Auto formatação para os scripts

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Auto formatação para os scripts

Mensagem por Kabeção em Ter 09 Fev 2010, 12:05

Consegui implantar um sistema de auto-coloração para os scripts muito usado em outros sites aqui no fórum.

Para poder visualizar você precisa ativar a opção "Sempre permitir HTML" em "Perfil -> Preferencias".

Veja uma demonstração:

// Inicialização
keyboard_check(ord('A'));
var este;
este = all;
mode = bm_add;

for (i = 0; i < string_length("Game Maker Brasil"); i += 1)
{
instance_create(x,y+i*25,objGMBR);
}

var k;
k = 10000;

while true
{
k += 1;
if k.sprite_index = spr0 break;
}

do
{
instance_create(x,y,obj);
}
until instance_number(obj) > 100;

with (obj)
{
x = 20;
}

globalvar debug;
debug = true;

/* Controladores

0 = enter
1 = left
2 = right
3 = up
4 = down
5 = action1
6 = action2
7 = action3
8 = action4
9 = back

*/

globalvar key;
key[0] = vk_enter;
key[1] = ord('A');
key[2] = ord('D');
key[3] = ord('W');
key[4] = ord('S');
key[5] = ord('K');
key[6] = ord('M');
key[7] = ord('L');
key[8] = ord(',');
key[9] = vk_space;

globalvar key_enter, key_left, key_right, key_up, key_down, key_action1, key_action2, key_action3, key_action4;
key_enter = 0;
key_left = 0;
key_right = 0;
key_up = 0;
key_down = 0;
key_action1 = 0;
key_action2 = 0;
key_action3 = 0;

// Status player
globalvar p_life,p_tiros,p_inimigos,p_dano1,p_dano2,p_mortes;

p_life = 100; // vida
p_tiros = 0; // tiros efetuados
p_inimigos = 0; // inimigos abatidos
p_dano1 = 0; // dano causado
p_dano2 = 0; // dano recebido
p_mortes = 0; // mortes


O modo de usar é simples.
É so colocar o seu script entre essa TAG:
Código:
<gml class="brush: gml;">
// Seu script
</gml>

Exemplo:
Código:
<gml class="brush: gml;">
var f,i;
f = "Game Maker Brasil";

for (i = 0; i < string_length(f); i += 1)
{
    draw_text(x,y+20*i,string_char_at(f,i));
}
</gml>

Resultado:

var f,i;
f = "Game Maker Brasil";

for (i = 0; i < string_length(f); i += 1)
{
draw_text(x,y+20*i,string_char_at(f,i));
}


Ao colocar o mouse sobre os scripts, um menu aparecerá com algumas funções úteis:


Abre uma pop-up contendo o código em texto simples.


Copia o código para a area de transferência e depois é só colar onde quiser.


Imprimi o script.


Todas as declarações, comentários, funções, constantes, variáveis locais e globais do Game Maker 8 estão configuradas para serem coloridas.

Aproveitem!
avatar
Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por donte em Ter 09 Fev 2010, 13:13

poxa q legal essa era a novidade q show
avatar
donte

Data de inscrição : 22/12/2009
Número de Mensagens : 1164
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://nintendocenterbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por Henrique_GJ em Ter 09 Fev 2010, 15:16

aki num aparece nada não, aparece texto normal com um símbolo verde em cima de tudo

tipo...

1|_________________________________________
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=feio
if place_free(x-4,y){x-=4}
}
//*

fica tudo feio assim!!!!
avatar
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Número de Mensagens : 1344
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por Kevin em Ter 09 Fev 2010, 15:58

Muito Bacana isso Happy

Gostei

VLW
avatar
Kevin

Ranking : Nota C
Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Número de Mensagens : 1166
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Ver perfil do usuário http://www.programaCODM.webs.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por donte em Ter 09 Fev 2010, 19:15

aqui tbm num ta pegano e meu HTML ta ativado.
var;
object_delete( objetoloko )

Código:
var;
object_delete( objetoloko )
avatar
donte

Data de inscrição : 22/12/2009
Número de Mensagens : 1164
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://nintendocenterbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por Janx em Ter 09 Fev 2010, 20:35

Pessoal, não é para usar
o "code"
é outro comando!

