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draw_healthbar

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draw_healthbar

Mensagem por Sannin Kyuubi em Sex 12 Fev 2010, 21:58

Bem, estou fazendo um jogo no GM estilo RPG. Nele eu mostro duas barras no char, uma de saúde e outra de mana. O problema é que essas barras tem o valor de 130 (saúde) e 120 (mana), e então a barra só mostra o valor de 100, ou seja, eu uso uma magia que gasta 10 de mana, e a barra não diminui por ainda ter mais de 100 pontos. Outro problema também é um monstro que eu criei, ele tem 35 pontos de saúde, e quando ele aparece, ele ja está com menos da metade da energia Suspect ...

Uma imagem para entender melhor:

http://img198.imageshack.us/i/imagemzk.jpg/

Nesta imagem eu acabo de encontrar o monstro e ele ja ta "detonado"...

Oque eu quero é o seguinte, todos os monstros tem as barras de energia do mesmo tamanho, mas cada um possui certo pontos de vida, a barra seria sempre cheia, mas conforme o monstro e seus pontos de saúde esta barra teria que sofrer mais ou menos danos para abaixar, entenderam? Eu queria saber se existe um jeito de definir quantos pontos devem ter para completar a barra ou coisa do tipo.
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Re: draw_healthbar

Mensagem por tata139 em Sab 13 Fev 2010, 00:20

@Sannin Kyuubi escreveu:Bem, estou fazendo um jogo no GM estilo RPG. Nele eu mostro duas barras no char, uma de saúde e outra de mana. O problema é que essas barras tem o valor de 130 (saúde) e 120 (mana), e então a barra só mostra o valor de 100, ou seja, eu uso uma magia que gasta 10 de mana, e a barra não diminui por ainda ter mais de 100 pontos. Outro problema também é um monstro que eu criei, ele tem 35 pontos de saúde, e quando ele aparece, ele ja está com menos da metade da energia Suspect ...

Uma imagem para entender melhor:

http://img198.imageshack.us/i/imagemzk.jpg/

Nesta imagem eu acabo de encontrar o monstro e ele ja ta "detonado"...

Oque eu quero é o seguinte, todos os monstros tem as barras de energia do mesmo tamanho, mas cada um possui certo pontos de vida, a barra seria sempre cheia, mas conforme o monstro e seus pontos de saúde esta barra teria que sofrer mais ou menos danos para abaixar, entenderam? Eu queria saber se existe um jeito de definir quantos pontos devem ter para completar a barra ou coisa do tipo.
Bem é que o normal da health é 100 então: o carinha começa "Detonado" porque a draw heatlbar desenha os 100 de health como plano de fundo e isso tambem serve pra magia o maximo é 100 entao se passar...
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Re: draw_healthbar

Mensagem por Sannin Kyuubi em Sab 13 Fev 2010, 12:45

Bem é que o normal da health é 100 então: o carinha começa "Detonado" porque a draw heatlbar desenha os 100 de health como plano de fundo e isso tambem serve pra magia o maximo é 100 entao se passar...

Bem, então vou ter que achar outro jeito pra fazer as barras do jeito que eu quero... scratch

Valeu pela atenção Very Happy
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Re: draw_healthbar

Mensagem por Igor KinGamer em Sab 13 Fev 2010, 21:31

Tudo que você precisa é um pouquinho de matemática Very Happy

Para transformar o valor da sua variável num valor entre 0 e 100 (100 = valor máximo da healthbar; x = valor entre 0 e 100 equivalente ao valor atual da sua variável entre 0 e valor máximo dela), uma regra de três:

valor_máximo | 100
valor_atual | x

x*valor_máximo = 100*valor_atual
x = 100*valor_atual/valor_máximo;


draw_healthbar(x1, y1, x2, y2, 100*valor_atual/valor_máximo, cor_de_fundo, cor_no_mínimo, cor_no_máximo, direção, mostrar_fundo, mostrar_borda);


Aí é só trocar valor_atual pelo valor da sua variável e valor_máximo pelo valor máximo dela.
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Re: draw_healthbar

Mensagem por Sannin Kyuubi em Sab 13 Fev 2010, 22:24

@Igor KinGamer escreveu:Tudo que você precisa é um pouquinho de matemática Very Happy

Para transformar o valor da sua variável num valor entre 0 e 100 (100 = valor máximo da healthbar; x = valor entre 0 e 100 equivalente ao valor atual da sua variável entre 0 e valor máximo dela), uma regra de três:

valor_máximo | 100
valor_atual | x

x*valor_máximo = 100*valor_atual
x = 100*valor_atual/valor_máximo;


draw_healthbar(x1, y1, x2, y2, 100*valor_atual/valor_máximo, cor_de_fundo, cor_no_mínimo, cor_no_máximo, direção, mostrar_fundo, mostrar_borda);


Aí é só trocar valor_atual pelo valor da sua variável e valor_máximo pelo valor máximo dela.

Cara, você salvou minha vida Shocked . Deu certinho aqui, tanto a mana e saúde do char quanto a energia do monstro What a Face, fico te devendo essa
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