Probleminha com for (loop)²

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Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qua 27 Jan 2010, 07:59

Bom pessoal, a um tempinho atráz eu tive um pequeno problema com loops (for), e agora, volto a ter problemas..

A minha nova dúvida é a seguinte:

Como fazer para que uma array, por exemplo, array número 10, tenha um valor de uma variável. Exemplo:

Código:
for (i=0; i<=var; i+=1) {
minha_array[i] = meu_nome[i]; //No momento a variável
[b]i[/b] corresponde ao número 10
}


Claro, isso é obviamente simples, mas o problema é:
O que faço, para fazer que essa array seja sempre o valor dessa variável, mesmo a variável mudando de valores?

A variável meu_nome também como corresponde a uma array, o que me deu um probleminha a mais nisso, espero que tenham entendido.

Valeu! o/

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por CPinheiro em Qua 27 Jan 2010, 08:02

Ué, não é só colocar esse mesmo código no Step? Assim você sempre atribuiria os valores às arrays. o_õ

CPinheiro

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qua 27 Jan 2010, 08:03

Esse codigo tah sendo executado no step o.o

Froidz

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por CPinheiro em Qua 27 Jan 2010, 08:14

Froidz escreveu:Esse codigo tah sendo executado no step o.o

Então acho que eu não entendi o problema. Você não quer que a variável minha_array[i] seja sempre igual à meu_nome[i]?

CPinheiro

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qua 27 Jan 2010, 08:18

Isso, vamos ver, tirando a variavel i trocando pelo valor que ela provavelmente esconde no momento:

Código:
minha_array[10] = meu_nome[10];

Eu quero que variavel minha_array[10] seja sempre o mesmo valor da variavel meu_nome[10], entende?

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por CPinheiro em Qua 27 Jan 2010, 08:20

Mas então não é só colocar no Step minha_array[10] = meu_nome[10]?

CPinheiro

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qua 27 Jan 2010, 08:24

Nao, pois o numero 10 ai tah sendo padronizado, por exemplo, se a minha variavel i for ate 20, eu queria que isso acontecesse:

Código:
minha_array[1] = meu_nome[1];
minha_array[2] = meu_nome[2];
minha_array[3] = meu_nome[3];
minha_array[4] = meu_nome[4];
minha_array[5] = meu_nome[5];
minha_array[6] = meu_nome[6];
minha_array[7] = meu_nome[7];
minha_array[8] = meu_nome[8];
minha_array[9] = meu_nome[9];
minha_array[10] = meu_nome[10];
minha_array[11] = meu_nome[11];
minha_array[12] = meu_nome[12];
minha_array[13] = meu_nome[13];
minha_array[14] = meu_nome[14];
minha_array[15] = meu_nome[15];
minha_array[16] = meu_nome[16];
minha_array[17] = meu_nome[17];
minha_array[18] = meu_nome[18];
minha_array[19] = meu_nome[19];
minha_array[20] = meu_nome[20];

Explicando:
A variavel i eh infinita...
E essa variavel eh modificada dentro do for, como mostrado la em cima.

Froidz

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por CPinheiro em Qua 27 Jan 2010, 08:36

Froidz escreveu:Explicando:
A variavel i eh infinita...
E essa variavel eh modificada dentro do for, como mostrado la em cima.

Eu sei, pô. Mas não entendi o porquê do código não funcionar.

Refiz o que você queria aqui no GM e deu certo. ó.ò Olha os códigos:

Create:
Código:
var1[0]="Valor 1"
var1[1]="Valor 2"
var1[2]="Valor 3"
var1[3]="Valor 4"
var1[4]="Valor 5"

var2[1]=""
var2[2]=""
var2[3]=""
var2[4]=""
var2[5]=""

Step:
Código:
for(i=0;i<5;i+=1;)
{
var2[i+1] = var1[i];}

Draw:
Código:
for(i=0;i<5;i+=1;)
{
    draw_text(32,20*i,var2[i+1]);
}

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qua 27 Jan 2010, 08:41

Entao, realmente nao entendo qual o erro aqui...

O jeito, eh mostrar o codigo no game maker:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)  and mouse_x<x+xsize and mouse_x>x+0 and mouse_y<y+ysize and mouse_y>y+51 {
new_name[i] = item_sel.nome;
}

for (i=0; i<=objs; i+=1) {
item_array_name[i] = new_name[i];
}

Uma coisinha:
Na verdade esse codigo eh usado no evento draw, mas como ele funciona como step tbm acho que nao ha problemas...

