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Como fazer uma Laser Gun

em Qua 17 Fev 2010, 14:22
Para quem joga Unreal Tournmament sabe do que estou falando é aquela arma que solta um lazer instantaneo em linha reta:
Spoiler:

Gostaria de fazer isso no game maker 8, o lazer ia até onde ele pudesse em linha reta e se tocasse com algum objeto ele ia se apagando entendeu?
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Re: Como fazer uma Laser Gun

em Qua 17 Fev 2010, 14:39
vc pode fazer um objeto que apareça na arma, tipo um risco vermelho ou rosa.... e depois de num sei quantos segundos ele ficasse branco, ia parecer que ele furou...

se a sua dúvida não é essa, desenhe o lazer (virado pra direita) ele deve ser maior que a diagonal da room, caso vc queira que ele atire onde está o mouse... se ale só atira pra frente ou pra trás aí vc desenha pra frente e pra trás...

depois desenha tudo o que vc já desenhou denovo, porém branco

agora crie um objeto grande (uns 100 x 100) invisível

coloque agora no evento create instance_create(arma.x,arma.y,lazer)

agora vá no objeto lazer e coloque no alarme 0 object_index=lazer_branco

agora no create alarm[0]=60 (2 segundos é 60)

agora pronto

se vc quizer que mire no mouse coloque:

direção=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_angle=direção

pronto
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Re: Como fazer uma Laser Gun

em Qua 17 Fev 2010, 14:55
Você ja jogou Unreal Tournament 2004?
Estou falando de um lazer que vai de um ponto até o outro, ele não tem um tamanho padrão, quero que o lazer saia da arma na direção da mira e se bater em uma parede some so isso.
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Re: Como fazer uma Laser Gun

em Qua 17 Fev 2010, 15:42
faça uma animação de um lazer indo pra direita, depois coloque isso no step:

direção=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_angle=direção

isso faz ele virar pro mouse

e na colisão coloque

instance_destroy()

pronto
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Re: Como fazer uma Laser Gun

em Qui 18 Fev 2010, 16:51
Você pode fazer usando um sprite como o Henrique_GJ falou, OU fazer de outro modo:
usando draw_line para fazer o laser.

Bom, a forma de desenhar o laser pode ser como você quiser, aqui um modo simples de fazer isso que você quer:


//Atirar
var Dir, xEnd, yEnd, DistMax;
DistMax = 800; //Em pixels, Se a sua tela tem 640x480 POR EXEMPLO, a maior distancia que o laser pode percorrer é: raiz de 640²+480². ou seja 800!

Dir = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);

xEnd = x+DistMax*cos( degtorad(Dir)); //Calcula posição "final" de X
yEnd = y+DistMax*sin( degtorad(Dir)); //Calcula posição "final" de Y

draw_line(x,y,xEnd,yEnd);


POREM isso vai desenhar o lazer mesmo que ele passe de um obstaculo, intão vamos fazer um pouco diferente:



//Atirar
var Dir, xEnd, yEnd, DistMax, i;
xEnd = 0;
yEnd = 0;

DistMax = 800; //Em pixels, Se a sua tela tem 640x480 POR EXEMPLO, a maior distancia que o laser pode percorrer é: raiz de 640²+480². ou seja 800!

Dir = degtorad(point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y));

for (i = 0; i{
var objcolidido;,
objcolidido = collision_line(x,y,x+i*cos(Dir),i*sin(Dir), obstaculo, 1,1)
if (objcolidido)
{
xEnd = x+DistMax*cos(Dir); //Calcula posição "final" de X
yEnd = y+DistMax*sin(Dir); //Calcula posição "final" de Y
with (objcolidido)
{instance_destroy();}
break;
}
}

draw_line(x,y,xEnd,yEnd);


Se você quiser que o laser vá mais longe da tela, só aumentar o valor da "Dist Max"
Dessa forma o raio vai até o primeiro objeto "obstaculo" que encontrar, para nele e destroi esse obstaculo.
A idéia ta pronta ai, só você saber aplicar no seu jogo.

Não testei, mas 90% de certeza que funciona!
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