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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Auto formatação para os scripts
+11
F. Nizzio
rafasgb
psycon
Naut2006
Gabreel
gabrielsch
Janx
Kevin
Henrique_GJ
donte
Kabeção
15 participantes
GMBR :: GMBR :: Central do Fórum
Página 1 de 1
Auto formatação para os scripts
Consegui implantar um sistema de auto-coloração para os scripts muito usado em outros sites aqui no fórum.
Para poder visualizar você precisa ativar a opção "Sempre permitir HTML" em "Perfil -> Preferencias".
Veja uma demonstração:
// Inicialização
keyboard_check(ord('A'));
var este;
este = all;
mode = bm_add;
for (i = 0; i < string_length("Game Maker Brasil"); i += 1)
{
instance_create(x,y+i*25,objGMBR);
}
var k;
k = 10000;
while true
{
k += 1;
if k.sprite_index = spr0 break;
}
do
{
instance_create(x,y,obj);
}
until instance_number(obj) > 100;
with (obj)
{
x = 20;
}
globalvar debug;
debug = true;
/* Controladores
0 = enter
1 = left
2 = right
3 = up
4 = down
5 = action1
6 = action2
7 = action3
8 = action4
9 = back
*/
globalvar key;
key[0] = vk_enter;
key[1] = ord('A');
key[2] = ord('D');
key[3] = ord('W');
key[4] = ord('S');
key[5] = ord('K');
key[6] = ord('M');
key[7] = ord('L');
key[8] = ord(',');
key[9] = vk_space;
globalvar key_enter, key_left, key_right, key_up, key_down, key_action1, key_action2, key_action3, key_action4;
key_enter = 0;
key_left = 0;
key_right = 0;
key_up = 0;
key_down = 0;
key_action1 = 0;
key_action2 = 0;
key_action3 = 0;
// Status player
globalvar p_life,p_tiros,p_inimigos,p_dano1,p_dano2,p_mortes;
p_life = 100; // vida
p_tiros = 0; // tiros efetuados
p_inimigos = 0; // inimigos abatidos
p_dano1 = 0; // dano causado
p_dano2 = 0; // dano recebido
p_mortes = 0; // mortes
O modo de usar é simples.
É so colocar o seu script entre essa TAG:
Exemplo:
Resultado:
var f,i;
f = "Game Maker Brasil";
for (i = 0; i < string_length(f); i += 1)
{
draw_text(x,y+20*i,string_char_at(f,i));
}
Ao colocar o mouse sobre os scripts, um menu aparecerá com algumas funções úteis:
Abre uma pop-up contendo o código em texto simples.
Copia o código para a area de transferência e depois é só colar onde quiser.
Imprimi o script.
Todas as declarações, comentários, funções, constantes, variáveis locais e globais do Game Maker 8 estão configuradas para serem coloridas.
Aproveitem!
Para poder visualizar você precisa ativar a opção "Sempre permitir HTML" em "Perfil -> Preferencias".
Veja uma demonstração:
// Inicialização
keyboard_check(ord('A'));
var este;
este = all;
mode = bm_add;
for (i = 0; i < string_length("Game Maker Brasil"); i += 1)
{
instance_create(x,y+i*25,objGMBR);
}
var k;
k = 10000;
while true
{
k += 1;
if k.sprite_index = spr0 break;
}
do
{
instance_create(x,y,obj);
}
until instance_number(obj) > 100;
with (obj)
{
x = 20;
}
globalvar debug;
debug = true;
/* Controladores
0 = enter
1 = left
2 = right
3 = up
4 = down
5 = action1
6 = action2
7 = action3
8 = action4
9 = back
*/
globalvar key;
key[0] = vk_enter;
key[1] = ord('A');
key[2] = ord('D');
key[3] = ord('W');
key[4] = ord('S');
key[5] = ord('K');
key[6] = ord('M');
key[7] = ord('L');
key[8] = ord(',');
key[9] = vk_space;
globalvar key_enter, key_left, key_right, key_up, key_down, key_action1, key_action2, key_action3, key_action4;
key_enter = 0;
key_left = 0;
key_right = 0;
key_up = 0;
key_down = 0;
key_action1 = 0;
key_action2 = 0;
key_action3 = 0;
// Status player
globalvar p_life,p_tiros,p_inimigos,p_dano1,p_dano2,p_mortes;
p_life = 100; // vida
p_tiros = 0; // tiros efetuados
p_inimigos = 0; // inimigos abatidos
p_dano1 = 0; // dano causado
p_dano2 = 0; // dano recebido
p_mortes = 0; // mortes
O modo de usar é simples.
É so colocar o seu script entre essa TAG:
- Código:
<gml class="brush: gml;">
// Seu script
</gml>
Exemplo:
- Código:
<gml class="brush: gml;">
var f,i;
f = "Game Maker Brasil";
for (i = 0; i < string_length(f); i += 1)
{
draw_text(x,y+20*i,string_char_at(f,i));
}
</gml>
Resultado:
var f,i;
f = "Game Maker Brasil";
for (i = 0; i < string_length(f); i += 1)
{
draw_text(x,y+20*i,string_char_at(f,i));
}
Ao colocar o mouse sobre os scripts, um menu aparecerá com algumas funções úteis:
Abre uma pop-up contendo o código em texto simples.
Copia o código para a area de transferência e depois é só colar onde quiser.
Imprimi o script.
Todas as declarações, comentários, funções, constantes, variáveis locais e globais do Game Maker 8 estão configuradas para serem coloridas.
Aproveitem!
Re: Auto formatação para os scripts
poxa q legal essa era a novidade q show
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: Auto formatação para os scripts
aki num aparece nada não, aparece texto normal com um símbolo verde em cima de tudo
tipo...
1|_________________________________________
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=feio
if place_free(x-4,y){x-=4}
}
//*
fica tudo feio assim!!!!
tipo...
1|_________________________________________
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=feio
if place_free(x-4,y){x-=4}
}
//*
fica tudo feio assim!!!!
Re: Auto formatação para os scripts
aqui tbm num ta pegano e meu HTML ta ativado.
var;
object_delete( objetoloko )
var;
object_delete( objetoloko )
- Código:
var;
object_delete( objetoloko )
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
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Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: Auto formatação para os scripts
Pessoal, não é para usar
o "code"
é outro comando!
Você usa assim:
(puis dentro do "code" pq senão ia "ativar" o codigo e vocês não iriam ver como é)
EXEMPLO:
if chao = true
{
vspeed = 0;
gravity = 0;
}
else
{gravity = 0.5;}
o "code"
é outro comando!
Você usa assim:
(puis dentro do "code" pq senão ia "ativar" o codigo e vocês não iriam ver como é)
- Código:
<gml class="brush: gml;">
//Codigos
//codigos
//codigos
</gml>
EXEMPLO:
- Código:
<gml class="brush: gml;">
if chao = true
{
vspeed = 0;
gravity = 0;
}
else
{gravity = 0.5;}
</gml>
if chao = true
{
vspeed = 0;
gravity = 0;
}
else
{gravity = 0.5;}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Auto formatação para os scripts
ah só intendi tipo:
var;
change_sprite( spriteloko )
room_restart()
var;
change_sprite( spriteloko )
room_restart()
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: Auto formatação para os scripts
Vamos testar:
Testado e Aprovado
Que legal!
Funcionando!
Testado e Aprovado
Que legal!
Funcionando!
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: Auto formatação para os scripts
Legalzin
Prefiro o bom e velho [code] < ele add scrollbar
Prefiro o bom e velho [code] < ele add scrollbar
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: Auto formatação para os scripts
Só uma sugestãozinha:
Aproveitando a barra lateral daqui, poderia ter uma janelinha com algo do tipo "para auto formatação, digite entre os codigos
Goodbye
Aproveitando a barra lateral daqui, poderia ter uma janelinha com algo do tipo "para auto formatação, digite entre os codigos
- Código:
<gml class="brush: gml;">
</gml>,
Goodbye
Naut2006- Data de inscrição : 11/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 213
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Auto formatação para os scripts
uma sujestão...
não sei se é possivel mas seria bacana se essa opção fosse com algum botão ou fosse algo mais simples como [gml]blablabla[/gml]...
não sei se é possivel mas seria bacana se essa opção fosse com algum botão ou fosse algo mais simples como [gml]blablabla[/gml]...
psycon- Games Ranking :
Notas recebidas : B-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 170
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Auto formatação para os scripts
É só criar uma TAG. Isso não é dificil...
Vou conversar com o kabeção e vou ver se ele faz isso!
Vou conversar com o kabeção e vou ver se ele faz isso!
rafasgb- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/05/2008
Reputação : -32
Número de Mensagens : 581
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Auto formatação para os scripts
é porque não sei os outros mas eu nunca decorei os bbcodes e geralmente só seleciono o texto e clico no botão
psycon- Games Ranking :
Notas recebidas : B-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 170
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Auto formatação para os scripts
psycon escreveu:é porque não sei os outros mas eu nunca decorei os bbcodes e geralmente só seleciono o texto e clico no botão
POR*A! Você não decora BBCode, como vai decorar GML?
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Auto formatação para os scripts
D: Eu só lembro algums BBCodes :/
E sei pouco de GML ;D
E sei pouco de GML ;D
Sonner- Data de inscrição : 31/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 46
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Auto formatação para os scripts
MUINTO LOKO.
muinto_loko+=1
if muinto_loko=1
{
show_message('very good')
}
else
{
end_game()
}
muinto_loko+=1
if muinto_loko=1
{
show_message('very good')
}
else
{
end_game()
}
LeandroDaher- Data de inscrição : 13/05/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 357
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Auto formatação para os scripts
Atualização!
Aew galera, só avisando que agora da para usar a autoformatação usando simplesmente a tag sem precisar definir a class:
- Código:
<gml>
// Script
</gml>
Autoformatação:
{
mudar = true;
}
if keyboard_check_pressed(vk_f2) tkey = !tkey; // ativar/desativar teclado
if keyboard_check_pressed(vk_f3) joy = !joy; // ativar/desativar joystick
if keyboard_check_pressed(vk_f4)
{
game_save('save.dat'); // salvar configurações
show_message('Configurações salvadas com sucesso.')
}
Re: Auto formatação para os scripts
puxa_achei_daora_isso_aqui=true
if (puxa_achei_daora_isso_aqui=true)
{
show_message("Daora isso aqui!!! quem inventou isso?","");
}
else
{
post_end()
}
De qual linguagem inventaram essas tags?
Re: Auto formatação para os scripts
Só que qaundo o código é muito grande em um tutorial e a pessoa vai copiar e colar, sai com os números
das linhas, e é chato terque ficar corrigindo direto!!!
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