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Willy

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Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 17:42
Olá galera, eu gosto muito de aprender sobre GM, sempre usei ele por eventos...

Eu gostaria se possivel ( E se nao fosse sugar muito de vcs xD, acho que ja to dando trabalho demais ao forum Happy )...

Eu keria uma lista básica ou mais avançada se possivel de alguns comandos de Script e oq eles fazem...

Tipow:

sprite_index = "nome_da_sprite" = Troca a Sprite Atual por outra..

Etc...

Vlw galera Amu VCS *-*
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 18:15
direction = 0 /// no raio de 360 graus você pode manipular o directione usa-lo para girar imagens e mudar direções de movimentos do seu player juntamente com o speed

direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)/// faz com que a direção seja a direção do mouse em relaçao ao player. Very Happy
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 18:17
vlw Happy

Ja são mais 2 comandos pra minha lista Happy

Espero mais algumas da galera...

vlw
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 18:44
Abaixo é uma lista de ´varios comandos de script... Só que sem comentários, são scripts que eu peguei do meu GM mesmo, então é só você usar cada um que você descobre para que serve. Espero que goste Very Happy

argument_relative*
argument
argument0
argument1
argument2
argument3
argument4
argument5
argument6
argument7
argument8
argument9
argument10
argument11
argument12
argument13
argument14
argument15
self#
other#
all#
noone#
global#
local#
//////////////
// Chapter 402
//////////////

// section 2.1

true#
false#
pi#

// section 2.2

is_real(val)
is_string(val)
random(x)
random_range(x1,x2)
irandom(x)
irandom_range(x1,x2)
random_set_seed(seed)
random_get_seed()
randomize()
choose(x1,x2,x3,...)
abs(x)
round(x)
floor(x)
ceil(x)
sign(x)
frac(x)
sqrt(x)
sqr(x)
exp(x)
ln(x)
log2(x)
log10(x)
sin(x)
cos(x)
tan(x)
arcsin(x)
arccos(x)
arctan(x)
arctan2(y,x)
degtorad(x)
radtodeg(x)
power(x,n)
logn(n,x)
min(x1,x2,x3,...)
max(x1,x2,x3,...)
mean(x1,x2,x3,...)
median(x1,x2,x3,...)
point_distance(x1,y1,x2,y2)
point_direction(x1,y1,x2,y2)
lengthdir_x(len,dir)
lengthdir_y(len,dir)

// section 2.3

real(str)
string(val)
string_format(val,total,dec)
chr(val)
ord(char)
string_length(str)
string_pos(substr,str)
string_copy(str,index,count)
string_char_at(str,index)
string_delete(str,index,count)
string_insert(substr,str,index)
string_lower(str)
string_upper(str)
string_repeat(str,count)
string_letters(str)
string_digits(str)
string_lettersdigits(str)
string_replace(str,substr,newstr)
string_replace_all(str,substr,newstr)
string_count(substr,str)
clipboard_has_text()
clipboard_set_text(str)
clipboard_get_text()

// section 2.4

date_current_datetime()
date_current_date()
date_current_time()
date_create_datetime(year,month,day,hour,minute,second)
date_create_date(year,month,day)
date_create_time(hour,minute,second)
date_valid_datetime(year,month,day,hour,minute,second)
date_valid_date(year,month,day)
date_valid_time(hour,minute,second)
date_inc_year(date,amount)
date_inc_month(date,amount)
date_inc_week(date,amount)
date_inc_day(date,amount)
date_inc_hour(date,amount)
date_inc_minute(date,amount)
date_inc_second(date,amount)
date_get_year(date)
date_get_month(date)
date_get_week(date)
date_get_day(date)
date_get_hour(date)
date_get_minute(date)
date_get_second(date)
date_get_weekday(date)
date_get_day_of_year(date)
date_get_hour_of_year(date)
date_get_minute_of_year(date)
date_get_second_of_year(date)
date_year_span(date1,date2)
date_month_span(date1,date2)
date_week_span(date1,date2)
date_day_span(date1,date2)
date_hour_span(date1,date2)
date_minute_span(date1,date2)
date_second_span(date1,date2)
date_compare_datetime(date1,date2)
date_compare_date(date1,date2)
date_compare_time(date1,date2)
date_date_of(date)
date_time_of(date)
date_datetime_string(date)
date_date_string(date)
date_time_string(date)
date_days_in_month(date)
date_days_in_year(date)
date_leap_year(date)
date_is_today(date)
//////////////
// Chapter 403
//////////////

// section 3.1

x
y
xprevious
yprevious
xstart
ystart
hspeed
vspeed
direction
speed
friction
gravity
gravity_direction
motion_set(dir,speed)
motion_add(dir,speed)
place_free(x,y)
place_empty(x,y)
place_meeting(x,y,obj)
place_snapped(hsnap,vsnap)
move_random(hsnap,vsnap)
move_snap(hsnap,vsnap)
move_towards_point(x,y,sp)
move_contact_solid(dir,maxdist)
move_contact_all(dir,maxdist)
move_outside_solid(dir,maxdist)
move_outside_all(dir,maxdist)
move_bounce_solid(advanced)
move_bounce_all(advanced)
move_wrap(hor,vert,margin)
distance_to_point(x,y)
distance_to_object(obj)
position_empty(x,y)
position_meeting(x,y,obj)

// section 3.2

path_start(path,speed,endaction,absolute)
path_end()
path_index*
path_position
path_positionprevious
path_speed
path_scale
path_orientation
path_endaction

// section 3.3

mp_linear_step(x,y,speed,checkall)
mp_potential_step(x,y,speed,checkall)
mp_linear_step_object(x,y,speed,obj)
mp_potential_step_object(x,y,speed,obj)
mp_potential_settings(maxrot,rotstep,ahead,onspot)
mp_linear_path(path,xg,yg,stepsize,checkall)
mp_potential_path(path,xg,yg,stepsize,factor,checkall)
mp_linear_path_object(path,xg,yg,stepsize,obj)
mp_potential_path_object(path,xg,yg,stepsize,factor,obj)
mp_grid_create(left,top,hcells,vcells,cellwidth,cellheight)
mp_grid_destroy(id)
mp_grid_clear_all(id)
mp_grid_clear_cell(id,h,v)
mp_grid_clear_rectangle(id,left,top,right,bottom)
mp_grid_add_cell(id,h,v)
mp_grid_add_rectangle(id,left,top,right,bottom)
mp_grid_add_instances(id,obj,prec)
mp_grid_path(id,path,xstart,ystart,xgoal,ygoal,allowdiag)
mp_grid_draw(id)

// section 3.4

collision_point(x,y,obj,prec,notme)
collision_rectangle(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme)
collision_circle(x1,y1,radius,obj,prec,notme)
collision_ellipse(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme)
collision_line(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme)

// section 3.5

object_index*
id*
solid
persistent
mask_index
instance_count*
instance_id*
instance_find(obj,n)
instance_exists(obj)
instance_number(obj)
instance_position(x,y,obj)
instance_nearest(x,y,obj)
instance_furthest(x,y,obj)
instance_place(x,y,obj)
instance_create(x,y,obj)
instance_copy(performevent)
instance_change(obj,performevents)
instance_destroy()
position_destroy(x,y)
position_change(x,y,obj,performevents)

// section 3.6

instance_deactivate_all(notme)
instance_deactivate_object(obj)
instance_deactivate_region(left,top,width,height,inside,notme)
instance_activate_all()
instance_activate_object(obj)
instance_activate_region(left,top,width,height,inside)

// section 3.7

room_speed
fps*
current_time*
current_year*
current_month*
current_day*
current_weekday*
current_hour*
current_minute*
current_second*
sleep(millisec)
alarm[0..11]
timeline_index
timeline_position
timeline_speed
timeline_running
timeline_loop

// section 3.8

room
room_first*
room_last*
room_width*
room_height*
room_caption
room_persistent
room_goto(numb)
room_goto_previous()
room_goto_next()
room_previous(numb)
room_next(numb)
room_restart()
game_end()
game_restart()
game_load(filename)
game_save(filename)

transition_kind
transition_steps
transition_color
transition_define(kind,name)
transition_exists(kind)

// section 3.9

score
lives
health
show_score
show_lives
show_health
caption_score
caption_lives
caption_health

// section 3.10

event_perform(type,numb)
event_user(numb)
event_perform_object(obj,type,numb)
event_inherited()
event_type*
event_number*
event_object*
event_action*
ev_create#
ev_destroy#
ev_step#
ev_alarm#
ev_keyboard#
ev_mouse#
ev_collision#
ev_other#
ev_draw#
ev_keypress#
ev_keyrelease#
ev_trigger#
ev_left_button#
ev_right_button#
ev_middle_button#
ev_no_button#
ev_left_press#
ev_right_press#
ev_middle_press#
ev_left_release#
ev_right_release#
ev_middle_release#
ev_mouse_enter#
ev_mouse_leave#
ev_mouse_wheel_up#
ev_mouse_wheel_down#
ev_global_left_button#
ev_global_right_button#
ev_global_middle_button#
ev_global_left_press#
ev_global_right_press#
ev_global_middle_press#
ev_global_left_release#
ev_global_right_release#
ev_global_middle_release#
ev_joystick1_left#
ev_joystick1_right#
ev_joystick1_up#
ev_joystick1_down#
ev_joystick1_button1#
ev_joystick1_button2#
ev_joystick1_button3#
ev_joystick1_button4#
ev_joystick1_button5#
ev_joystick1_button6#
ev_joystick1_button7#
ev_joystick1_button8#
ev_joystick2_left#
ev_joystick2_right#
ev_joystick2_up#
ev_joystick2_down#
ev_joystick2_button1#
ev_joystick2_button2#
ev_joystick2_button3#
ev_joystick2_button4#
ev_joystick2_button5#
ev_joystick2_button6#
ev_joystick2_button7#
ev_joystick2_button8#
ev_outside#
ev_boundary#
ev_game_start#
ev_game_end#
ev_room_start#
ev_room_end#
ev_no_more_lives#
ev_animation_end#
ev_end_of_path#
ev_no_more_health#
ev_close_button#
ev_user0#
ev_user1#
ev_user2#
ev_user3#
ev_user4#
ev_user5#
ev_user6#
ev_user7#
ev_user8#
ev_user9#
ev_user10#
ev_user11#
ev_user12#
ev_user13#
ev_user14#
ev_user15#
ev_step_normal#
ev_step_begin#
ev_step_end#

// section 3.11

gamemaker_pro*
gamemaker_registered*
gamemaker_version*
error_occurred
error_last
show_debug_message(str)
debug_mode*
variable_global_exists(name)
variable_global_get(name)
variable_global_array_get(name,ind)
variable_global_array2_get(name,ind1,ind2)
variable_global_set(name,value)
variable_global_array_set(name,ind,value)
variable_global_array2_set(name,ind1,ind2,value)
variable_local_exists(name)
variable_local_get(name)
variable_local_array_get(name,ind)
variable_local_array2_get(name,ind1,ind2)
variable_local_set(name,value)
variable_local_array_set(name,ind,value)
variable_local_array2_set(name,ind1,ind2,value)
set_program_priority(priority)
set_application_title(title)


//////////////
// Chapter 404
//////////////

// section 4.1

keyboard_key
keyboard_lastkey
keyboard_lastchar
keyboard_string
keyboard_set_map(key1,key2)
keyboard_get_map(key)
keyboard_unset_map()
keyboard_check(key)
keyboard_check_pressed(key)
keyboard_check_released(key)
keyboard_check_direct(key)
keyboard_get_numlock()
keyboard_set_numlock(on)
keyboard_key_press(key)
keyboard_key_release(key)
vk_nokey#
vk_anykey#
vk_enter#
vk_return#
vk_shift#
vk_control#
vk_alt#
vk_escape#
vk_space#
vk_backspace#
vk_tab#
vk_pause#
vk_printscreen#
vk_left#
vk_right#
vk_up#
vk_down#
vk_home#
vk_end#
vk_delete#
vk_insert#
vk_pageup#
vk_pagedown#
vk_f1#
vk_f2#
vk_f3#
vk_f4#
vk_f5#
vk_f6#
vk_f7#
vk_f8#
vk_f9#
vk_f10#
vk_f11#
vk_f12#
vk_numpad0#
vk_numpad1#
vk_numpad2#
vk_numpad3#
vk_numpad4#
vk_numpad5#
vk_numpad6#
vk_numpad7#
vk_numpad8#
vk_numpad9#
vk_divide#
vk_multiply#
vk_subtract#
vk_add#
vk_decimal#
vk_lshift#
vk_lcontrol#
vk_lalt#
vk_rshift#
vk_rcontrol#
vk_ralt#
keyboard_clear(key)
io_clear()
io_handle()
keyboard_wait()

// section 4.2

mouse_x*
mouse_y*
mouse_button
mouse_lastbutton
mb_any#
mb_none#
mb_left#
mb_right#
mb_middle#
mouse_check_button(button)
mouse_check_button_pressed(button)
mouse_check_button_released(button)
mouse_wheel_up()
mouse_wheel_down()
mouse_clear(button)
mouse_wait()
cursor_sprite

// section 4.3

joystick_exists(id)
joystick_direction(id)
joystick_name(id)
joystick_axes(id)
joystick_buttons(id)
joystick_has_pov(id)
joystick_check_button(id,button)
joystick_xpos(id)
joystick_ypos(id)
joystick_zpos(id)
joystick_rpos(id)
joystick_upos(id)
joystick_vpos(id)
joystick_pov(id)


//////////////
// Chapter 405
//////////////

// section 5.1

visible
sprite_index
sprite_width*
sprite_height*
sprite_xoffset*
sprite_yoffset*
image_number*
image_index
image_speed
depth
image_xscale
image_yscale
image_angle
image_alpha
image_blend
bbox_left*
bbox_right*
bbox_top*
bbox_bottom*


Tem muito mais, mas não coloquei tudo para não encher o tópico demais, aproveite!
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 18:54
souzalucasjose assim voce confunde a cabeça do cara, pega leve!!!!! fiquei tonto só de olhar!!!!
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 19:01
o.OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

kk ai vo fika mais loko ainda osaksoakoaks

Mais vlw mesmo S2 muito obrigado mesmo Happy

OBS: Agora tenho que sabe oq cada um faz xD, mais ja me ajudo pakas Razz
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 19:15
hehe. Eu sei que mostrei muitos, mas se você queria uma lista... Eis uma lista! xD
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 19:23
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 21:54
hmmm.... diga- mos q fiquei meio zonzo com tudo os comandos d script do souzalucasjose.... mas vao ser muti uteis pra mim vlw!
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 22:45
Ai se vcs quiserem, eu posto um documento de texto com TODOS os comandos do script do GM. vlw Very Happy
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 23:00
Pow, seria de grande uso, ainda mais se tiver os comandos do pro Happy
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Re: Lista de Script ?

em Qui 21 Jan 2010, 23:54
Tem tudo! Como agora tá tarde, amanhã eu posto. vlw?
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Re: Lista de Script ?

em Sex 22 Jan 2010, 01:34
o unico que sei lol image_speed=0.3
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Re: Lista de Script ?

em Ter 26 Jan 2010, 09:45
Aew galera, malz a demora pra responder o tópico xD, tava muito ocupado com o serviço essa semana..

souzalucasjose se puder postar mais fico agradecido...

Vlw.. Razz
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Re: Lista de Script ?

em Ter 26 Jan 2010, 12:38
Tá no link abaixo galerinha, todos os scripts do Game Maker.

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