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Apresento... uma pergunta!

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Apresento... uma pergunta! Empty Apresento... uma pergunta!

Mensagem por Fabrício Qui 21 Jan 2010, 05:06

Olá!

Bem... como é meu primeiro tópico resolvi publicar aqui...

Na verdade eu tenho é uma pergunta, mas fiquei em dúvida onde deveria fazer, uma vez que pra arte gráfica só vi espaço para tutoriais e exposição...

Pretendo criar um jogo no Game Maker (sério?) e quero ele com um visual estilo Nintendinho, Master, 8 bits e tal...

Bom, queria saber uma maneira inteligente de salvar minhas imagens, uma vez que serão simples, com poucas cores e etc. Imagino eu que poderão ficar bem pequenas, deixando o jogo leve e tudo mais...

Conhece o Mario?

...

Vou usar ele como exemplo:

Apresento... uma pergunta! 24bits

Essa imagem ai salva no Paint como BMP 24 bits fica com 630 bytes.
Como BMP 256 cores muda um pouco a tonalidade das cores e fica com 1,24 KB!!
Como BMP 16 cores muda bastante ( Apresento... uma pergunta! 16cores ) e fica com 246 bytes.
Como JPG deixa a imagem horrível, misturando os pixels, e ainda aumenta o tamanho pra 735 bytes?!!!
Como PNG a qualidade me pareceu idêntica ao BMP 24 bits e fica com 280 bytes, muito próximo ao BMP 16 cores!

A princípio eu já tinha me decidido, PNG e pronto! Porém clicando com o direito na imagem, indo em Propriedades na aba Detalhes, vejo que a intensidade de bits continua 24...

Se eu vou criar um jogo que vai ter gráficos da era 8 bits, utilizar imagens com intensidade de 24 bits não seria muita burrice não? Digo, imagino que meu jogo ficará maior e mais pesado do que o necessário... Ou já to é viajando na maionese e isso não tem muita importância nos tempos de hoje?

Desculpem-me, mas é meu primeiro jogo e não tenho experiência no assunto... pretendo fazer algo simples.

Editado: Aproveitando, apresento... outra pergunta!

Essa é relacionada ao áudio, trilha sonora e tal... Normalmente as músicas de jogos começam e não terminam, porém não são simplesmente executadas novamente, como num "modo repetição" comum, pois não voltam para o começo, elas se encaixam em algum ponto logo no início, mas não no início... Alguém saberia como isso é feito? MIDIs tem esse recurso? Ou melhor, qual formato de áudio seria o mais fiel ao som de um Nintendinho/Master System?

Abraços,
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Mensagem por diassis Qui 21 Jan 2010, 11:37

Caro Fabrisio Bem Vindo ao forum.
te recomendo fazer perguntas no tópico Perguntas & Respostas

quanto ao formato das images GIF ou JPG são mais leves
mas não se precupe com bites ou kbites poi o execultavel tem no mínimo 2 megas
o som MID é melhor e você po determinar os tempos que deve ser tocado através de alarmes,
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Mensagem por Igor KinGamer Qui 21 Jan 2010, 12:01

Tópicos de perguntas desse tipo (sobre o GM) devem ser postados no Perguntas & Respostas da seção desenvolvimento (não na GML, já que não tem nada a ver com GML...). Se nenhum mod/adm ver o tópico, envia uma MP pra algum pedindo para mover.

diassis escreveu:[...]
o som MID é melhor e você po determinar os tempos que deve ser tocado através de alarmes,

??? Acho que você não entendeu o que ele quis dizer... Que eu saiba, o GM não tem "naturalmente" um jeito de fazer isso, ou tem que usar alguma DLL, ou separar o som em dois, tocar o início e depois colocar o resto para repetir.

Talvez tenha algum jeito sem DLL's no GM7 ou 8, mas eu só uso o 6.1, então não sei. Ou, talvez, tenha até mesmo no 6.1 e eu não descobri.
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Mensagem por diassis Qui 21 Jan 2010, 12:18

se quiser que passe um determinado tempo para a musica começar a tocar ele pode usar um alarme para isso
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Mensagem por Igor KinGamer Qui 21 Jan 2010, 12:21

O que ele quer não é que a música toque depois de um tempo, ele quer que ela toque e, depois de acabar, volte para alguma parte perto do ínicio, mas não no início mesmo.
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Mensagem por CPinheiro Qui 21 Jan 2010, 12:46

Primeiramente, bem-vindo!

A repetição das músicas é bem simples. As músicas de Super Mario Bros. são feitas de forma que o inicio é a continuação do final. Em outras palavras, se baixarmos uma música do Super Mario Bros. e colocarmos no Windows Media Player (com a opção de repetir ligada), vai parecer que é uma música infinita.

Quanto aos sprites, não tem necessidade de fazer com que a imagem seja 8 bits. Tipo, apenas use os gráficos 8 bits, salve como png e use. A diferença de peso é mínima, creio eu, e isso não é algo que importe muito, na verdade.

Falows!
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Mensagem por Janx Qui 21 Jan 2010, 14:44

Movido.

Realmente imagens tão pequenas como essas que você mostrou ai tem um peso mínimo no jogo. Você pretende carregar os gráficos de uma pasta ou pretende deixar tudo já no exe? Se for no *.exe (adicionar os sprites no game maker, tals) não faz diferença (pelo menos no 7) pois ele carrega as imagens (na execução do jogo) na memória como se fossem BMP, sim um formato mais pesado e com imagens grandes consome bastante ram (1024x768 deve dar uns 10mb).
Se você quiser saber quanta memória a imagem vai usar no jogo salve ela em BMP 24bits. O tamanho que ela tiver é o que o GM7 vai usar na memória.

Mas, caso você prefira carregar todos (ou a maioria) os recursos externamente, você pode salvar eles em PNG que o tamanho do arquivo é menor, deixando a pasta do jogo com um tamanho total menor, ficando mais fácil para baixar etc. Mas na hora que essas imagens são carregadas no GM, como eu disse antes, vão para memória com o tamanho de BMP.

Sinceramente não acho necessário se preocupar muito com o tamanho (KB) das imagens a não ser que sejam maiores de 256x256.

As músicas do Mario são como o CPinheiro disse, 'infinitas'. Você não precisa se preocupar em onde ela vai ficar igual o final pois elas foram feitas de modo que o fim se encaixa perfeitamente com o inicio.

Acho que deu para você entender né?
Qualquer coisa não deixe de perguntar!
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Mensagem por Gabreel Qui 21 Jan 2010, 19:46

Cara, quanto a imagens.. Você ta viajando na maionese.. Você ta comparando tamnho em Bytes? O_O

Se fosse tipo uns 500 Kilobytes ainda;;

Seu jogo 8Bit so vai começar a ficar pesado qaundo você colokar imagens grandes, e sons MP3 que dificilmente deve acontecer..
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Mensagem por chaampignon Qui 21 Jan 2010, 21:19

Soh qro dizer... bem vindo!!! é q naum entendi sua pergunta Happy , vc vai adorar participar do forum
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Mensagem por Fabrício Qui 21 Jan 2010, 23:39

Primeiro peço desculpas. Não publiquei em Desenvolvimento, pois achei que era um local mais voltado ao próprio Game Maker, e as minhas perguntas eram sobre gráficos e áudio... Foi mal!

diassis, valeu pela dica dos alarmes, eu nem sabia o que era isso, mas dando uma pesquisada encontrei uma matérica bem bacana: . Parece realmente um recurso indispensável, vou dar uma futricada depois!

Igor KinGamer, tu entendeu perfeitamente o que eu quis dizer. Em alguns jogos as músicas tem tipo uma introdução... Pô, essa idéia de separar as músicas achei perfeita! Nunca "reparti" uma MIDI, mas não deve ser difícil, vou pesquisar sobre.

CPinheiro, a matéria dos alarmes é tua! Por sinal, também! Bah, tu nem sabe como ta me ajudando. Consegui fazer tranqüilamente a aula, agora to tentando entendê-la, o que é bem diferente, hehe...

