GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


#DGM Aula 04 - Backgrounds

+2
SIGILOSO
All-x
6 participantes

Ir para baixo

#DGM Aula 04 - Backgrounds Empty #DGM Aula 04 - Backgrounds

Mensagem por All-x Dom 28 Fev 2010, 17:33

DESVENDANDO O GAME MAKER



Aula 04 - Backgrounds



(Atualizado 08/02/2015)

Os backgrounds são imagens usadas no fundo de nossas rooms. Geralmente representam uma paisagem (Jogos plataforma) ou o solo (Jogos Top View).

Para criar um background em seu jogo, utilize o item Create Background em Resources no menu ou use o botão correspondente na barra de ferramentas. O formulário a seguir irá aparecer:

#DGM Aula 04 - Backgrounds SS_01

Pressione o botão Load Background para carregar uma imagem de fundo. Os backgrounds não podem ser animadas!

Você pode alterar o fundo ou criar um novo utilizando o botão Edit Background.

Tenha cuidado com imagens grandes. Uma série de placas gráficas não conseguem lidar com imagens que são maiores do que a tela. Então, de preferência, mantenha as suas imagens de fundo inferior a 1024x1024 (largura x altura).

Lembrando que a abreviação de nomes é importante.

Agora vamos aprender a usa-los em nossos jogos. Abra a room desejada e clique na aba backgrounds:

#DGM Aula 04 - Backgrounds SS_02

*Draw background color: pintar o fundo de uma cor especifica.

Em GML (exemplo):

Código:
//Mostra a cor do fundo
background_show=true

*Color: escolhe a cor do fundo.

Em GML (exemplo):

Código:
//cor do fundo setada em vermelho
background_color=c_red
Background 0 à 7 é o número de backgrounds que pode colocar na room.

Em GML (exemplo):

Código:
//escolhe o background 0
background_index[0]=nome_do_back
*Visible when room starts: Se será visivel quando a room iniciar.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 ficará visivel
background_visible[0]=true

//background 1 ficará invisivel
background_visible[1]=false
*Foreground image: Deixar background na frente de todas as imagens.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 ficará na frente detodas as imagens.
background_foreground[0]=true
*Tile Hor: Repetir ele horizontalmente.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 será repetido na horizontal.
background_htiled[0]=true
*Tile Vert: Repetir ele verticalmente.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 será repetido na vertical.
background_vtiled[0]=true
*X: posição x inicial do background.

Em GML (exemplo):

Código:
//background 0 ficara na posição x=10 na room
background_x[0]=10

//background 1 ficara na posição x=25 na room
background_x[1]=25
*Y: posição y inicial do background.

Em GML (exemplo):

Código:
background_y[0]=67//background 0 ficara na posição y=76 na room

background_y[1]=89//background 1 ficara na posição y=89 na room
*Hspeed: velocidade horizontal do background.

Em GML (exemplo):

Código:
//a velocidade horizontal do background 0 será 6
background_hspeed[0]=6

//a velocidade horizontal do background 6 será -5
background_hspeed[6]=-5
*Vspeed: velocidade vertical do background.

Em GML (exemplo):

Código:
//a velocidade horizontal do background 0 será 2
background_vspeed[0]=2

//a velocidade horizontal do background 7 será -10
background_vspeed[7]=-10
*Stretch: Esticar background na room inteira.

FUNÇÕES:


#DGM Aula 04 - Backgrounds SS_03

Exemplos:

Código:
//Cria um background a partir da tela e guarda na variável meu_back
meu_back=background_create_from_screen(32,32,64,64,1,1)
Código:
//Se o background meu_back existe
if background_exists(meu_back)
{
    //Salva o background como imagem PNG
    background_save(meu_back,"meu_back.png")
}
Bem chegamos ao fim  de mais uma aula. Qualquer dúvida, mandar uma mensagem para o meu e-mail ou uma Mp que estarei vendo no fim de semana. Até a próxima!

Próxima aula: Sons e Músicas



FLWS!


Última edição por Alex FC em Qui 12 Fev 2015, 17:52, editado 10 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : #DGM Aula 04 - Backgrounds Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

#DGM Aula 04 - Backgrounds Empty Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

Mensagem por SIGILOSO Dom 28 Fev 2010, 19:33

Ótimo tuto Alex!
Mais uma vez contribuindo com o forum! Happy
afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : #DGM Aula 04 - Backgrounds Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#DGM Aula 04 - Backgrounds Empty Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

Mensagem por carlos.grand Sex 28 maio 2010, 20:06

No cara vlw mesmo ! aqui se nao for demais coloca mais! tipo avançado agora
carlos.grand
carlos.grand

Data de inscrição : 26/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 7
Prêmios : #DGM Aula 04 - Backgrounds Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#DGM Aula 04 - Backgrounds Empty Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

Mensagem por kkwebmaster Ter 10 Ago 2010, 15:48

Cara. ate as ultimas aulas tava entendendo tudo. Acho que você deve fazer mais explicativo. Pois não entendi nem a metade do que você quis dizer nessa aula.
kkwebmaster
kkwebmaster

Data de inscrição : 30/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : #DGM Aula 04 - Backgrounds Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#DGM Aula 04 - Backgrounds Empty blz

Mensagem por franci bahamult Sex 27 Ago 2010, 15:00

tuto muito bom!!! parabens!!!!
franci bahamult
franci bahamult

Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : #DGM Aula 04 - Backgrounds Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://francibahamult@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

#DGM Aula 04 - Backgrounds Empty Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

Mensagem por d.c32 Seg 07 Mar 2011, 02:41

ai muinto bom um dia eu chego la
e queria dar um salve para todos os menbros pq eu sou novo no forum
d.c32
d.c32

Data de inscrição : 07/03/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : #DGM Aula 04 - Backgrounds Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#DGM Aula 04 - Backgrounds Empty Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

Mensagem por All-x Seg 22 Out 2012, 09:50

Aula atualizada - 22/10/12:

- Melhora na grafia e explicação;
- Adição da lista de funções e mais exemplos;
- Atualização das imagens.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : #DGM Aula 04 - Backgrounds Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

#DGM Aula 04 - Backgrounds Empty Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos