Zig-zag nave espacial

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Zig-zag nave espacial

Mensagem por gabrielsch em Ter 26 Jan 2010, 18:31

Ola pessoal venho com mais uma de minhas duvidas.
Essa duvida faz uam grande diferensa na dificuldade de meu projeto, tenho um objeto "nave" e no mapa ela desse até chegar no chão, só que quando ela desse ela desse reto sem nenhum movimento adicional porisso queria que alguem ai pudesse me ajudar a como fazer para que a nave fosse para um lado e para o outro em umavelocidade de 2 ou algo assim....

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Re: Zig-zag nave espacial

Mensagem por Igor KinGamer em Ter 26 Jan 2010, 20:37

Você pode fazer ela ir para um lado e para o outro assim:

Evento Create:

Código:
no_chao = false; // A nave ainda não chegou no chão
hspeed = 2; // Velocidade horizontal = 2
alarm[0] = n*room_speed; // Ativa o alarme 0 em n segundos (troque o n pela quantidade que quiser)

Evento Alarm 0:

Código:
hspeed *= -1; // Inverte velocidade horizontal
if (no_chao == false) // Se ainda não está no chão
alarm[0] = n*room_speed; // Ativa o alarme 0 em n segundos de novo

E, no evento de a nave colidir com o chão (ou o evento que faz ela parar), coloque:

Código:
hspeed = 0;

Mas, se você quiser que a nave faça um movimento com "easing" (se você não sabe o que significa, é um movimento mais "leve", quando está indo numa direção, não muda de repente para a outra, vai diminuindo a velocidade aos poucos), você pode usar o seno:

Evento Create:

Código:
x_inicial = x;
no_chao = false; // A nave ainda não chegou no chão
n = 0; // Variável que será usada no seno
alarm[0] = n*room_speed; // Ativa o alarme 0 em n segundos (troque o n pela quantidade que quiser)

Evento Step:

Código:
n += 0.1; // Aumenta sempre a variável. Se quiser que a nave se mova mais rápido, aumente.
if (no_chao == false) // Se ainda não está no chão
x = x_inicial+sin(n)*d // No lugar de "d", coloque a distância (em pixels) que quer que a nave alcance para um lado e para o outro.

E, como no outro jeito, no evento que faz ela parar, coloque

Código:
hspeed = 0;

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Re: Zig-zag nave espacial

Mensagem por Henrique_GJ em Ter 26 Jan 2010, 21:35

não seria só criar um path, time line, ou coisa parecida???

ou senão, eu faria assim, colocaria 2 alarmes, e em um ele vai pra diagonal esuqerda/baixo, e ativa o outro alarme, o outro alarme, esse outro vai pra diagonal direita/baixo e na colision com chão trocava de objeto

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Re: Zig-zag nave espacial

Mensagem por gabrielsch em Ter 26 Jan 2010, 21:56

Obrigado a vocês me ajduaram muito, daqui a pouco vou postar meu projeto!

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Re: Zig-zag nave espacial

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