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Game Maker 8

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Game Maker 8 Empty Game Maker 8

Mensagem por RodrigoM. Seg 15 Fev 2010, 02:15

Matéria retirada do site: XCREATOR

Olá estimado programador, se está lendo essa matéria é provável que já saiba do futuro lançamento do Game maker 8, esse artigo fala sobre algumas alterações/melhorias que foram efetuadas nessa nova versão, inclusive já podemos nos animar um pouco com os resultados!
Os dados atingidos com os testes de desempenho podem variar de acordo com a configuração do seu micro computador, esses valores foram atingidos em um Athlon Duo Core com 2 Gb de RAM.

Gráficos
Nessa nova versão, o Game Maker apresentou suporte total a gráficos no formato PNG com efeitos degradê (veja o artigo Som e Imagem para maiores informações sobre o formato). Isto é, agora é possível atribuir um sprite já com algum efeito de iluminação ou sombra, o que deixará o jogo com efeitos bem mais profissionais.

Houve também uma boa melhoria no editor de imagens internos do programa, agora com efeitos mais aprimorados e um sistema de preview, o que facilita a visualização do que será realizado.

Game Maker 8 Modopreviewdonovogamemakerlol

Tamanho
Em teste de tamanho do executável final, continua equivalente a quantidade de recursos usados. Ou seja, mais recursos... mais pesado.

Novas funções
Que eu reparei, apareceram funções de manipulação de dados, como por exemplo mostrar a quantidade de itens em uma pasta ou informações do sistema, tal como o espaço disponível. Reparei também melhoria no sistema de partículas, acho que agora será possível fazer alguns belos efeitos realistas com elas.
Nos recursos 3D eu só dei uma olhada por fora e reparei em novas funções que não faço a mínima idéia de como usar... Rsrs...


O trigger
Andei dando uma analisada pra descobrir como funciona e descobri umas coisas bem interessantes, exemplo: você tem um personagem e quer que ele ganhei mais pontos de vida quando atingir 200 pontos de experiencia, mas não apenas isso, deseja também que algumas partes da tela se alterem, como aparecer alguma entrada secreta ou algum item novo, é possível fazer usando um simples comando if (se), mas iria dar um belo trabalho. Aqui entra o Trigger, você associa uma determinada condição a uma variável, e tudo que estiver dentro do trigger será executado quando essa condição for true (verdadeira).

Game Maker 8 Novorecursodogm8otriggerxdlol

Performance
Houve melhorias bem satisfatórias nesse ponto, aconselho realizar na sua casa para conferir os limites da sua máquina nessa nova versão.

Usando um contador de objetos simples com mostrador de FPS e um outro objeto que se duplica infinitamente é possível verificar as diferenças, no GM7 consegui chegar até 100 objetos sem perda nenhuma de FPS, já no GM8 foi até 350, mais de 3 vezes mais rápido.

Agora colocando uma imagem mais pesada no sprite desse objeto, o GM7 foi até 50 objetos, enquanto o GM8 90~100.

Faça download desses dois testes em:
teste1.gmkteste2.gmk

Observação: Necessário o Game Maker 8 Beta, disponível para download no site da yoyo games.

Som
Repetindo esses 2 testes, mas colocando música de fundo, não alterou a performance, o que é um avanço, pois na versão 7 apresentava uma diferença significativa no fps.

Editor de script
Houve também uma "melhoria" no editor de script, eu particularmente prefiro o modo anterior, mas cada um com seu gosto... rsrs

Game Maker 8 Editordecodigogm8

Pequenas modificações
Eu reparei modificação no ícone, agora é possível anexar ícones 64x64/128x128 em formato png. Muito melhor que aqueles ícones feinhos 32x32 que desfocava da versão anterior.



Claro que o Game Maker tem centenas de outras melhorias e aposto que em alguns meses de uso vão descobrindo novos recursos e funções. Por enquanto é só isso. Boa sorte com essa nova versão do Gamer Maker e que faça ótimos jogos.


Abraço

Matéria retirada do site: XCREATOR
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Game Maker 8 Empty Re: Game Maker 8

Mensagem por Mystery_boy_maker Seg 15 Fev 2010, 13:22

Nossa cara muito bom amigo algumas coisas que eu nem sabia
dessa nova versão como o trigger ! eu não sabia o que era
nem pra que servia, muito bem explicado
eu tb nao sabia que da pra colocar o icone em formato png
eu sempre usei um programa de icone mesmo
que deixam com uma qualidade bem baixa

valeu pela materia amgigo muito boa
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