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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Duvida sobre array (Parte 3 xD)
2 participantes
Página 1 de 1
Duvida sobre array (Parte 3 xD)
Bom pessoal, espero que não se irritem com minhas dúvidas sobre arrays xD
Essa dúvida tenho certeza que é mais simples..
É o seguinte:
Criei uma variável:
Essa variável captura o texto do teclado (óbvio ¬¬), no evento step, eu faço o seguinte:
E no Draw:
Isso faz com que uma nova linha surja, mas o problema é que:
Eu queria que apenas a última linha usasse o keyboard_string, as outras, apenas mantivessem o valor anterior do keyboard_string. Deixa eu explicar melhor:
Eu tenho a variável text[0], e nela eu digito uma mensagem, vamos supor, digito "Olá!", quando eu pressiono enter, a mesma mensagem é adicionada nessa outra array (text[1]), e assim, eu posso modificar o texto de todas as arrays, mas o que eu quero é só poder modificar o valor da última array, as outras ficam com os valores digitados anteriormente, um exemplo do que está havendo e o que eu quero que aconteça:
O que acontece:
O que eu quero que aconteça:
Cada linha corresponde a uma array. Entenderam?
Valeu! o/
Essa dúvida tenho certeza que é mais simples..
É o seguinte:
Criei uma variável:
- Código:
text = keyboard_string
Essa variável captura o texto do teclado (óbvio ¬¬), no evento step, eu faço o seguinte:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter) {
tlines += 1;
text[tlines] = keyboard_string;
}
E no Draw:
- Código:
for (i=0; i<=tlines; i+=1) {
text[i] = keyboard_string;
draw_set_font(font0)
draw_text(pos_x+1,pos_y+10*i,text[i])
}
Isso faz com que uma nova linha surja, mas o problema é que:
Eu queria que apenas a última linha usasse o keyboard_string, as outras, apenas mantivessem o valor anterior do keyboard_string. Deixa eu explicar melhor:
Eu tenho a variável text[0], e nela eu digito uma mensagem, vamos supor, digito "Olá!", quando eu pressiono enter, a mesma mensagem é adicionada nessa outra array (text[1]), e assim, eu posso modificar o texto de todas as arrays, mas o que eu quero é só poder modificar o valor da última array, as outras ficam com os valores digitados anteriormente, um exemplo do que está havendo e o que eu quero que aconteça:
O que acontece:
- Código:
Olá!
Olá!
Olá!
Olá!
Olá!
Olá!
O que eu quero que aconteça:
- Código:
Olá!
Como vai?
Vou bem, e você?
Vou muito bem!
Que bom =)
Cada linha corresponde a uma array. Entenderam?
Valeu! o/
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Duvida sobre array (Parte 3 xD)
texto=keyboard_string
linha=0
if keyboard_check_pressed(vk_enter){linha+=1}
draw_text(posx,posy*linha,texto[linha])
tenta isso
linha=0
if keyboard_check_pressed(vk_enter){linha+=1}
draw_text(posx,posy*linha,texto[linha])
tenta isso
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Duvida sobre array (Parte 3 xD)
Eerr.. mesmo resultado o.o
Edit:
Pessoal, obrigado pela atençao, mas o problema foi resolvido, aqui a soluçao:
Edit:
Pessoal, obrigado pela atençao, mas o problema foi resolvido, aqui a soluçao:
- Código:
text[tlines] = keyboard_string;
if keyboard_check_released(vk_enter) {
tlines += 1;
text[tlines] = keyboard_string;
keyboard_string = "";
}
for (i=0; i<=tlines; i+=1) {
draw_set_font(font0)
draw_text(pos_x+1,pos_y+10*i,text[i])
}
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Duvida sobre array (Parte 3 xD)
tenta assim no create:
conta_linha=1
linha1=""
linha2=""//linha3 etc
ai no step vc poe:
linha1=keyboard_string
if keyboard_check_pressed(vk_enter)and conta_linha=1{linha1=linha1;linha2=keyboard_string; }
etc
conta_linha=1
linha1=""
linha2=""//linha3 etc
ai no step vc poe:
linha1=keyboard_string
if keyboard_check_pressed(vk_enter)and conta_linha=1{linha1=linha1;linha2=keyboard_string; }
etc
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Duvida sobre array (Parte 3 xD)
xD
Valeu kra, mas de uma olhada no meu post anterior =)
Valeu! o/
Valeu kra, mas de uma olhada no meu post anterior =)
Valeu! o/
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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