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por CPinheiro em Qua 27 Jan 2010, 08:57

Froidz escreveu:Entao, realmente nao entendo qual o erro aqui...

O jeito, eh mostrar o codigo no game maker:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)  and mouse_x<x+xsize and mouse_x>x+0 and mouse_y<y+ysize and mouse_y>y+51 {
new_name[i] = item_sel.nome;
}

for (i=0; i<=objs; i+=1) {
item_array_name[i] = new_name[i];
}

Uma coisinha:
Na verdade esse codigo eh usado no evento draw, mas como ele funciona como step tbm acho que nao ha problemas...

Por via das dúvidas, tente colocar o código no Step.

CPinheiro

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qua 27 Jan 2010, 09:03

Infelizmente nao seria possivel, pq dentro do for, ainda tem um codigo para desenhar uma sprite, algo q nao da pra fazer com o step o.o

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Kabeção em Qua 27 Jan 2010, 16:46

Não entendo o problema disso.

Como você sabe que esta dando errado?
O que acontece para você saber?

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por dungeon333 em Qua 27 Jan 2010, 18:00

Froidz escreveu:Entao, realmente nao entendo qual o erro aqui...

O jeito, eh mostrar o codigo no game maker:
Código:

if mouse_check_button_pressed(mb_left)  and mouse_x<x+xsize and mouse_x>x+0 and mouse_y<y+ysize and mouse_y>y+51 {
new_name[i] = item_sel.nome;
}

for (i=0; i<=objs; i+=1) {
item_array_name[i] = new_name[i];
}

Uma coisinha:
Na verdade esse codigo eh usado no evento draw, mas como ele funciona como step tbm acho que nao ha problemas...
seu code
Código:

if mouse_check_button_pressed(mb_left)  and mouse_x<x+xsize and mouse_x>x+0 and mouse_y<y+ysize and mouse_y>y+51 {
new_name[    i  da onde vem esse i<?????? ] = item_sel.nome;
tenta
Código:

if mouse_check_button_pressed(mb_left)  and mouse_x<x+xsize and mouse_x>x+0 and mouse_y<y+ysize and mouse_y>y+51 {
new_name[objs] = item_sel.nome;

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qua 27 Jan 2010, 18:42

Ok Kabeção, irei mandar o código completo:

Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<x+xsize and mouse_x>x+0 and mouse_y<y+ysize and mouse_y>y+51 and newitem = true {

item_array_x[i] = x;
item_array_y[i] = y;
posx[i] = mouse_x-x-room_xsize+myxitem;
posy[i] = mouse_y-y+51-room_ysize+myyitem;
item_array_img[i] = "";
new_item_img[i] = item_sel.my_img;
objs += 1;
item_array_name[i] = item_sel.nome;
new_xorig[i] = item_sel.my_xorig;
new_yorig[i] = item_sel.my_yorig;
new_name[i] = item_sel.nome;
}

for (i=0; i<=objs; i+=1) {
item_array_x[i] = posx[i]+x-room_xsize-myxitem;
item_array_y[i] = posy[i]+y-51-room_ysize-myyitem;
item_array_img[i] = new_item_img[i];
item_array_name[i] = new_name[i];
item_array_xorig[i] = new_xorig[i];
item_array_yorig[i] = new_yorig[i];

var xx,yy,xx1,yy1,xx2,yy2;
xx = x+xsize;
yy = y+ysize;
xx1 = 0;
yy1 = 0;
xx2 = 0;
yy2 = 0;

if item_array_x[i]<=x+item_array_xorig[i] then {xx1 = -item_array_x[i]+x+1+item_array_xorig[i]}
if item_array_y[i]-51<=y+item_array_yorig[i] then {yy1 = -item_array_y[i]+y+52+item_array_yorig[i]}
if item_array_x[i]+sprite_get_width(item_array_img[i])>=xx then {xx2=-item_array_x[i]+xx-sprite_get_width(item_array_img[i])+item_array_xorig[i]}
if item_array_y[i]+sprite_get_height(item_array_img[i])>=yy then {yy2=-item_array_y[i]+yy-sprite_get_height(item_array_img[i])+item_array_yorig[i]}

if item_array_x[i]<=xx+item_array_xorig[i] and item_array_x[i]+sprite_get_width(item_array_img[i])>=x+1 and item_array_y[i]<=yy+item_array_yorig[i] and item_array_y[i]+sprite_get_height(item_array_img[i])>=y+21 {
draw_sprite_part_ext(item_array_img[i],-1,0+xx1,0+yy1,xx2+sprite_get_width(item_array_img[i])-xx1,yy2+sprite_get_height(item_array_img[i])-yy1,item_array_x[i]-item_array_xorig[i]+xx1,item_array_y[i]-item_array_yorig[i]+yy1,1,1,c_white,1)
}

Esse script nada mais é que um script aprimorado do que adicionei aqui no fórum, ele faz com que "objetos falsos" sejam criados em determinada parte da room, com uma imagem.