Janx, não irei usar só imagens tão pequenas assim, porém nenhuma vai chegar nem perto de 256x256. O que estou fazendo é uma espécie de cruzamento, ou "crossover" de jogos 8 bits, a sinopse ou "storyline" já ta pronta. tipo... São 5 fases e 5 personagens, todos tirados de Nintendinho e Master System. Pretendo fazer algo bem simples e digo até de maneira resumida, então imagino que vão ser muitas imagens, porém todas bem pequenas. O negócio é mais pra aprender a usar o programa e se divertir, porém quero sim fazer algo bem feito! Sobre isso de adicionar no *.exe ou carregar de uma pasta eu... Bah, sinceramente não entendi! Eu faço assim, crio grupos na pasta Sprites e então vou colocando as imagens lá... Isso seria o adicionar no *.exe ou carregar por pastas? Mas antes, to vendo que onde eu TENHO que me focar bastante é nos códigos e tal, IFs e afins...Copiar eu já aprendi, agora quero aprender a entender, hehe... Então, da maneira que eu to fazendo faço por PNG? Ou deixo BMP 24 bits, pois eu to é adicionando no *.exe? E pelo que entendi carregar externamente é melhor, certo? Baah... desculpa, pior que eu realmente to perdido no que tu quis dizer! = /

·ßieL, pior que eu não to só viajando na maionese, já to é viajando em BYTES!

chaampignon, valeu! Já estou adorando = ]
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Mensagem por Janx Sex 22 Jan 2010, 00:38

Fabrício escreveu:
Janx, não irei usar só imagens tão pequenas assim, porém nenhuma vai chegar nem perto de 256x256. O que estou fazendo é uma espécie de cruzamento, ou "crossover" de jogos 8 bits, a sinopse ou "storyline" já ta pronta. tipo... São 5 fases e 5 personagens, todos tirados de Nintendinho e Master System. Pretendo fazer algo bem simples e digo até de maneira resumida, então imagino que vão ser muitas imagens, porém todas bem pequenas. O negócio é mais pra aprender a usar o programa e se divertir, porém quero sim fazer algo bem feito! Sobre isso de adicionar no *.exe ou carregar de uma pasta eu... Bah, sinceramente não entendi! Eu faço assim, crio grupos na pasta Sprites e então vou colocando as imagens lá... Isso seria o adicionar no *.exe ou carregar por pastas? Mas antes, to vendo que onde eu TENHO que me focar bastante é nos códigos e tal, IFs e afins...Copiar eu já aprendi, agora quero aprender a entender, hehe... Então, da maneira que eu to fazendo faço por PNG? Ou deixo BMP 24 bits, pois eu to é adicionando no *.exe? E pelo que entendi carregar externamente é melhor, certo? Baah... desculpa, pior que eu realmente to perdido no que tu quis dizer! = /

Se você está adicionando os sprites lá no gamemaker, naquelas pastinhas sprites e backgrounds, você está adicionando direto no executavel (.exe).
Bom, carregar de arquivos externos pode ou não ser melhor. As imagens estariam ali, facil para qualquer um roubar, a não ser que você encripite os arquivos e vou te confundir mais....
Do jeito que você tá fazendo, pondo no game maker, você pode usar imagens em PNG mesmo, que não vai fazer diferença no jogo, mas pode salvar um poco de espaço no seu computador Cool

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Mensagem por Fabrício Sex 22 Jan 2010, 01:26

Roubar as imagens? Eu já estou roubando da Sega, Nintendo, Capcom... ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão, hehe...

E agora entendi, então o Game Maker pode carregar recursos por códigos, em tempo real e tal? Bacana, pode ser interessante, não no meu jogo, mas pra algum outro projeto, dando liberdade ao usuário de personalizar e tal!

Encripite? Ok, ok... Quero fazer algo bem feito e tudo mais, mas é meu primeiro jogo! Tu ta num nível muito avançado pra ele... hehe, mas Janx, valeu mesmo pelas dicas!!

E... Se não for abusar, já que tu comentou da pasta Background, tu sabe como deixar imagens nela como sólido? Eu faço assim, deixo tudo relacionado a cenários em Background, inclusive o chão e as paredes, sendo que imagens do mesmo cenário deixo numa imagem só. Sei lá, achei mais prático na hora de "desenhar" a fase. Porém to criando Objetos invisíveis e colocando por cima das imagens do Background, pois não consegui criar chão sem Objetos... É gambiarra minha ou é assim mesmo?


Última edição por Fabrício em Sex 22 Jan 2010, 01:30, editado 2 vez(es)
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Mensagem por lukinhas Sex 22 Jan 2010, 01:27

lol eu ripo as sprites e legal e chato tb

Editado por CPinheiro: Flood.
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Mensagem por CPinheiro Sex 22 Jan 2010, 06:48

E... Se não for abusar, já que tu comentou da pasta Background, tu sabe como deixar imagens nela como sólido? Eu faço assim, deixo tudo relacionado a cenários em Background, inclusive o chão e as paredes, sendo que imagens do mesmo cenário deixo numa imagem só. Sei lá, achei mais prático na hora de "desenhar" a fase. Porém to criando Objetos invisíveis e colocando por cima das imagens do Background, pois não consegui criar chão sem Objetos... É gambiarra minha ou é assim mesmo?

