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Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas

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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 11:05

Tipo, alguem poderia me dizer como fazer para um personagem mudar de arma, pq tipo as armas são um objeto e o personagem e outro, não sei como fazer para as armas seguir na mão do personagem, e nem como mudar de arma, por exemplo, de uma pistola para um rifle de assalto.
Muito obrigado *-*
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 17 Fev 2010, 11:18

faça o personagem e a arma separado

faça a arma que vai ficar jogada no chão, e a arma que vai ficar na mão do char

a arma que vai ficar jogada no chao só precisa ter isso no evento colisão com player:

na colisão arraste o ícone que muda de objeto, tem um lá procura

coloque nele o objeto da arma que vai seguir o char

na arma que vai seguir o char arraste no step o ícone jump to position, que tem o x e uma seta pra outro x

coloque em y o nome do char assim: char.y troque char pelo nome do char

e em x char.x troque char pelo nome do char

e pronto, posso fazer um tuto detalhado com dicas de como fazer uns efeito legaizinhos pra você, tipo apontar a arma pro mouse e talz
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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 11:26

mas tipo Henrique, e se eu quizer por exemplo pressionar Shift e mudar da pistola para um rifle de assalto??
depois de ter pegado o rifle no chão fará assim:
set variable HUD.M16 to 10 q sera a munição do rifle
e tbm terei a variable HUD.PT 20 q sera a munição da pistola
se eu pressionar shift vai mudar da pistola para o rifle, e se estiver no rifle vai mudar para a pistola, certo, mas o player vai ficar com uma sprite na posição como se estivesse segurando uma pistola equanto na verdade vai tar o rifle na mão dele entede?
eu ate vou colocar uma sprite pra isso mas quando andar o desenho será igual a como se ele estivesse segurando uma pistola, seria melhor eu criar 1 objeto para as pernas e outro objeto para o corpo no caso??
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 17 Fev 2010, 11:40

simplesmente, se foi o que eu entendi

vá no objeto arma (rifle) e coloque na colisão:

global.rifleusado=true

agora vai na pistola e coloque no evento step:

if keyboard_check_pressed(vk_shift)
{
object_index=rifle
}

eu não sei se o código object_index serve pra isso mesmo, mas tem isso no game maker...

---EDIT---

faça o desenho do char sem mãos

faça o desenho da arma com as mão segurando ela, como aki:



se vc colocar aquelas parada de origem, bem direitinho fica show de bola

depois faz tipo uma arma, mas que não atira com o desenho da mão e pronto, vc só tem que colocar a origem no local certo, lá onde se cria a sprite, eu já fiz isso, e funcionou
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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 11:47

mas por exemplo, pro char segurar a pistola os braços ficam para a frente, se eu usar o rifle o braço dele vai continuar para a frente porem com as mãos para trás isso q eu não entendi... nossa sao tantas duvidas...

mais uma vez mto obrigado !!
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 17 Fev 2010, 11:52

eu não entendi até agora, vou fazer uma engine e te mostro OK?
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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 11:53

poxa cara ce ta me ajudando muito, muito obrigado ae mano Happy
se tu preferir me ADD no msn te passo meu email...
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Mensagem por RodrigoM. Qua 17 Fev 2010, 11:57

Veja se essa engine não pode te ajudar:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-troca-de-armas-e-municao-t3193.htm

Ou essa do Alex:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/ultimate-shot-2d-engine-v1-t3591.htm?highlight=engine

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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 11:59

eita o link ta kebrado e_e'
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Mensagem por msx_gold Qua 17 Fev 2010, 12:03

Amigo, voce pode fazer como o Herique_GJ disse e para resolver o problema de varias armas voce pode usar vetores e armazenar cada uma em um indice, como nos jogos tipo Doom. Por exemplo:
Código:

arma_tipo[1] = 'Colt';
arma_municao[1] = 20;

arma_tipo[2] = 'Rifle';
arma_municao[2] = 5;

arma_tipo[3] = 'Basuca';
arma_municao[3] = 6;
Dai para voce saber qual arma voce esta usando atualmente use uma outra variavel:

arma_atual = 1;
Quando o personagem pegar a arma de acordo com o objeto voce muda essa variavel. Tente fazer assim voce mesmo sem usar engine porque é melhor pra voce aprender.
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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 12:05

