barra para tiro

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barra para tiro

Mensagem por batata95 em Qui 04 Fev 2010, 22:48

bom...
eu gostaria de fazer assim...
com que o player só consiga atirar de 3segundos em 3segundos
dai quando ele atira (botão esquerdo do mouse ) A barra do tiro fica vazia, e dps de 3 segundos ela enche, dizendo q jah pode atirar dnovo... e assim consecivamente...

se alguem souber como por favor posta ai! Surprised

batata95

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Re: barra para tiro

Mensagem por itallo em Qui 04 Fev 2010, 23:01

///create
patir = true
delay = 90
pdelay = false
blife = 90

///step
direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)

if mouse_check_button_pressed(mb_left) and patir = true
{
pdelay = true
instance_create(x,y,o_bala)
}

if pdelay = true
{
patir = false
alarm[1] = 1
}

if blife < 90
alarm[0] = 1

if blife >= 90
{
blife = 90
pdelay = false
}


///alarm[0]
if pdelay = true
{
blife+=1
alarm[0] = 1
}


////alarm[1]
blife = 0


/////draw
draw_healthbar(20,20,40,120,(blife/delay)*100,false,c_black,c_black,3,false,false)
////confira os codigos eu nao fiz no GM


Última edição por oBKo em Qui 04 Fev 2010, 23:14, editado 2 vez(es)

itallo

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Re: barra para tiro

Mensagem por batata95 em Qui 04 Fev 2010, 23:06

FATAL ERROR in
action number 3
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 3:
if mouse_button_check_pressed(mb_left) and patir = true
^
at position 5: Unknown function or script: mouse_button_check_pressed

batata95

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Re: barra para tiro

Mensagem por fonetico em Qui 04 Fev 2010, 23:14

Pra começar vamos configurar para que o player só atire de 3 em 3 segundos:

No Create do player defina uma variável de tiro, exemplo:
Código:
global.pode_atirar = true

No step do player, vamos começar nosso código:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and global.pode_atirar = true//se a tecla esquerda do mouse estiver pressionada e se pudermos atirar
{ global.pode_atirar = false //não podemos mais atirar
instance_create(0,0,obj_bala) //criamos a bala. Troque o obj_bala pelo nome da sua bala
alarm[0] = 90} //rodará 3 segundos

Certo, crie um evento alarm 0 e nele, vamos autorizar atirar novamente:

Código:
global.pode_atirar = true

Pronto! Já definimos que só podemos atirar a cada 3 segundos, agora a barra:

Crie um objeto controle sem sprite e nele coloque este código no draw

Código:
draw_rectangle(10,10,100,40,true) //desenhamos o contorno da barra
draw_rectangle_color(10,10,global.atira,40,c_red,c_red,c_red,c_red,false)//desenhamos o preenchimento da barra, e a variável global.atira é a que vamos definir

Vá no evento create deste objeto controle e crie esta variável:

Código:
global.atira = 0

Vá no evento step desse objeto e coloque esse outro código:

Código:
if global.pode_atirar = true //se podemos atirar
{ global.atira = 100} // a barra ficará cheia
else //senao
{alarm[0] = 10} //setamos o alarme a 1/3 de um segundo.

Agora crie um evento alarm 0 nesse objeto controle e coloque isto:

Código:
global.atira += 10 //o preenchimento aumenta 10 píxeis
if global.pode_atirar = false //se não podermos atirar (ou seja, já se passaram os 3 seg)
{alarm[0] = 10}//refazemos o alarme
if global.atira > 100 {global.atira = 0}

Acho que é só isso, vê se dá tudo certo, e se a tela se movimenta, te recomendo a usar views, mas isso só se ela se movimenta, e se você não conhece as views, eu te mostro depois BLZ?

olha só, eu dei umas editadas nos códigos porque encontrei erros, acho bom você ver denovo só para garantir! última modificação 11:21 da noite do dia 4 de Fev


Última edição por souzalucasjose em Qui 04 Fev 2010, 23:24, editado 2 vez(es)

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Re: barra para tiro

Mensagem por batata95 em Qui 04 Fev 2010, 23:21

deu um erro! "/ olha ai... se quiser me add no msn para facilitar : pedroramirez_95@hotmail.com

Código:
ERROR in
action number 3
of  Step Event
for object obj_player:

Error in code at line 1:
  if mouse_check_button(mb_left) and pode_atirar = true//se a tecla esquerda do mouse estiver pressionada e se pudermos atirar
                                    ^
at position 36: Unknown variable pode_atirar

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Re: barra para tiro

Mensagem por jp_away em Qui 04 Fev 2010, 23:25

concerta aew: no step do player é
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and global.pode_atirar = true//se a tecla esquerda do mouse estiver pressionada e se pudermos atirar
{ global.pode_atirar = false //não podemos mais atirar
instance_create(0,0,obj_bala) //criamos a bala. Troque o obj_bala pelo nome da sua bala
alarm[0] = 90} //rodará 3 segundos

ele esqueceu-se do global.

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Re: barra para tiro

Mensagem por fonetico em Qui 04 Fev 2010, 23:25

Já vi o erro, sabe o segundo código que te mandei? Nele tá assim né?

Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and pode_atirar = true...

Modifica isso e bota global.pode_atirar que resolve esse erro, se quiser, te mando uma engine mais tarde.

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Re: barra para tiro

Mensagem por batata95 em Qui 04 Fev 2010, 23:33

agr nao apareceu nenhum erro... mais eu ainda atiro quantas vezes quiser...
e a barra dps q eu atiro ela nao sai do 0..

add meu msn: pedroramirez_95@hotmail.com

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Re: barra para tiro

Mensagem por fonetico em Qui 04 Fev 2010, 23:37

Eita cara, não vai dar pra te adicionar... Eu tô sem MSN porque uçtimamente ele deu uns erros bem complicados e num consigo isntalar denovo.

Vai querer que eu faço uma engine?

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Re: barra para tiro

Mensagem por batata95 em Qui 04 Fev 2010, 23:40

por favor! Very Happy

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Re: barra para tiro

Mensagem por fonetico em Qui 04 Fev 2010, 23:47

Mas só amanhã firmeza? To com sono e jajá tenho que ir dormir. '-'

fonetico

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Re: barra para tiro

Mensagem por Mystery_boy_maker em Qui 04 Fev 2010, 23:48

Também to esperando a engine sempre tive essa duvida
agora acho que vou solucionar ...
a e batata95 acho que tem uma engine de tiro que carrega aki no site ...

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Re: barra para tiro

Mensagem por batata95 em Qui 04 Fev 2010, 23:49

souzalucasjose, ok pode ser amanha Very Happy


mystery eu ou dar uma olhada, se achar alguma coisa posto aki

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Re: barra para tiro

Mensagem por fonetico em Sex 05 Fev 2010, 12:20

Tô fazendo sua engine, quando terminar, posto o download num EDIT.

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Re: barra para tiro

Mensagem por batata95 em Sex 05 Fev 2010, 15:00

Firmeza! Very Happy

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Re: barra para tiro

Mensagem por fonetico em Sex 05 Fev 2010, 17:25

Olha cara, eu tentei de verdade fazer a engine, mas sinceramente, não consegui fazer a barra se mover, só atirar de 3 em 3 segundos, foi mal aí blz? Mas se tiver outra coisa em que podemos ajudar tamos aí.

fonetico

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Re: barra para tiro

Mensagem por Alex FC em Sex 05 Fev 2010, 17:29

Bom, tem essa minha engine aqui:

http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/ultimate-shot-2d-engine-v1-t3591.htm

Ela teM esse sistema. Espero que te ajude. Vlw?

FLWS!

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Re: barra para tiro

Mensagem por batata95 em Sex 05 Fev 2010, 19:43

souzalucasjose vlw por tudo mano!

AlexFC vc é o cara! vlw!
consegui \o/

vlw por toda a ajuda galera vcs sao d+ Very Happy

logo mais estarei postando meu projeto ai xD

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Re: barra para tiro

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