Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Criando contadores com sprite
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Criando contadores com sprite
Criando contadores com sprite
por Fabio Gomes
Neste tutorial irei ensinar como fazer contadores personalizados atráves de sprites.
1 - Criando a fonte de sprite
Crie 10 sprites de 0 - à - 9 na ordem crescente.
Coloque o nome da sprite de: hud_numbers
Esse foi a sprite que fiz personalizado.
vejam:
Você pode fazer a seu gosto!
Eu fiz no tamanho 14x14, mas pode ser feito em qualquer tamanho.
2 - Criando o script
Crie um script com nome de draw_hud
código do script:
3 - Criando o objeto
Crie um objeto qualquer e de nome: controle_hud
Após criar o objeto crie uma variavel qualquer ou use alguma padrão do GM.
Vou usar a variavel Score de exemplo.
Coloque ela no evento: Create e depois adicione o evento Draw.
No Evento Draw adicione a ação Execute code.
Agora chame o script ' draw_hud'
4 -Configurando
draw_hud(view_xview[0]+126-40,view_yview[0]+14,5,score,false)
Grifei com cores para explicar:
Azul = posição X
Azul Escuro = posição Y
Verde = tamanho de espaçamento entre os carácteres
Vermelho = definir quantas casas decimais - exemplo: 00000, 0000,000, 00, 0
Marrom = variavel
Bom é só isso pessoal!
Abraços!
por Fabio Gomes
Neste tutorial irei ensinar como fazer contadores personalizados atráves de sprites.
1 - Criando a fonte de sprite
Crie 10 sprites de 0 - à - 9 na ordem crescente.
Coloque o nome da sprite de: hud_numbers
Esse foi a sprite que fiz personalizado.
vejam:
Você pode fazer a seu gosto!
Eu fiz no tamanho 14x14, mas pode ser feito em qualquer tamanho.
2 - Criando o script
Crie um script com nome de draw_hud
código do script:
- Código:
myx=argument0
myy=argument1
n=argument2
value=argument3
gold=argument4
if string_length(string(value))<n
{
remain=n-string_length(string(value))
for(i = 1; i < remain + 1; i += 1)
{
if(gold)draw_sprite(hud_numbers,0,myx,myy);
else draw_sprite(hud_numbers,0,myx,myy);
myx += 10
}
}
for(i = 1; i < string_length(string(value))+1; i += 1)
{
number = string_copy(string(value), i, 1)
ims = real(number)
if(gold)draw_sprite(hud_numbers,ims,myx,myy);
else draw_sprite(hud_numbers,ims,myx,myy);
myx += 10
}
3 - Criando o objeto
Crie um objeto qualquer e de nome: controle_hud
Após criar o objeto crie uma variavel qualquer ou use alguma padrão do GM.
Vou usar a variavel Score de exemplo.
Coloque ela no evento: Create e depois adicione o evento Draw.
No Evento Draw adicione a ação Execute code.
Agora chame o script ' draw_hud'
- Código:
draw_hud(view_xview[0]+126-40,view_yview[0]+14,5,score,false)
4 -Configurando
draw_hud(view_xview[0]+126-40,view_yview[0]+14,5,score,false)
Grifei com cores para explicar:
Azul = posição X
Azul Escuro = posição Y
Verde = tamanho de espaçamento entre os carácteres
Vermelho = definir quantas casas decimais - exemplo: 00000, 0000,000, 00, 0
Marrom = variavel
Bom é só isso pessoal!
Abraços!
Última edição por Fabião em Sáb 20 Fev 2010, 21:03, editado 2 vez(es)
Fabião- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 06/07/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 255
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criando contadores com sprite
muito bom, gostei muito desse "efeito" ou "sistema", testei é muito util para fazer scores e da pra por infinitas casas decimais
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Criando contadores com sprite
Pedro Henrique escreveu:muito bom, gostei muito desse "efeito" ou "sistema", testei é muito util para fazer scores e da pra por infinitas casas decimais
Sim Pedro, esse sistema é ótimo para criar aqueles Scores, igual de alguns Jogos como: Super Mario entre outros, com 5 ou até mais casas decimais.
Fabião- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 06/07/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 255
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Criando o nome de uma sprite com variáveis
» [TUTORIAL] - Criando vários gráficos a partir de um único sprite/objeto
» Colocar 2 contadores
» como crio 2 contadores de scores diferentes ???
» como fazer mecher uma parte do sprite sem alterar todo o sprite?
» [TUTORIAL] - Criando vários gráficos a partir de um único sprite/objeto
» Colocar 2 contadores
» como crio 2 contadores de scores diferentes ???
» como fazer mecher uma parte do sprite sem alterar todo o sprite?
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos