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Corrigindo erros de memória e excesso de resources
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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Corrigindo erros de memória e excesso de resources
Galera, eu já vi muita gente aqui no fórum reclamando da memória que seu jogo consume depois que ele é executado. Em certos momentos, o o jogo está "levinho" sem consumir muito desempenho do pc, mas em outros, parece que o computador vira uma carroça por causa do jogo.
Isso realmente não deveria acontecer, e de fato, pode ser um erro que o programador cometeu ao montar o código-fonte. À medida que o jogo executa, parece que vai consumindo cada vez mais e mais memória, até que "bum!"! O pc trava...
O que acontece é que pode estar havendo a adição de recursos (sprites, sons, backgrounds) em demasia através de funções como "sprite_add()" ou "sound_add()". Também é comum quando usamos efeito de partículas que não são "limpados" da memória.
No link abaixo há um engine que eu fiz, que quando mesclado ao jogo, informa exatamente a quantidade de resources e objetos durante a execução. Ele também mostra a quantidade de emitters e attractors em efeitos de partícula. Daí você pode ver quando há erros no código, observando a quantidade desses itens.
Se a quantidade for excessiva, é bem provável que há alguma função adicionando sons, ou sprites, ou fontes, em algum evento contínuo (step, draw...).
Apenas mescle-o ao jogo, execute e veja as informações, você pode usar esse engine durante toda a confecção do jogo, e quando terminar é só apagá-lo. É muito simples e prático e vai ajudar bastante. Ele também tem recurso de pausa, incremento de frame durante a pausa e informa a quantidade, também, do objeto sob o foco do mouse.
Downloads:
http://www.4shared.com/file/218703868/5c742735/Exemplo_de_como_usar.html
http://www.4shared.com/file/218704226/4fe07259/Prevenindo_excesso_de_resource.html
É isso aí, espero que ajude! Abraços.
Capitão Commando.
Convidad- Convidado
Re: Corrigindo erros de memória e excesso de resources
Sempre com umas idéias legais hein Cap. eu vou usar essa sua engine agora mesmo no meu projeto !
Espero que volte logo à frequentar o fórum mais seguidamente, pois a sua ajuda é exencial por aqui !
Parabéns pela engine, vou ver se diminuo o lag do meu jogo com ela, acho que vai ser de grande ajuda, muito obrigado por postá-la !!!
Até a Próssima
Espero que volte logo à frequentar o fórum mais seguidamente, pois a sua ajuda é exencial por aqui !
Parabéns pela engine, vou ver se diminuo o lag do meu jogo com ela, acho que vai ser de grande ajuda, muito obrigado por postá-la !!!
Até a Próssima
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Corrigindo erros de memória e excesso de resources
Muito boa a sua ideia ... Eu tenho uma duvida ja andei percebendo que alguns
jogos que são lançados aqui no forum não abre em todos os Pc alguns dão o aviso
que aconteceu um erro quando foi rodar o jogo isso se dá por falta de memoria no
PC ? Ja que varia de um pc para o outro ?
agradeço ...
jogos que são lançados aqui no forum não abre em todos os Pc alguns dão o aviso
que aconteceu um erro quando foi rodar o jogo isso se dá por falta de memoria no
PC ? Ja que varia de um pc para o outro ?
agradeço ...
Re: Corrigindo erros de memória e excesso de resources
Era exatamente disso de q eu estava precisando!!
Parabéns capitão,sempre surpreendendo
Parabéns capitão,sempre surpreendendo
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
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Re: Corrigindo erros de memória e excesso de resources
Adorei! Muito bom para mim, mas aqui o problema não é esse, o PC trava do nada!
Mas vi que as imagens foram muito bem editadas, tem algum programa que de para fazer esse borrado?
Mas vi que as imagens foram muito bem editadas, tem algum programa que de para fazer esse borrado?
gabrielsch- Games Ranking :
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