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diassis, rafaelviodres1

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jogos tridimensionais não tem sprites, nem obj, nem nada?????

em Sex 22 Jan 2010, 13:53
olha:

aqui no forum, uma pessoa, colocou um pack mto legal que tem mais ou menos uns 50 engines 3D de game maker

todas eles me chamaram a atenção pela mesma coisa,

eu não sei NADA sobre 3D, pra falar a verdade falta mto sobre 2D

aí fui dar uma analizada e uma coisa me chamou a atenção, principalmente no "running man"

na engine, tem uns scripts, e uma room, nos sprites tem uma bolinhas... coisa e tal...

mas na hora de jogar a engine aparece um robozinho bonitinho filézinho msm

mas como assim???

não tem nenhum sprite do robôzinho, como ele aparece no game????

tem outro lá que onde vc clica aparece uma árvore....

mas não tem nenhum sprite de árvore lá :S

heim???

eu tô mto confuso e curioso me deem pelo menos uma noção do q é isso
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Re: jogos tridimensionais não tem sprites, nem obj, nem nada?????

em Sex 22 Jan 2010, 14:06
Deve haver um script em algum lugar desenhando o modelo 3d apenas por código.
Ele seria mais um menos assim:
Código:
d3d_model_primitive_begin(ind,kind)
    d3d_model_vertex(ind,x,y,z);
    d3d_model_vertex(ind,x,y,z);
    d3d_model_vertex(ind,x,y,z);
    // etc
d3d_model_primitive_end();
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Re: jogos tridimensionais não tem sprites, nem obj, nem nada?????

em Sex 22 Jan 2010, 14:17
kr dizer q as imagens 3D são feitas com código????

porq tinha um desenho de um robôzinho filézinho q não dá pra acreditar q foi feito por código
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Re: jogos tridimensionais não tem sprites, nem obj, nem nada?????

em Sex 22 Jan 2010, 14:29
Isso pode ser simplesmente um objecto criado num programa para criar 3d e depois apartir de código chama esse mesmo objecto, Porque não existem imagens 3d a não ser 3d falso
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Re: jogos tridimensionais não tem sprites, nem obj, nem nada?????

em Sex 22 Jan 2010, 16:04
Acho que sei qual é esse tal exemplo do robozinho que você fala...
Se for o que eu estou pensando, foi criado apenas usando blocos 3D (d3d_draw_block(...)) rotacionados. Não há sprites do robô porque as coisas que são "3D de verdade" (virtualmente) são criadas modelando, e através de cálculos que eu não faço ideia de como são feitos, são desenhadas na tela. Se fosse feito através de sprites, imagine a infinidade de sprites para mostrar de todos os ângulos possíveis. Os poucos sprites que há servem apenas para posicionar os objetos na room.
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Re: jogos tridimensionais não tem sprites, nem obj, nem nada?????

em Sex 22 Jan 2010, 16:13
Mas se tipo, eu usar um Sprite,
ele vai aparecer no jogo, só q mostrando apenas a unica face
(caso só tenha um lado essa sprite por exemplo)

???
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Re: jogos tridimensionais não tem sprites, nem obj, nem nada?????

em Sex 22 Jan 2010, 16:53
kezosh escreveu:Mas se tipo, eu usar um Sprite,
ele vai aparecer no jogo, só q mostrando apenas a unica face
(caso só tenha um lado essa sprite por exemplo)

???

Digamos que sim.

Tem uma engine aqui no meu PC de jogo de tiro 3D que o meu irmão baixou. Nela, os monstros são sprites e, com esse código:

Código:
tex = sprite_get_texture(tex_monster,image_index);
d3d_draw_wall(x-8*global.camsin,y-8*global.camcos,19, x+8*global.camsin,y+8*global.camcos,3,tex,1,1);

eles são desenhados virados para a câmera.

(Esse código desenha um muro com a sprite do monstro e, fazendo alguns cáculos com umas variáveis da câmera, desenha o muro virado para ela. Se não desenhasse virado para ela, apareceria destorcido (em outras palavras, bem avacalhado)).
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Re: jogos tridimensionais não tem sprites, nem obj, nem nada?????

em Sex 22 Jan 2010, 17:02
Vlw era só uma duvida, pq essas coisas
tem nos jogos de DOOM (antigo)

e um jogo aki no forum de zumbis com isso tbm!

Até mais
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