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Poder Maior que O poder do Adversario

em Qua 20 Jan 2010, 12:00
Pessoal se alguem puder me ajudar......
eu to tentando fazer um jogo de cartas....
Mas tipo como eu faço para cada carta ter um valor de poder....

exemplo

carta 1 tem 5 de poder
carta 2 tem 7 de poder...

e como faço para explicar para o jogo que a carta que tiver o maior poder ganha?


O brigado por enquanto.......

Obs..Jah faz tres dias que to tentando e nada....
O.o
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Qua 20 Jan 2010, 12:24
Se cada carta for um objeto diferente, é só criar uma variável no objeto de cada carta com o poder dela (no create {poder = n}), e quando as cartas forem jogadas, testar se o poder da carta que o primeiro jogador jogou é maior que o da carta do outro jogador.
Para fazer isso, você teria que armazenar o ID da carta que foi jogada pelos dois jogadores (no evento em que joga a carta: {carta = instance_create(x, y, carta_jogada)}, isso criaria a carta e armazenaria o ID dela na variável carta).
E então, quando os dois já tiverem jogado, testar qual é maior.

Código:
if (jogador1.carta.poder > jogador2.carta.poder)
o que acontece se a carta do J1 tem mais poder;
else
o que acontece se a carta do J2 tem mais poder;
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Qua 20 Jan 2010, 12:36
desculpe minha ignorancia e minha falta de conhecimento no assunto.....
é que comecei a poko tempo a mecher com o Gm....

no caso eu teria que criar variavel:

as variaveis de poderes de carta carta eu ja criei.....

como eu crio a variavel carta?
e a vriavel jogador1?


peço desculpas mais uma vez......
e conto com a colaboração

e Obrigado......
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Qua 20 Jan 2010, 13:06
É assim, no evento em que você joga a carta estará já criando a variável "carta" com esse código, que o Janx mostrou:
Código:
{carta = instance_create(x, y, carta_jogada)}
Ali em parenteses, onde está "carta_jogada" você coloca o nome da carta que será jogada !

E jogador1, não é variável é o nome do objeto que você controla, e jogador2 é o nome do oponente, se for nomes diferentes, você tem que mudá-los para o certo !
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Qua 20 Jan 2010, 15:37
tipo eu fiz assim....

o evento que uso pra jogar a carta é o botão esquerdo do mouse....
e nele coloquei.....

carta = instance_create(x, y, obj_carta01)

até ai beleza.....

tipo dai neste mesmo evento eu coloquei .......

if (jogador1.carta.poder > jogador2.carta.poder)
e coloquei pra criar uma instacia de uma magia que acerta a carta inimiga

mas no jog a um erro...
dizendo que a variavel jogador e a variavel carta são desconhecidas....

sinceramente naum to entendendo o que ta acontecendo....
O.o
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Qua 20 Jan 2010, 15:47
Se esse codigo foi feito em um objeto separado do que voc~e criou a variavel é por que a variavel que você criou não é global se for o caso la onde você cria as variaveis coloca global.carta, tentei ajudar mas não sei muito do assunto.
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Qua 20 Jan 2010, 19:06
pelo que entendi você não criou os objetos ( jogador1 e jogador2), tudo indica que seu jogo é contra o PC, nesse caso te recomendo a postar a engine que você tem para analisar-mos, dái então podermos te ajudar
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Qua 20 Jan 2010, 21:44
gente, se eu entendi, ele só teria que fazer a vriável, ex:

no evento mouse colocar:

carta_player+=5
carta_PC+=7

codigo:

if carta_player > carta_PC
{
//ação
carta_player=0 // faz a variável voltar a 0
carta_PC=0
}
if carta_player = carta_PC
{
//ação
carta_player=0 // faz a variável voltar a 0
carta_PC=0
}
if carta_player < carta_PC
{
//ação
carta_player=0 // faz a variável voltar a 0
carta_PC=0
}

---EDIT----

é só colocar pra aumentar, diminuir variáveis
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Qua 20 Jan 2010, 22:28
Pessoal to lendo tudo aqui e tentando entender .....

entaum é como o "diassis" falou é contra o PC que eu to tentando fazer...
eu tentei fazer com uma variavel global até deu.....uma vez só....quando testei de novo....deu Pal....O.o.....

to apanhando aqui......
uahuahuhahuhauhauhauhauha

será que eu posso postar a engine aqui para vcs darem uma olhada como o "diassis" recomendou?

isso ajudaria muito......
enquanto espero pela resposta vou apanhar mais um pokinho....
uahuahuhuahha

Não to entendo muito naum....
Mas mesmo assim Obrigado pela paciencia e pela atenção....
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Qui 21 Jan 2010, 11:35
denis L. escreveu:É assim, no evento em que você joga a carta estará já criando a variável "carta" com esse código, que o Janx mostrou:

Janx? sauhsuahsua

topogigio escreveu:tipo eu fiz assim....

o evento que uso pra jogar a carta é o botão esquerdo do mouse....
e nele coloquei.....

carta = instance_create(x, y, obj_carta01)

até ai beleza.....

tipo dai neste mesmo evento eu coloquei .......

if (jogador1.carta.poder > jogador2.carta.poder)
e coloquei pra criar uma instacia de uma magia que acerta a carta inimiga

mas no jog a um erro...
dizendo que a variavel jogador e a variavel carta são desconhecidas....

sinceramente naum to entendendo o que ta acontecendo....
O.o

Como o denis L. disse, você tem que trocar jogador1 e jogador2 pelos nomes dos objetos que são os jogadores (no caso, o player e o computador).

E você disse que no mesmo evento em que jogou a carta colocou "if (jogador1.carta.poder > jogador2.carta.poder)". Mas o computador já tem que ter jogado a carta também para dar certo. Se o computador joga a carta depois do player, você tem que colocar esse código nele, ou em outro objeto que teste isso depois de os dois já terem jogado as cartas. Para testar se os dois já jogaram as cartas, você poderia criar uma variável no player e uma no computador: jogou = false;
Quando jogar a carta, jogou = true;
Aí, é só colocar em um objeto para controlar isso:
if (objeto_jogador.jogou == true && objeto_PC.jogou == true)
{
Aqui o código de testar qual é mais forte;
objeto_jogador.jogou = false;
objeto_PC.jogou = false;
}


Se você não conseguir resolver, pode postar a engine aqui mesmo.
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sex 22 Jan 2010, 11:26
Pessoal Brigadão mesmo...
este esquema de poderes eu jah entendi e ja consegui fazer....

agora surgiram mais dois problemas....
se vcs puderem me salvar mais uma vez......

tipo naum to conseguindo fazer o Pc jogar automaticamente...

tipo eu tava tentando fazer um esquema dentro do evento que eu jogo a minha carta mesmo.....

eu queria fazer o seguinte...

tipo...
assim que eu jogar a minha carta......automaticamente o pc joga a dele tbem...
tem como isso?

e o outro....é o esquema do dano das cartas...
tipo...

carta do player tem 7 de poder
carta do Pc tem 5 de poder.....
a carta do player vai ganhar e vai sobrar 2
como eu tiro estes dois pontos da vida do pc....?

Obrigado pessoal....
vcs taum iluminando minha mente.....

valeuuuuuu
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sex 22 Jan 2010, 13:40
vc não acha q já está querendo d+ não?????
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sex 22 Jan 2010, 13:57
faz isso oh:
no evento create da carta 1 tu coloca:
Código:
poder1=3
ai no evento create da carta2:
Código:
poder2=5
no step da carta 1:
Código:
if poder1>poder2{instance_destroy()}
FLW...
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sex 22 Jan 2010, 14:11
vc não acha q já está querendo d+ não?????

foi mal cara....
Eu só tava querendo uma ajuda pq eu naum to conseguindo fazer....

Mas valeu pela ajuda......
e obrigado a todos que me atenderam.......
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sex 22 Jan 2010, 14:18
tipo...
assim que eu jogar a minha carta......automaticamente o pc joga a dele tbem...
tem como isso?
Sim ! Cria uma variável global chamada jogar no create:
Código:
globalvar jogar;
jogar=true

Agora no Step do player faz assim:
Código:
if jogar=true
{
    // Código que faz o player jogar
  jogar=false  // Dará a autorização para o PC jogar
}


E no Step do objeto que é o oponente:
Código:
if jogar=false
{
    // Código que faz o computador jogar
    jogar=true // Dará a autorização para o player jogar
}
e o outro....é o esquema do dano das cartas...
tipo...

carta do player tem 7 de poder
carta do Pc tem 5 de poder.....
a carta do player vai ganhar e vai sobrar 2
como eu tiro estes dois pontos da vida do pc....?

Coloca no step do objeto PC:
Código:
if poder_PC<poder_Player
{
    vida_PC-=poder_Player-poder_PC
}
E no STEP do objeto Player:
Código:
if poder_PC>poder_Player
{
    vida_Player-=poder_PC-poder_Player
}

Troque as variáveis vida_PC, vida_Player, poder_PC, poder_Player pelas suas variáveis !!!

Espero que funcione, pois fiz de cabeça !

vc não acha q já está querendo d+ não?????



foi mal cara....
Eu só tava querendo uma ajuda pq eu naum to conseguindo fazer....

Mas valeu pela ajuda......
e obrigado a todos que me atenderam.......

Nem esquenta com ele, sempre quando precisar, pode perguntar, pois é para isso que serve o fórum !!!
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sex 22 Jan 2010, 14:18
Henrique_GJ escreveu:vc não acha q já está querendo d+ não?????

Cara, ele só está pedindo ajuda. Ele não está mandando fazerem o jogo pra ele. Essa é uma seção pra dúvidas.

foi mal cara....
Eu só tava querendo uma ajuda pq eu naum to conseguindo fazer....

Mas valeu pela ajuda......
e obrigado a todos que me atenderam.......
Quer uma dica? Não responda comentários que não sejam realmente úteis. =p

Quanto a sua dúvida, a resposta é simples. Coloque esse código no evento em que a batalha entre as duas cartas ocorre:

Código:
var hp_perdido;
if (global.poder_da_carta1 > global.poder_da_carta2)
hp_perdido = global.poder_da_carta1 - global.poder_da_carta2; else
hp_perdido = global.poder_da_carta2 - global.poder_da_carta1;
global.hp_do_jogador -= hp_perdido;
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sex 22 Jan 2010, 16:09
caramba ta mais dificil do que eu pensei pra fazer este jogo.....
naum deu nem pra testar os codigos que vcs passaram ainda...
tipo eu naum consigo mudar a carta do pc de lugar.....

jah usei a função

position_change
position_place
tudo quanto é position e naum consigo fazer com que as cartas do pc mudem de lugar.......

😢
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sex 22 Jan 2010, 16:18
Fazer um jogo de cartas não é facil. Não é recomendado programadores iniciantes começarem com este tipo de jogo.

Quer aprender? Comece com algo do estilo plataforma, por exemplo.
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sex 22 Jan 2010, 23:52
Pode crer.....
eu sei que to querendo colocar o cavalo na frente da carroça.....
Mas eu nem curto muito jogo de plataforma.....

eu me piro mais em jogo de cartas e estrategias e se eu naum conseguir fazer este jogo eu vou ficar com lumbriga
uauahhauhuhauhhahauhauhauhauhaua

mas é serio....
jah consegui fazer tudo isto que vcs me ensinaram...
jah consegui comparar os poderes......jah consegui descontar a sobra dos poderes na vida dos jogadores.....

mas ainda naum to conseguindo mudar as instancias de posições....
tipo....
se objeto1 se encontra na posição x100,y250
como faço para muda-lo para por exemplo.... x300,y550.....

jah tentei usar aquela Lib Jump to position.....mas só da pra usar em objetos brutos..... aqueles objetos dependetes de outro tipo....Obj_player.carta.....nestes objetos jah naum da pra usar....

se puderem me quebrar mais esta.....

Obrigado.........
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Re: Poder Maior que O poder do Adversario

em Sab 23 Jan 2010, 14:28
Não são exatamente "objetos dependentes de outro", são objetos (na verdade, instâncias)... como outras quaisquer, mas o único jeito de acessá-las é através do id, que está armazenado nas variáveis... Mas isso realmente não vem ao caso.

É só você trocar o x e y usando isso também:

Código:
Obj_player.carta.x = 300;
Obj_player.carta.y = 500;

Você pode mudar toda e qualquer variável dessas instâncias desse jeito.
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