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Chuva, sem ser efeito

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Chuva, sem ser efeito

Mensagem por tata139 em Qua 27 Jan 2010, 13:23

Queria saber como, o titulo ja diz tudo, se possivel criar uma engine. Estou Usando G8P
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Re: Chuva, sem ser efeito

Mensagem por jonhycrazy em Qua 27 Jan 2010, 14:37

não sei.
Mas acho que este forum fala disso.


http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f10/chuva-de-verdade-t5266.htm?highlight=chuva
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Re: Chuva, sem ser efeito

Mensagem por tata139 em Qua 27 Jan 2010, 16:15

Não... nao me ajudou, to precisando mesmo disso.
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Re: Chuva, sem ser efeito

Mensagem por Anderson3d em Qua 27 Jan 2010, 18:14

tmb preciso saber como se faz chuva e neblina...
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Re: Chuva, sem ser efeito

Mensagem por Igor KinGamer em Qua 27 Jan 2010, 18:25

Você pode criar um obj_Gota, com o sprite de um risquinho, uma gota ou qualquer coisa, criar um obj_Chuva, e no evento step deste colocar:

Código:
gota = instance_create(random(room_width), 0, obj_Gota); // Cria gota na parte de cima da room e com x aleatório
gota.direction = 270; // Essa direção é para baixo. Aumente para cair mais para a direita, diminua para cair mais para a esquerda.
gota.speed = 15; // Velocidade com que as gotas caem.

E no evento outside room do obj_Gota:

Código:
instance_destroy();

Se o seu jogo tiver as rooms bem grandes (utilizando views), vão cair poucos pingos (provavelmente). Se esse for o caso, me avise que mudo o código para chover dentro da view (ou chover mais/menos, se você quiser).
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Re: Chuva, sem ser efeito

Mensagem por VerdiMare em Qua 27 Jan 2010, 18:38

é só usar sprites com sub-images pra fazer a chuva

até mais
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Re: Chuva, sem ser efeito

Mensagem por Alex FC em Qua 27 Jan 2010, 21:09

Olha, fiz um sisteminha bem simples, usando um background. Desenhei algumas gotas de chuva nesse background. Fui até a room, e na aba backgrounds, selecionei o background 1, escolhi o back_chuva, depois em hspeed coloquei -5 e em vspeed 5. Ta ae a engine:

http://www.herosh.com/download/2179931/engine_back_chuva_by_Alex_FC.rar.html

FLWS!
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Re: Chuva, sem ser efeito

Mensagem por Henrique_GJ em Qua 27 Jan 2010, 21:18

@Alex FC escreveu:Olha, fiz um sisteminha bem simples, usando um background. Desenhei algumas gotas de chuva nesse background. Fui até a room, e na aba backgrounds, selecionei o background 1, escolhi o back_chuva, depois em hspeed coloquei -5 e em vspeed 5. Ta ae a engine:

http://www.herosh.com/download/2179931/engine_back_chuva_by_Alex_FC.rar.html

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legal!!! só não entendi como fez pra chuva descer!!!

olhei lá, e ví q vc desenhou os pingos, parados.

olhei tbm na room e vi q não tem nada de especial lá tbm não....

então prq o background se movimenta???
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Re: Chuva, sem ser efeito

Mensagem por PedroX em Qua 27 Jan 2010, 21:27

legal!!! só não entendi como fez pra chuva descer!!!

olhei lá, e ví q vc desenhou os pingos, parados.

olhei tbm na room e vi q não tem nada de especial lá tbm não....

então prq o background se movimenta???
eu num baixei mas pelo q o alex disse eu ja entendi:
o backgorund move p/ esquerda e pra baixo, porque ele colocou hspeed e vspeed entendeu?

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Re: Chuva, sem ser efeito

Mensagem por Anderson3d em Qua 27 Jan 2010, 22:09

puxa ficou massa o engine! vou testar isso com neblina!
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