Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Seguir e Olhar o Objeto
+2
batata95
gabrielsch
6 participantes
Página 1 de 1
Seguir e Olhar o Objeto
Estou fazer um jogo de Top-down View, onde há zumbie e o player tem que mata-los (claro), só que como faço para que o zumbie fique olahndo para o player seguindo ele?
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
usa AI ( inteligencia artificial )
tem varias engines e tutoriais sobre isso aqui no forum
tem varias engines e tutoriais sobre isso aqui no forum
batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 255
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
No STEP do zumbie:
Acho que deve dar assim !!!
- Código:
move_towards_point(zumbie.x,zumbie.y,4)
image_angle=direction
Acho que deve dar assim !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Seguir e Olhar o Objeto
faz isso no objeto player:
- Código:
if distance_to_obj(obj_player)<100
{
image_angle=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,4)
}//isso faz com que quando chega perto do player ele ataca.
Última edição por lucforlucas em Dom 07 Fev 2010, 16:59, editado 3 vez(es)
lucas mendes- Data de inscrição : 04/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 416
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
Poxa!
DEpois que eu recomecei a usar o GM antes eu fazia assim: move_towards_point(player.x,player.y,4)
só que depois que eu voltei a usa-lo eu colocava iso:
move_towards_point(player_x,player_y,4)!
Obrigado Denis.L
e
lucforlucas, não entendi o seu codigo me parece bem com um script para zumbie mas se eu coloco igual ao teu ele da erro na primeira linha, dai eu arrumo para "object" dai quando eu chego perto do zumbie, parece que tem uma força que joga o player pra fora.
DEpois que eu recomecei a usar o GM antes eu fazia assim: move_towards_point(player.x,player.y,4)
só que depois que eu voltei a usa-lo eu colocava iso:
move_towards_point(player_x,player_y,4)!
Obrigado Denis.L
e
lucforlucas, não entendi o seu codigo me parece bem com um script para zumbie mas se eu coloco igual ao teu ele da erro na primeira linha, dai eu arrumo para "object" dai quando eu chego perto do zumbie, parece que tem uma força que joga o player pra fora.
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
foi mal aew...
é que eu confundir...
esse codigo era pra colocar no zumbie...
desculpa aew!
vo consertar lá.
é que eu confundir...
esse codigo era pra colocar no zumbie...
desculpa aew!
vo consertar lá.
lucas mendes- Data de inscrição : 04/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 416
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
bom, pra seguir o personagem vc já sabe, mas pra olhar po personagem, coloque isso:
direction=point_direction(x,y,jogador.x,jogador.y);
image_angle=direction
se for pro zumbi olhar pro personagem é isso, se não é só trocar umas coisinhas
Ps.: é no evento step
direction=point_direction(x,y,jogador.x,jogador.y);
image_angle=direction
se for pro zumbi olhar pro personagem é isso, se não é só trocar umas coisinhas
Ps.: é no evento step
Re: Seguir e Olhar o Objeto
Bom fiz uma AI bem completa pra ti, ela tem:
-inimigo segue o player quando o vê.
-inimigo desvia dos objetos sólidos para chegar ao player.
-inimigo olha para o player.
Faça o seguinte:
No evento create do inimigo:
No evento step do inimigo:
Bom, é isso, espero que seja o que tu quer. Vlw?
FLWS!
-inimigo segue o player quando o vê.
-inimigo desvia dos objetos sólidos para chegar ao player.
-inimigo olha para o player.
Faça o seguinte:
No evento create do inimigo:
- Código:
//ainda não viu o player
ver=false
No evento step do inimigo:
- Código:
if instance_number(player)>0//se o player existe o códigos acontecem
{
if distance_to_object(player)<100
&& !(collision_line(x,y,player.x,player.y,obj_bloco,0,0))
{
//viu o player
ver=true
}
if ver=true
{
image_angle=point_direction(x,y,player.x,player.y)
//segue o player desviando dos objetos sólidos
mp_potential_step(player.x,player.y,5,0)
}
}
Bom, é isso, espero que seja o que tu quer. Vlw?
FLWS!
Última edição por Alex FC em Dom 07 Fev 2010, 20:24, editado 1 vez(es)
Re: Seguir e Olhar o Objeto
gostei dessa AI!
Vlw AlexFC, sempre tentei fazer um jogo estilo cs 2d, mas nunca conseguia por causa do enemy que vivia travando nas paredes.
Vlw AlexFC, sempre tentei fazer um jogo estilo cs 2d, mas nunca conseguia por causa do enemy que vivia travando nas paredes.
lucas mendes- Data de inscrição : 04/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 416
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir e Olhar o Objeto
mas... eu tenho uma dúvida....
alguns jogos poderiam ficar sem graça se o zoombie vinhece andando o player fizesse uma curvinha de nada ele parasse como se não estivesse vendo ele (ele num está mas ele sabe onde ele tá)
tá bom, zoombie é burro, mas e se for pessoas de verdade???
aí cumplica neh
alguns jogos poderiam ficar sem graça se o zoombie vinhece andando o player fizesse uma curvinha de nada ele parasse como se não estivesse vendo ele (ele num está mas ele sabe onde ele tá)
tá bom, zoombie é burro, mas e se for pessoas de verdade???
aí cumplica neh
Tópicos semelhantes
» 3D Fazer objeto olhar camera
» Seguir objeto
» Como fazer um objeto seguir um objeto próximo?
» Fazer um objeto seguir um outro objeto
» Objeto Seguir Outro Objeto
» Seguir objeto
» Como fazer um objeto seguir um objeto próximo?
» Fazer um objeto seguir um outro objeto
» Objeto Seguir Outro Objeto
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|