mas o problema maior mesmo, é como vai ficar a sprite do player em relação a arma, pq se ele estiver segurando uma pistola e mudar para um rifle a posição dele vai ser como se ele estivesse usando uma pistola, mudar de arma eu ja consegui mas o problema maior são as sprites
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 17 Fev 2010, 12:38

eu já disse, faça o player sem braços e sem mãos e desenhe o braço e a mão na própria arma

e faça da mesma forma que fez a arma os brçaos do player quando não usar arma, assim:

sem arma = 1
pistola = 2
rifle =3

isso é exmplo, não código
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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 12:47

eita vou tentar isso parece funcionar vlw ae
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Mensagem por Fabião Qua 17 Fev 2010, 17:07

bimorx escreveu:Tipo, alguem poderia me dizer como fazer para um personagem mudar de arma, pq tipo as armas são um objeto e o personagem e outro, não sei como fazer para as armas seguir na mão do personagem, e nem como mudar de arma, por exemplo, de uma pistola para um rifle de assalto.
Muito obrigado *-*


Bom eu acho que entendi o que vc quis dizer + ou -

Na verdade supondo que são 2 tipos de armas diferentes.
teria que ter 3 sprites do seu char 2 com arma e um desarmado.

esse é o melhor jeito de fazer isso.
dai você só teria que criar uma variavel que defina o status do persongem.
exe:.

status = 0 normal -- sem arma
status = 1 com arma
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status = 2 com rifle
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um pequeno exemplo:

if keyboard_check(vk_right)
{
if status = 0 sprite_index = char_normal else
if status = 1 sprite_index = char_arma else
if status = 2 sprite_index = char_rifle
}

dai quando char pegar alguma arma
é só mudar o valor da var status 1,2


Última edição por Fabião em Qua 17 Fev 2010, 18:54, editado 1 vez(es)
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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 17:46

não não ja entendi ja resolvi isso xD mto obrigado a tdo mundo aew xD Happy
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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 18:33

Só 1 ultima pergunta, como eu faço pra usar apenas uma tecla para mudar pra qualquer arma, por exemplo se eu estiver usando uma pistola eu vou pressionar Shift e vai mudar para uma M16, daí eu pressiono Shift novamente e muda para uma Ak-47 e se eu pressionar Shift enquanto eu estiver usando a Ak- 47 vai voltar para a pistola, como faço isso?
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Mensagem por Fabião Qua 17 Fev 2010, 19:03

bimorx escreveu:Só 1 ultima pergunta, como eu faço pra usar apenas uma tecla para mudar pra qualquer arma, por exemplo se eu estiver usando uma pistola eu vou pressionar Shift e vai mudar para uma M16, daí eu pressiono Shift novamente e muda para uma Ak-47 e se eu pressionar Shift enquanto eu estiver usando a Ak- 47 vai voltar para a pistola, como faço isso?

bom vc de criar uma variavel p/ isto.

exemplo:

Código:
global.arma=  ' pistola'
global.arma = ' m16 '
global.arma = ' ak-47 '


na tecla shift:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_shift)
{
  if global.arma = ' pistola ' then  global.arma=  ' m16 '
  if global.arma = ' m16 ' then  global.arma=  ' ak-47 '
  if global.arma = ' ak-47 ' then  global.arma=  ' pistola '
}
 
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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 19:27

olha cara não deu certo da o erro de Unknow Variable pistola da esse mesmo erro pra ak47
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Mensagem por Fabião Qua 17 Fev 2010, 19:41

tente assim:

bom vc de criar uma variavel p/ isto.

create:

Código:
global.gun= 'pistol'


step:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_shift)
{
  if global.gun = ' pistol ' then  global.gun=  ' m_16 '  else
  if global.gun = ' m_16 ' then  global.gun=  ' ak_47 ' else
  if global.gun = ' ak_47 ' then  global.gun=  ' pistol '
}
 
[/quote]


Última edição por Fabião em Qua 17 Fev 2010, 19:51, editado 4 vez(es)
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Mensagem por bimorx Qua 17 Fev 2010, 19:43

tipo, eu fiz isso sem usar o Piece of a Code, e fazia o seguinte:
Pistola ia pra M16 q ia pra AK47 q voltava pra pistola, e eu so apertei shift 1 vez
vlw ae pela ajuda mas ainda ta bugado Happy
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