Como fazer um objeto q olha pro mouse?

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Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por Gsa2134 em Dom 07 Fev 2010, 11:20

tipo acho q tem q fazer 2 objetos 1 pro olho e 1 pro peronagem q vai olhar quero colocar isso no menu pra aparece o player bem grande(n tenho pro vou fzr outro sprite maior)e soh o olho seguir o mouse,ah e o olho n pode sair do globo ocular viu? xD
obrigado desde já
flws

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por Alex FC em Dom 07 Fev 2010, 11:46

Fiz uma engine para ficar mais facil. Bem simples:

http://www.herosh.com/download/2236353/engine_olha_mouse.rar.html

Espero que tenha ajudado.

FLWS!

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por Gsa2134 em Dom 07 Fev 2010, 11:48

vlw n eh pro n neh?
flws
[Edit]
hm eh pro s mas vlw do msm jeito acho q vou comprar o pro vlw

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por Alex FC em Dom 07 Fev 2010, 12:05

Outra vez né? Vou ter que colocar um cartaz na frente do meu PC pra lembrar XD. Mas espero mudar isso viu? Até mais!

FLWS!

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por lucas mendes em Dom 07 Fev 2010, 17:11

tem um geito faz isso, cria um spriter girando pro lado anti-horario(lembrando que tem que ser com 360 submages ok?)
coloca esso codigo no step:
Código:
image_index=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
VLW........ Very Happy

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por Henrique_GJ em Dom 07 Fev 2010, 18:11

lucforlucas escreveu:tem um geito faz isso, cria um spriter girando pro lado anti-horario(lembrando que tem que ser com 360 submages ok?)
coloca esso codigo no step:
Código:
image_index=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
VLW........ Very Happy

existem formas mais fáceis do que fazer 360 sub imagens neh

até prq esse código está erradíssimo



vou te explicar detalhadamente.

detalhe: aprendi com o oBKo

primeiro, pense no que vc vai precisar.

supondo que vc fosse fazer uma arma que apontasse pro mouse, vc precisaria de dois, porque se passesse de cima dele a arma ia girar e ficar de cabeça pra baixo e ficar ridículo neh


vamos começar

vá no evento step (prq é pra fazer o tempo todo)

primeiro crie uma variável (tudo será no mesmo código)

Código:
direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);


tradução


variável direction = direção (do objeto.x e objeto.y até mouse_x, mouse_y)


agora vamos fazer ele usar a variável


Código:
image_angle=direction


tradução

angulo da imagem = variável direção

Ps.: image_angle é uma função


resumindo, vc teria que colocar:

Código:
direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
image_angle=direction

Ps.: o lado que vc quer que fique virado pro mouse deve estar virado pra direita, então se for uma arma faça ela virada pra direita e talz

mas... e para fazer a arma não ficar de cabeça pra baixo quando o mouse estiver atrás do personagem???

coloque no step da arma

Código:
if mouse_x > jogador.x
{
sprite_index=arma_pra_direita
}
else
{
sprite_index=arma_pra_esquerda
}

troque arma_pra_direita/esquerda pelo nome do sprite

tradução, se o x do mouse for maior (estiver a direita) que o do personagem, a imagem do objeto será a da arma virada pra direita

se não

será a virada pra esquerda



Ps.: nem todos os objetos precisam do último código que coloquei (de virar esquerda/direita)


espero ter ajudado Very Happy

temos esse e mais tutos no meu site

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por Gsa2134 em Dom 07 Fev 2010, 18:41

ok mas eh pra pro ou pra lite?

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por fonetico em Dom 07 Fev 2010, 18:55

É pro o image_angle e não sei uma forma de arrumar isso.

PS: Me desculpa por não ter entrado no MSN hoje, mas tive que sair e agora tô meio sem tempo, amanhã entro frmz?

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por lucas mendes em Dom 07 Fev 2010, 20:31

~henriqueGH:
ele pediu pra ensinar em lite, e essa é a unica forma de fazer um obj mirar pro mouse no GMLITE se vc tiver outro geito no LITE nos ensine ok?

Aliás, vc disse:
if mouse_x > jogador.x
{
sprite_index=arma_pra_direita
}
else
{
sprite_index=arma_pra_esquerda
}
--------------------------
tem um geito bem mais fácil de fazer isso e economizar sprites ok?!
if mouse_x > jogador.x
{
image_xscale=1
}
else
{
image_xscale=-1
}

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por Henrique_GJ em Dom 07 Fev 2010, 20:37

ok, me desculpe, não sabia que image_angle era só pra pro, na verdade eu sabia mas esqueci, na verdade nem me esqueci mas na hora nem me passou pela cabeça isso

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

Mensagem por Gsa2134 em Dom 07 Fev 2010, 21:22

lucforlucas a primeira subimage tem q ser pra q posição??? esquerda direita cima ou baixo???
ja to na frame 100 e comecei pela direita..
[Edit]
terminado e funcionando!

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Re: Como fazer um objeto q olha pro mouse?

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