Esse é o método mais comum para montar fases. Tanto que tenho um projeto de game do Mario também em que faço exatamente isso.

É simples: crie um objeto sólido com sprite de 16x16 e deixe-o invisível. Então, na room, coloque ele por cima dos Tile Sets ("backgrounds" que são repartidos em varios pedacinhos para a montagem do cenário).
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Mensagem por Fabrício Sex 22 Jan 2010, 14:17

Bah! Pior que não tem nenhum tutorial ou coisa parecida explicando os Backgrounds, não é? To pensando em fazer um... isso é algo que todo mundo ta careca de saber ou será que pode ser util?

O primeiro "Tile Set" que eu fiz foi da fase do jogo Alex Kidd in Miracle World:
Apresento... uma pergunta! Alexset

Dá um certo trabalho, mas fica muito mais prático na hora de desenhar a fase!

Ah! O personagem que vai jogar nela é o Mario...
Apresento... uma pergunta! Andando

O Shop vai servir como o castelo, hehe... ele entra no Shop e o Alex Kidd sai de moto indo pra próxima fase...
Apresento... uma pergunta! Motoc

Ai é a vez do Alex Kidd no cenário do Megaman, haha... totalmente sem noção, não?

To fazendo ele pra ser jogado em tela cheia com resolução 320x240.

Cara, curti um monte o Super Mario Brasileiro! Bem que tu poderia fazer um "Open Source", em? em? xDDD
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Mensagem por CPinheiro Sex 22 Jan 2010, 14:22

Quer a dica? Ao invés de ficar rippando os sprites, ache-os prontos para uso neste site:

www.spriters-resource.com

Ele é considerado o maior sites de sprites do mundo, e você irá achar (provavelmente) todos que quiser sem dificuldades.

Cara, curti um monte o Super Mario Brasileiro! Bem que tu poderia fazer um "Open Source", em? em? xDDD
Nunca. lol
Mas obrigado pelos elogios. x)
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Mensagem por Igor KinGamer Sex 22 Jan 2010, 17:18

Fabrício escreveu:Igor KinGamer, tu entendeu perfeitamente o que eu quis dizer. Em alguns jogos as músicas tem tipo uma introdução... Pô, essa idéia de separar as músicas achei perfeita! Nunca "reparti" uma MIDI, mas não deve ser difícil, vou pesquisar sobre.

É só pegar algum programa como o Anvil Studio, abrir a música, deletar todos os compassos que não fazem parte da introdução, salvar, abrir a música de novo, deletar a introdução e salvar. Smile

O único problema é que pode demorar um tempinho para começar a tocar, assim a introdução ficando "desconectada" do resto... Acho que a DLL SuperSound resolve isso, mas nunca testei, nem ela nem nenhuma outra DLL...
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Mensagem por Fabrício Sáb 23 Jan 2010, 02:15

CPinheiro, valeu pela dica da página, realmente tem muita coisa ali da qual vou poder aproveitar, obrigadão! Assim me foco mais nos códigos e tal.

Igor KinGamer, programa e DLL anotadas, obrigadão! Pode deixa que me viro, não parece nenhum bicho de sete cabeças, valeu mesmo!

Pessoal, cheguei numa conclusão... to me preocupando com detalhes mínimos e deixando de realmente progredir o joguinho... Pô, eu tava levando um tempo dando print, colando no paint, ajeitando imagens e pra quê? Pior que já tem tudo praticamente pronto... Se eu continuar no ritmo que eu to, vou terminar esse jogo é nunca! (e olha que pretendo algo simples, haha!!!)

Queria dizer que a finalidade do tópico já está resolvida. Percebi que esses detalhes não são assim "Oh! Meu deus, como vou fazer!!!". Agora tenho é que esquecer um poucos os detalhes, pois o jogo já ta "pronto no papel", então é ter determinação e colocar a mão na massa...

Então é isso, tópico resolvido. Queria agradecer todos pela atenção, dicas e tudo mais. Valeu mesmo!
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