Imagem essa, que é definida pela seguinte variável:
Código:
item_array_img[i] = new_item_img[i];

Que está dentro do for, veja lá em cima, que a variável new_item_img[i] tem o mesmo valor de item_sel.my_img, ou seja, tem o valor da variável my_img de um objeto.

Vamos supor, que estes objetos falsos sejam verdadeiros, e que a imagem deles são os valores da variável new_item_img[i] (o que é verdade), e esta variável, está direcionada para outra, que é a item_sel.my_img (item_sel esconde o id de um objeto), ou seja, como vocês veêm lá em cima: new_item_img[i] = item_sel.my_img;

E o problema é que um objeto controla a variável my_img, e quando modifico essa variável (modificando para outra imagem) a imagem dos objetos falsos criados não mudam, continuam a de antes, mas se eu torno a criar objetos falsos, eles aparecem com a nova imagem, o que parecem ser objetos diferentes.

Deu pra entender?
Acho que até eu fiquei confuso, mas espero que entendam.. xD

Valeu! o/

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Kabeção em Qua 27 Jan 2010, 21:44

Onde você cria a variável "i" antes de executar a parte do mouse?
Se você a defini só uma vez, quando o "i" sair do loop for ele vai ter o valor da variável "objs" mais 1 e quando o código passar de novo pela parte do mouse vai acontecer o erro (vai definir as variáveis para uma imagem que nunca será desenhada).

A solução para isso poderia ser:
No inicio, defina "objs" como -1, o primeiro código na parte do mouse tem que ser "objs += 1"e troque os "i" por "objs".
Ficaria assim:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<x+xsize and mouse_x>x+0 and mouse_y<y+ysize and mouse_y>y+51 and newitem = true {

objs += 1;
item_array_x[objs] = x;
item_array_y[objs] = y;
posx[objs] = mouse_x-x-room_xsize+myxitem;
posy[objs] = mouse_y-y+51-room_ysize+myyitem;
item_array_img[objs] = "";
new_item_img[objs] = item_sel.my_img;
item_array_name[objs] = item_sel.nome;
new_xorig[objs] = item_sel.my_xorig;
new_yorig[objs] = item_sel.my_yorig;
new_name[objs] = item_sel.nome;
}

for (i=0; i<=objs; i+=1) {
item_array_x[i] = posx[i]+x-room_xsize-myxitem;
item_array_y[i] = posy[i]+y-51-room_ysize-myyitem;
item_array_img[i] = new_item_img[i];
item_array_name[i] = new_name[i];
item_array_xorig[i] = new_xorig[i];
item_array_yorig[i] = new_yorig[i];

var xx,yy,xx1,yy1,xx2,yy2;
xx = x+xsize;
yy = y+ysize;
xx1 = 0;
yy1 = 0;
xx2 = 0;
yy2 = 0;

if item_array_x[i]<=x+item_array_xorig[i] then {xx1 = -item_array_x[i]+x+1+item_array_xorig[i]}
if item_array_y[i]-51<=y+item_array_yorig[i] then {yy1 = -item_array_y[i]+y+52+item_array_yorig[i]}
if item_array_x[i]+sprite_get_width(item_array_img[i])>=xx then {xx2=-item_array_x[i]+xx-sprite_get_width(item_array_img[i])+item_array_xorig[i]}
if item_array_y[i]+sprite_get_height(item_array_img[i])>=yy then {yy2=-item_array_y[i]+yy-sprite_get_height(item_array_img[i])+item_array_yorig[i]}

if item_array_x[i]<=xx+item_array_xorig[i] and item_array_x[i]+sprite_get_width(item_array_img[i])>=x+1 and item_array_y[i]<=yy+item_array_yorig[i] and item_array_y[i]+sprite_get_height(item_array_img[i])>=y+21 {
draw_sprite_part_ext(item_array_img[i],-1,0+xx1,0+yy1,xx2+sprite_get_width(item_array_img[i])-xx1,yy2+sprite_get_height(item_array_img[i])-yy1,item_array_x[i]-item_array_xorig[i]+xx1,item_array_y[i]-item_array_yorig[i]+yy1,1,1,c_white,1)
}

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qua 27 Jan 2010, 22:32

O resultado ainda é o mesmo de antes..
Simplesmente por que não alterou os valores, apenas as variáveis, se você analizar o código, o i e objs tem sempre os mesmos valores..

