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[RESOLVIDO] image_speed e image_index
3 participantes
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[RESOLVIDO] image_speed e image_index
São 8 imagens de uma nave lateral, a primeira imagem a nave está totalmente de lado,
a segunda imagem a nave começa a descer aparecendo mais sua asa e assim por diante. Usando "image_speed" as imagens vão passando uma a uma quando aperto a tecla down, beleza.
códigos que usei:
if keyboard_check(vk_down) then
{sprite_index = spr_player_desce
image_speed = 0.1}
if keyboard_check_released(vk_down) then
{sprite_index = spr_player_desce
image_speed = - 0.1}
Com esses códigos não tenho controle das ações. O que eu quero é o seguinte:
1 - Quando chegar na ultima imagem e eu ainda estiver com a tecla pressionada, continue nesta imagem.
2 - Quando eu soltar a tecla e a imagem estiver, po ex. na 4 e eu tornar a apertar a tecla, a imagem ir da 4 até a 5, ou 6, ou, 7, ou 8, dependendo do tempo que pressiono ou solto a tecla.
desde já agradeço a quem elucidar isso pra mim.
a segunda imagem a nave começa a descer aparecendo mais sua asa e assim por diante. Usando "image_speed" as imagens vão passando uma a uma quando aperto a tecla down, beleza.
códigos que usei:
if keyboard_check(vk_down) then
{sprite_index = spr_player_desce
image_speed = 0.1}
if keyboard_check_released(vk_down) then
{sprite_index = spr_player_desce
image_speed = - 0.1}
Com esses códigos não tenho controle das ações. O que eu quero é o seguinte:
1 - Quando chegar na ultima imagem e eu ainda estiver com a tecla pressionada, continue nesta imagem.
2 - Quando eu soltar a tecla e a imagem estiver, po ex. na 4 e eu tornar a apertar a tecla, a imagem ir da 4 até a 5, ou 6, ou, 7, ou 8, dependendo do tempo que pressiono ou solto a tecla.
desde já agradeço a quem elucidar isso pra mim.
Última edição por Da Galáxia em Seg 25 Jan 2010, 00:31, editado 1 vez(es)
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: [RESOLVIDO] image_speed e image_index
cara é o seguinte, voce tem que fazer a nave em um sprite só.
vamos dizer que o sprite ficaria assim, no frame zero ela está para cima, no frame 4 ela está no meio e no frame 8 ela está pra baixo:
teriamos algo dess tipo:
vamos dizer que o sprite ficaria assim, no frame zero ela está para cima, no frame 4 ela está no meio e no frame 8 ela está pra baixo:
teriamos algo dess tipo:
- Código:
if keyboard_check(vk_down) then{
if image_index<8 {image_speed = 0.1}
}
if keyboard_check(vk_up) then{
if image_index>0 {image_speed =-0.1}
}
if !keyboard_check(vk_up) and !keyboard_check(vk_down) then{
if image_index>4{image_speed =-0.1}
if image_index<4{image_speed = 0.1}
}
fokao- Data de inscrição : 14/09/2008
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Re: [RESOLVIDO] image_speed e image_index
fokao! Agradeço por responder, mas o que quero é, que enquanto "down" estiver pressionado (vai passar as sub-imagens, image_speed = 0.1"), e chega na ultima imagem do sprite, fique nesta ultima, e quando solto a tecla (released do down) o movimento das imagens voltem ("image_speed = -0.1) e pare na imagem 0, e que o processo se reinicie quando eu tornar a apertar o down. Só quero fazer na tecla down, pois se der certo consigo fazer também na tecla up.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: [RESOLVIDO] image_speed e image_index
image_speed é uma variavel local usada pra controlar a velocidade da animação. Para resolver seu problema teremos que usar image_index:
Eu testei o código aqui e ficou perfeito. Espero ter te ajudado, Vlw?
FLWS!
- Código:
image_speed=0//velocidade de animação é zero
if keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_nave
if image_index<7{image_index+=0.2}//sua nave tem 8 subimagens sendo a 1ª a zero e a ultima a sete, por isso utilizei o valor 7 nesta parte
}
else
{
sprite_index=sprite_nave
if image_index>0.2{image_index-=0.2}
}
Eu testei o código aqui e ficou perfeito. Espero ter te ajudado, Vlw?
FLWS!
Re: [RESOLVIDO] image_speed e image_index
Alex FC ;
Funcionou perfeitamente, valeu mesmo.
Funcionou perfeitamente, valeu mesmo.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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