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Como fazer uma Laser Gun
3 participantes
Página 1 de 1
Como fazer uma Laser Gun
Para quem joga Unreal Tournmament sabe do que estou falando é aquela arma que solta um lazer instantaneo em linha reta:
Gostaria de fazer isso no game maker 8, o lazer ia até onde ele pudesse em linha reta e se tocasse com algum objeto ele ia se apagando entendeu?
- Spoiler:
Gostaria de fazer isso no game maker 8, o lazer ia até onde ele pudesse em linha reta e se tocasse com algum objeto ele ia se apagando entendeu?
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Re: Como fazer uma Laser Gun
vc pode fazer um objeto que apareça na arma, tipo um risco vermelho ou rosa.... e depois de num sei quantos segundos ele ficasse branco, ia parecer que ele furou...
se a sua dúvida não é essa, desenhe o lazer (virado pra direita) ele deve ser maior que a diagonal da room, caso vc queira que ele atire onde está o mouse... se ale só atira pra frente ou pra trás aí vc desenha pra frente e pra trás...
depois desenha tudo o que vc já desenhou denovo, porém branco
agora crie um objeto grande (uns 100 x 100) invisível
coloque agora no evento create instance_create(arma.x,arma.y,lazer)
agora vá no objeto lazer e coloque no alarme 0 object_index=lazer_branco
agora no create alarm[0]=60 (2 segundos é 60)
agora pronto
se vc quizer que mire no mouse coloque:
direção=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_angle=direção
pronto
se a sua dúvida não é essa, desenhe o lazer (virado pra direita) ele deve ser maior que a diagonal da room, caso vc queira que ele atire onde está o mouse... se ale só atira pra frente ou pra trás aí vc desenha pra frente e pra trás...
depois desenha tudo o que vc já desenhou denovo, porém branco
agora crie um objeto grande (uns 100 x 100) invisível
coloque agora no evento create instance_create(arma.x,arma.y,lazer)
agora vá no objeto lazer e coloque no alarme 0 object_index=lazer_branco
agora no create alarm[0]=60 (2 segundos é 60)
agora pronto
se vc quizer que mire no mouse coloque:
direção=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_angle=direção
pronto
Re: Como fazer uma Laser Gun
Você ja jogou Unreal Tournament 2004?
Estou falando de um lazer que vai de um ponto até o outro, ele não tem um tamanho padrão, quero que o lazer saia da arma na direção da mira e se bater em uma parede some so isso.
Estou falando de um lazer que vai de um ponto até o outro, ele não tem um tamanho padrão, quero que o lazer saia da arma na direção da mira e se bater em uma parede some so isso.
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Re: Como fazer uma Laser Gun
faça uma animação de um lazer indo pra direita, depois coloque isso no step:
direção=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_angle=direção
isso faz ele virar pro mouse
e na colisão coloque
instance_destroy()
pronto
direção=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_angle=direção
isso faz ele virar pro mouse
e na colisão coloque
instance_destroy()
pronto
Re: Como fazer uma Laser Gun
Você pode fazer usando um sprite como o Henrique_GJ falou, OU fazer de outro modo:
usando draw_line para fazer o laser.
Bom, a forma de desenhar o laser pode ser como você quiser, aqui um modo simples de fazer isso que você quer:
//Atirar
var Dir, xEnd, yEnd, DistMax;
DistMax = 800; //Em pixels, Se a sua tela tem 640x480 POR EXEMPLO, a maior distancia que o laser pode percorrer é: raiz de 640²+480². ou seja 800!
Dir = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
xEnd = x+DistMax*cos( degtorad(Dir)); //Calcula posição "final" de X
yEnd = y+DistMax*sin( degtorad(Dir)); //Calcula posição "final" de Y
draw_line(x,y,xEnd,yEnd);
POREM isso vai desenhar o lazer mesmo que ele passe de um obstaculo, intão vamos fazer um pouco diferente:
//Atirar
var Dir, xEnd, yEnd, DistMax, i;
xEnd = 0;
yEnd = 0;
DistMax = 800; //Em pixels, Se a sua tela tem 640x480 POR EXEMPLO, a maior distancia que o laser pode percorrer é: raiz de 640²+480². ou seja 800!
Dir = degtorad(point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y));
for (i = 0; i {
var objcolidido;,
objcolidido = collision_line(x,y,x+i*cos(Dir),i*sin(Dir), obstaculo, 1,1)
if (objcolidido)
{
xEnd = x+DistMax*cos(Dir); //Calcula posição "final" de X
yEnd = y+DistMax*sin(Dir); //Calcula posição "final" de Y
with (objcolidido)
{instance_destroy();}
break;
}
}
draw_line(x,y,xEnd,yEnd);
Se você quiser que o laser vá mais longe da tela, só aumentar o valor da "Dist Max"
Dessa forma o raio vai até o primeiro objeto "obstaculo" que encontrar, para nele e destroi esse obstaculo.
A idéia ta pronta ai, só você saber aplicar no seu jogo.
Não testei, mas 90% de certeza que funciona!
usando draw_line para fazer o laser.
Bom, a forma de desenhar o laser pode ser como você quiser, aqui um modo simples de fazer isso que você quer:
//Atirar
var Dir, xEnd, yEnd, DistMax;
DistMax = 800; //Em pixels, Se a sua tela tem 640x480 POR EXEMPLO, a maior distancia que o laser pode percorrer é: raiz de 640²+480². ou seja 800!
Dir = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
xEnd = x+DistMax*cos( degtorad(Dir)); //Calcula posição "final" de X
yEnd = y+DistMax*sin( degtorad(Dir)); //Calcula posição "final" de Y
draw_line(x,y,xEnd,yEnd);
POREM isso vai desenhar o lazer mesmo que ele passe de um obstaculo, intão vamos fazer um pouco diferente:
//Atirar
var Dir, xEnd, yEnd, DistMax, i;
xEnd = 0;
yEnd = 0;
DistMax = 800; //Em pixels, Se a sua tela tem 640x480 POR EXEMPLO, a maior distancia que o laser pode percorrer é: raiz de 640²+480². ou seja 800!
Dir = degtorad(point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y));
for (i = 0; i
var objcolidido;,
objcolidido = collision_line(x,y,x+i*cos(Dir),i*sin(Dir), obstaculo, 1,1)
if (objcolidido)
{
xEnd = x+DistMax*cos(Dir); //Calcula posição "final" de X
yEnd = y+DistMax*sin(Dir); //Calcula posição "final" de Y
with (objcolidido)
{instance_destroy();}
break;
}
}
draw_line(x,y,xEnd,yEnd);
Se você quiser que o laser vá mais longe da tela, só aumentar o valor da "Dist Max"
Dessa forma o raio vai até o primeiro objeto "obstaculo" que encontrar, para nele e destroi esse obstaculo.
A idéia ta pronta ai, só você saber aplicar no seu jogo.
Não testei, mas 90% de certeza que funciona!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
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