Você usa assim:
(puis dentro do "code" pq senão ia "ativar" o codigo e vocês não iriam ver como é)
Código:
<gml class="brush: gml;">
//Codigos
//codigos
//codigos
</gml>

EXEMPLO:
Código:
<gml class="brush: gml;">
if chao = true
{
vspeed = 0;
gravity = 0;
}
else
{gravity = 0.5;}
</gml>
Que vai resultar em:

if chao = true
{
vspeed = 0;
gravity = 0;
}
else
{gravity = 0.5;}
avatar
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Número de Mensagens : 2417
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por donte em Ter 09 Fev 2010, 20:58

ah só intendi tipo:

var;
change_sprite( spriteloko )
room_restart()
avatar
donte

Data de inscrição : 22/12/2009
Número de Mensagens : 1164
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://nintendocenterbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por gabrielsch em Ter 09 Fev 2010, 21:16

Vamos testar:

Testado e Aprovado
Que legal!

Funcionando!
avatar
gabrielsch

Ranking : Nota A
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Número de Mensagens : 1229
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por Gabreel em Seg 22 Fev 2010, 19:20

Legalzin Happy

Prefiro o bom e velho [code] < ele add scrollbar
avatar
Gabreel

Data de inscrição : 02/10/2009
Número de Mensagens : 2227
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por Naut2006 em Seg 22 Fev 2010, 21:16

Só uma sugestãozinha:

Aproveitando a barra lateral daqui, poderia ter uma janelinha com algo do tipo "para auto formatação, digite entre os codigos
Código:
<gml class="brush: gml;">
</gml>,
porque nem sempre agente vai lembrar né =D

Goodbye Happy
avatar
Naut2006

Data de inscrição : 11/08/2009
Número de Mensagens : 213
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por psycon em Sab 05 Jun 2010, 20:45

uma sujestão...

não sei se é possivel mas seria bacana se essa opção fosse com algum botão ou fosse algo mais simples como [gml]blablabla[/gml]...
avatar
psycon

Ranking : Nota A
Notas recebidas : B-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Número de Mensagens : 170
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por rafasgb em Sab 05 Jun 2010, 21:00

É só criar uma TAG. Isso não é dificil...
Vou conversar com o kabeção e vou ver se ele faz isso!
avatar
rafasgb

Ranking : Nota A
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/05/2008
Número de Mensagens : 581
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   : 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por psycon em Sab 05 Jun 2010, 21:04

é porque não sei os outros mas eu nunca decorei os bbcodes e geralmente só seleciono o texto e clico no botão
avatar
psycon

Ranking : Nota A
Notas recebidas : B-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Número de Mensagens : 170
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por F. Nizzio em Sab 05 Jun 2010, 22:22

@psycon escreveu:é porque não sei os outros mas eu nunca decorei os bbcodes e geralmente só seleciono o texto e clico no botão

POR*A! Você não decora BBCode, como vai decorar GML?
avatar
F. Nizzio

Data de inscrição : 19/07/2008
Número de Mensagens : 758
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por Sonner em Sab 05 Jun 2010, 23:52

D: Eu só lembro algums BBCodes :/
E sei pouco de GML ;D
avatar
Sonner

Data de inscrição : 31/05/2010
Número de Mensagens : 46
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por LeandroDaher em Dom 18 Jul 2010, 01:57

MUINTO LOKO.

muinto_loko+=1
if muinto_loko=1
{
show_message('very good')
}
else
{
end_game()
}
avatar
LeandroDaher

Data de inscrição : 13/05/2010
Número de Mensagens : 357
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por Kabeção em Sex 04 Mar 2011, 13:42


Atualização!


Aew galera, só avisando que agora da para usar a autoformatação usando simplesmente a tag sem precisar definir a class:

Código:
<gml>
// Script
</gml>

Autoformatação:
if pkey[enter] && !mudar
{
mudar = true;
}

if keyboard_check_pressed(vk_f2) tkey = !tkey; // ativar/desativar teclado
if keyboard_check_pressed(vk_f3) joy = !joy; // ativar/desativar joystick
if keyboard_check_pressed(vk_f4)
{
game_save('save.dat'); // salvar configurações
show_message('Configurações salvadas com sucesso.')
}
avatar
Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Sex 04 Mar 2011, 14:03


puxa_achei_daora_isso_aqui=true
if (puxa_achei_daora_isso_aqui=true)
{
show_message("Daora isso aqui!!! quem inventou isso?","");
}
else
{
post_end()
}

De qual linguagem inventaram essas tags?
avatar
Luiz A. Oliveira

Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://luizgm.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por .:Allison:. em Sex 04 Mar 2011, 15:21


Só que qaundo o código é muito grande em um tutorial e a pessoa vai copiar e colar, sai com os números
das linhas, e é chato terque ficar corrigindo direto!!!
avatar
.:Allison:.

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Número de Mensagens : 630
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário http://clubmaker.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Auto formatação para os scripts

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum