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como fazer a gravidade rodar um objeto???

em Qua 03 Fev 2010, 13:10
gente....

eu queria saber se tem como fazer um objeto rodar conforme a gravidade puxar, tipo nesse jogo:

clique para jogar free rider 2 (não precisa carregar, clicou jogou Very Happy

pois é, e... ao rodar um objeto o x e o y continuam sendo uma cruz ou eles rodam tbm???

tipo, normalmente, o +y é pra baixo, se eu rodar 90° ele vai pra esquerda e se eu rodar 180° vai pra cima ou vai continuar sempre pra baixo?

se alguém aí não conseguir ver o jogo que eu estou falando, é simples: vc tem uma bicicleta ou qualquer outro meio de transporte mas eu tô falando da bicicleta, e a gravidade roda o objeto, tipo quando ele tá caindo... e tal

se aparecer direitinho o jogo tem que estar aí em baixo

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Re: como fazer a gravidade rodar um objeto???

em Qua 03 Fev 2010, 13:17
usa o image_angle.
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Re: como fazer a gravidade rodar um objeto???

em Qua 03 Fev 2010, 13:21
image_angle roda o objeto mas não conforme a gravidade puxa, isso que eu quero
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Re: como fazer a gravidade rodar um objeto???

em Qua 03 Fev 2010, 13:33
Eu não tentei aqui, mas tente algo deste tipo:
ao invés de por um valor x para a gravidade, por um valor de aceleração ex. =+0.2 e um limite para essa aceleração, caso chegar a por ex. 1 ficar igual a 1, e fazer que a image_angle rode a sprite conforme a aceleração da gravidade.
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Re: como fazer a gravidade rodar um objeto???

em Qua 03 Fev 2010, 13:55
é... ficaria legal...
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Re: como fazer a gravidade rodar um objeto???

em Qua 03 Fev 2010, 13:57
pois é, e... ao rodar um objeto o x e o y continuam sendo uma cruz ou eles rodam tbm???
No que eu sei, so gira a sprite, o "X" e o "Y" continuam sendo uma cruz, eles não mudam !

Agora para ela estar virada, " o lado de baixo da sprite " sempre para onde está direcionada a gravidade, se usa a função image_angle junto com a gravity_direction, então ficaria assim:

Coloca no STEP da bicicleta, ou oque for:
Código:
image_angle=gravity_direction-270
Agora para testar como mudar a direção da gravidade, faz assim:

Coloque no Evento KeyPress UP
Código:

gravity_direction+=5

E no Evento KeyPress Down
Código:

gravity_direction-=5

Espero que funcione, no seu jogo, fiz o teste aqui com uma sprite normal e funcionou legal !
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