 02:41
ai muinto bom um dia eu chego la
e queria dar um salve para todos os menbros pq eu sou novo no forum
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Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

em Seg 22 Out 2012, 09:50
Aula atualizada - 22/10/12:

- Melhora na grafia e explicação;
- Adição da lista de funções e mais exemplos;
- Atualização das imagens.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.

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