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[Duvida]Correr
3 participantes
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[Duvida]Correr
Quero saber como correr,tipo,eu aperto "D" e ai o player anda pra direita,ai eu aperdo "DD" ei ele corre pra direita,me ajudem!!!!
stlingt- Data de inscrição : 01/03/2009
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Re: [Duvida]Correr
Crie uma variável para saber se está correndo. Create:
correndo = false;
No evento onde você faz andar, coloque um valor maior se a variável correndo for true. Não sei como você fez, mas vou dar um exemplo:
if (keyboard_check(ord('D'))) // Está segurando D
if (correndo) // Se a variável correndo é verdadeira
x += 8; // Velocidade de quando está correndo
else
x += 4; // Velocidade de quando está andando
Para correr ao apertar duas vezes, faça assim:
Create:
tempo = 0;
Step:
if (tempo > 0)
tempo -= 1; // Tempo sempre diminui
if (keyboard_check_pressed(ord('D'))) // Quando apertar D
if (tempo == 0) // Se a variável tempo é igual a 0
tempo = 5; // Tempo que vai ter para apertar novamente e começar a correr. Não se esqueça que é em steps, se a velocidade do seu jogo for 30 steps/s, 5 = 1/6 de segundo
else // Tempo é maior (ou menor, mas, com esses códigos, isso nunca acontecerá) que 0 (ou seja, se apertar de novo vai começar a correr)
correndo = true;
Quando você quiser que pare de correr, apenas coloque
correndo = false;
Se quer que pare de correr depois de largar a tecla D, coloque no Step:
if (keyboard_check_released(ord('D')))
correndo = false;
No evento onde você faz andar, coloque um valor maior se a variável correndo for true. Não sei como você fez, mas vou dar um exemplo:
if (correndo) // Se a variável correndo é verdadeira
x += 8; // Velocidade de quando está correndo
else
x += 4; // Velocidade de quando está andando
Para correr ao apertar duas vezes, faça assim:
Create:
Step:
tempo -= 1; // Tempo sempre diminui
if (keyboard_check_pressed(ord('D'))) // Quando apertar D
if (tempo == 0) // Se a variável tempo é igual a 0
tempo = 5; // Tempo que vai ter para apertar novamente e começar a correr. Não se esqueça que é em steps, se a velocidade do seu jogo for 30 steps/s, 5 = 1/6 de segundo
else // Tempo é maior (ou menor, mas, com esses códigos, isso nunca acontecerá) que 0 (ou seja, se apertar de novo vai começar a correr)
correndo = true;
Quando você quiser que pare de correr, apenas coloque
Se quer que pare de correr depois de largar a tecla D, coloque no Step:
correndo = false;
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: [Duvida]Correr
isso é simples
- Código:
event create
move=0//variavel que define se o player esta andando ou correndo
vel=5//velocidade que define se estiver correndo ou andando
time=0//
event step
if hspeed<vel &&hspeed>-vel{sprite_index=spr_anda}
if hspeed>vel or hspeed<-vel{sprite_index=spr_Corre}
if keyboard_check(ord('D')){
time=2
if move=0&&hspeed<vel hspeed+=.5;//anda
if move=1&&hspeed<vel*2 hspeed+=.5;//corre
}else{
if time>0 time-=.1;
}
if keyboard_check_pressed(ord('D')){
if time>0 {time=0 move=1}
//ja era
}
ChaosMaker- Data de inscrição : 10/02/2010
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