Toh me matando aqui inventando métodos mirabolantes, eu até quase consegui algo, mas deu bug... =S

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Kabeção em Qui 28 Jan 2010, 09:34

Bom, então a unica coisa que posso pensar agora é na posição dos códigos.
Você disse que um outro objeto controla a variável de imagem.
E se esse objeto estiver executando depois e não antes do código que postou?

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qui 28 Jan 2010, 12:26

Não é isso não, fiz um teste aqui criando o objeto que executa esse script depois do objeto que controla a variável da imagem, e ainda dá na mesma coisa..

Eu definitivamente não sei o que fazer,
caso queira ver a engine de perto para tentar me ajudar, posso lhe enviar por mp?

Valeu! o/

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Kabeção em Qui 28 Jan 2010, 13:18

Pode sim.
Me envie e eu vejo o que posso fazer.

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por dungeon333 em Qui 28 Jan 2010, 13:19

tenta esse code ai
Código:

if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<x+xsize and mouse_x>x+0 and mouse_y<y+ysize and mouse_y>y+51 and newitem = true {

item_array_x[i] = x;
item_array_y[i] = y;
posx[i] = mouse_x-x-room_xsize+myxitem;
posy[i] = mouse_y-y+51-room_ysize+myyitem;
item_array_img[i] = "";
new_item_img[i] = item_sel.my_img;
objs += 1;
item_array_name[i] = item_sel.nome;
new_item_id[i] = item_sel
new_xorig[i] = item_sel.my_xorig;
new_yorig[i] = item_sel.my_yorig;
new_name[i] = item_sel.nome;
}

for (i=0; i<=objs; i+=1) {
item_array_x[i] = posx[i]+x-room_xsize-myxitem;
item_array_y[i] = posy[i]+y-51-room_ysize-myyitem;
item_array_img[i] = new_item_id[i].my_img;
item_array_name[i] = new_item_id[i].nome
item_array_xorig[i] = new_item_id[i].my_xorig;
item_array_yorig[i] = new_item_id[i].my_yorig;

var xx,yy,xx1,yy1,xx2,yy2;
xx = x+xsize;
yy = y+ysize;
xx1 = 0;
yy1 = 0;
xx2 = 0;
yy2 = 0;

if item_array_x[i]<=x+item_array_xorig[i] then {xx1 = -item_array_x[i]+x+1+item_array_xorig[i]}
if item_array_y[i]-51<=y+item_array_yorig[i] then {yy1 = -item_array_y[i]+y+52+item_array_yorig[i]}
if item_array_x[i]+sprite_get_width(item_array_img[i])>=xx then {xx2=-item_array_x[i]+xx-sprite_get_width(item_array_img[i])+item_array_xorig[i]}
if item_array_y[i]+sprite_get_height(item_array_img[i])>=yy then {yy2=-item_array_y[i]+yy-sprite_get_height(item_array_img[i])+item_array_yorig[i]}

if item_array_x[i]<=xx+item_array_xorig[i] and item_array_x[i]+sprite_get_width(item_array_img[i])>=x+1 and item_array_y[i]<=yy+item_array_yorig[i] and item_array_y[i]+sprite_get_height(item_array_img[i])>=y+21 {
draw_sprite_part_ext(item_array_img[i],-1,0+xx1,0+yy1,xx2+sprite_get_width(item_array_img[i])-xx1,yy2+sprite_get_height(item_array_img[i])-yy1,item_array_x[i]-item_array_xorig[i]+xx1,item_array_y[i]-item_array_yorig[i]+yy1,1,1,c_white,1)
}
o problema eh q vc so esta setando as variaveis tudo denovo
+ o certo seria vc guardar o id do item criado na array
dai na hora de setar seria setado o valor da variavel do item acho q vai dar certo..

dungeon333

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Re: Probleminha com for (loop)²

Mensagem por Froidz em Qui 28 Jan 2010, 14:02

Caramba!

Nossa dungeon, fantástico, realmente não sabia que o problema era este, valeu mesmo kra.

Ae kabeção, o dungeon resolveu o problema, mas valeu ae hein.
Seu nome estará na lista de colaboradores nos créditos do Programmer dungeon, valeu mesmo.

Valeu! o/

Froidz

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Re: Probleminha com for (loop)²

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