[tutorial²] criando soldados com mira avançada, arma que aponta pro mouse, e tiros que vão em direção ao lugar clicado e virado para o mesmo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[tutorial²] criando soldados com mira avançada, arma que aponta pro mouse, e tiros que vão em direção ao lugar clicado e virado para o mesmo

Mensagem por Henrique_GJ em Seg 08 Fev 2010, 14:46

favor adequar o seu post de acordo com as Regras de Postagem
(Editado por Vinians)
bom fiz esse tuto e postei no meu site (lá tem muito tuto meu e de outras pessoas que postam)

ele ensina a fazer

olha aê:

Bom, para começar, vou ensinar a importancia e a diferença entre dois eventos: create e step

o evento create e o step tem uma coisa em comum: os dois são executados assim que o objeto é criado, o que confundi muito.

mas como assim assim que o objeto for criado???

se vc coloca um objeto na room, assim que o jogador for para aquela room o objeto será criado, certo? também tem vários outros momentos que o objeto é criado, como na hora que se atira por exemplo, o objeto tiro é criado.

bom, voltando ao assunto, o se um comando é colocado no evento create, assim que o objeto for criado será executado apenas uma vez, já se for no step, fará insessantemente, até a hora que ele for destruido

vamos pensar: quero criar um soldado que aponte a arma pro mouse e atire onde o mouse está assim que for criado

a arma não vai virar pro mouse só na hora que ela for criada, pois o mouse se mexerá e a arma também sairá do lugar, e ela terá que virar pro mouse denovo...

então o comando que ensinarei daqui a pouco será no evento step

já o objeto tiro não, se vc colocar no evento step, ele seguirá o mouse, se vc mexer o mouse ele fará curvas

vamos começar

a arma é um objeto separado do soldado

se vc quizer, tem um sprite aqui:

bom, vamos começar fazendo ela ficar no soldado

sabe no origem do soladado, lá onde se cria sprite??? marque o lugar onde a arma ficará

agora vá na arma no evento step e arraste o ícone jump to position, tem o desenho de uma seta que está em um x apontando para outro x (x -> x)

agora, em x digite "mouse_x" (sem aspas claro)
e em y "mouse_y"

pronto.

agora vamos fazê-la apontar para o mouse

vá no evento step da arma (lá onde você colocou o "jump to position") e arraste o ícone usado para digitar códigos, na aba control

digite o seguinte código (vou fazer a tradução pra vc entender depois)

Código:
direção=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
image_angle=direção

tradução

direcão: direção é uma variável que vc criou ali mesmo quando digitou aquele código
vc pode mudar "direção" por qualquer outro nome ainda não usado, desde que seja usado o mesmo nome escolhido em baixo, depois de image_angle

point_direction: é uma função, vc escreve point_direction e escreve dentro de parênteses (x do objeto de início, y do objeto de início, x do objeto apontado, y do objeto apontado) se o x ou o y de um dos obetos for o x ou o y do p´roprio objeto escreava apenas o nome do objeto.x ou nome do objeto.y, lembrando que o mouse ficaria mouse_x e mouse_y

image_angle: (só é disponível para versão PRO) vira a imagem conforme vc mandar, vc pode colocar por exemplo image_angle =10, vira a imagem 10 graus, ou image_angle=50, vira a imagem 50 graus

depois do = vc coloca o valor ou a variável, no caso coloquei direção que é a variável que criei

agora vamos fazê-lo atirar e a mira

crie um objeto tiro

vá no create
e coloque:

Código:
image_angle=direção

troque direção pela variável que vc colocou no código que expliquei de apontar a arma pro mouse, caso não tenha feito ponha o código completo:

Código:
direção=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
image_angle=direção

agora ponha o evento move towards, e marque:

em x ponha mouse_x
em y ponha mouse_y

em speed ponha a velocidade (prum tiro poderia ser 30 por aí)

e em stop at ponha all instances (que significa parar ao incostar em qualque objeto)

vá no objeto mira que vc vai criar, e arraste o ícone set cursor, na aba extra, coloque apenas dont show na parte de baixo

agora vá e crie um sprite que será a mira do soldado (caso ele tenha uma) e desenhe a mira, pode ser um x ou qualquer coisa

agora volta no objeto mira e põe esse sprite nele

agora vá no evento step e arraste o ícone jump to position (já usado nesse tuto) e coloque mouse_x em x e mouse_y em y

agora vá no evento mouse e selecione um botão, lembrando que as 3 primeiras opções são enquanto o botão está sendo pressionado

o no button é quando nenhum for pressionado

os terminados em pressed são uma vez quando for pressionado
e released são quando são soltos

vá no evento mouse que vc escolheu e coloque:

primeiro, em apliques to, logo em cima, marque objeto, nome do objeto soldado

agora, em object, coloque o nome do objeto tiro

e em x ponha x e em y ponha y

pronto, seu soldado está quase pronto, a arma e o tiro está prontos só falta o movimento mas o resto é com vc (isso se eu num colocar um tuto de movimento mas é que tenho dificuldade nisso o movimento dos personagens são meu fraco)

espero ter ajudado

se for usar esse tuto em um outro site por favor coloque meu nome, plágio é crime
eu já plageei, já me arrependi, e só me arrependi quando me ferrei, não faça isso.

link original do tuto:

sitedosjogos.forumeiros.com

clique para ir direto para a página

pronto

Henrique_GJ

Número de Mensagens : 1344
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://sitedosjogos.forumeiros.com

Re: [tutorial²] criando soldados com mira avançada, arma que aponta pro mouse, e tiros que vão em direção ao lugar clicado e virado para o mesmo

Mensagem por rycardo em Dom 14 Mar 2010, 00:05

me ajude não consigo botar meus jogos aki no game maker (como fasso para botar)?

rycardo

Número de Mensagens : 107
Reputação : 0
Prêmios
   : 0

http://gml8.webnode.com.br

Re: [tutorial²] criando soldados com mira avançada, arma que aponta pro mouse, e tiros que vão em direção ao lugar clicado e virado para o mesmo

Mensagem por PedroX em Dom 14 Mar 2010, 12:35

Compacte seu jogo numa pasta ZIP(opcional)

Entre em um servidor tipo Upload de Arquivos, ponha o arquivo e poe pra Enviar pegue o link gerado e poste aqui...

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por tata139 em Dom 14 Mar 2010, 13:07

Cara, tem uma engine aqui, não sei qual, mas só sei que voce copiou tudo! Alem disso , plagiou! dps dou um edit pra ver c axo.

tata139

Número de Mensagens : 1121
Reputação : 3
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:16

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: