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Lado da arma

em Dom 17 Jan 2010, 13:16
Queria saber como quando o mouse tive prum lado a arma vire (pra não ficar de ponta cabeça) entenderam?
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Re: Lado da arma

em Dom 17 Jan 2010, 13:53
Claro. Se a arma for um objeto coloque isso no step:

Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//Direção para o mouse

if mouse_x>x//se o mouse_x for maior que x
{
image_yscale=1//inverte a escala vertical da sprite
}

if mouse_x<x//se o mouse_x for menor que x
{
image_yscale=-1//inverte a escala vertical da sprite
}

Se for uma sprite desenhada em cima do player va no create do player e coloque:

Código:
ysc=1//escala vertical da sprite q será desenhada

E no draw:

Código:
//Desenhando sprite do player
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

//Pintando arma
draw_sprite_ext(sprite_index,0,x+4,y+4,1,ysc,point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y),c_white,1)

if mouse_x>x//se o mouse_x for maior que x
{
ysc=1//inverte a escala vertical da sprite da arma
}

if mouse_x<x//se o mouse_x for menor que x
{
ysc=-1//inverte a escala vertical da sprite da arma
}

Coloque a sprite da arma virada para direita e centralize as origins clicando em "center".

Espero ter ajudado.

FLWS!
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Re: Lado da arma

em Dom 17 Jan 2010, 14:26
Isso é bem simples, certamente você está tentando mudar a arma pela variável "image_xscale", só que na verdade tem que mudá-la usando a variável "image_yscale, partindo do princípio de que a sprite da arma esteja com ela apontando para a direita !!!

Primeiro voce tem que colocar a centralização da sprite, com o y centralizado e o x bem na pontinha do cabo da arma, para regular o eixo em que ela vai girar, isso você deve saber como faz, não é ?

Agora crie um objeto e coloque nele essa sprite, e no Evento Step adiciona o seguinte !
Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y) // deixar a arma apontada para o mouse

if mouse_x>x // Se o mouse estiver no lado direito da arma
{
    image_yscale=1 // a imagem será normal
}
  else // senão
  {
        image_yscale=-1 // inverterá a imagem na vertical
  }

Aqui também tem a engine para entender melhor !!!
Download Aqui !!!

Espero que tenha ajudado !

Faloww !!! Very Happy

Editado:

Desculpa responder, pois o Alex já tinha respondido em quanto eu escrevia, é que não apareceu que já tinha resposta na hora de enviar !!!
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Re: Lado da arma

em Dom 17 Jan 2010, 14:34
Olha deu tudo certo!, mas agora to com otro problema :/... é que eu quero que o tiro saia do CANO da arma, ão da MÃO do cara
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Re: Lado da arma

em Dom 17 Jan 2010, 14:45
Tá, mas a arma e o braço dele são um só objeto ? Se sim para resolver isso, eu improvisei no jogo que eu fiz, pois eu também não sei, então eu deixei a bala com um "DEPTH" maior do que o do braço, e na verdade ele continua saindo la do braço, mas só vai aparecer depois que sair de traz, então ficou parecendo que a bala saía da ponta da arma, talvez desse jeito funcione com você também !!!
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Re: Lado da arma

em Dom 17 Jan 2010, 14:50
denis L. escreveu:Tá, mas a arma e o braço dele são um só objeto ? Se sim para resolver isso, eu improvisei no jogo que eu fiz, pois eu também não sei, então eu deixei a bala com um "DEPTH" maior do que o do braço, e na verdade ele continua saindo la do braço, mas só vai aparecer depois que sair de traz, então ficou parecendo que a bala saía da ponta da arma, talvez desse jeito funcione com você também !!!
É mas meu problema não é esse é que o cano da arma é pra cima! dai fica fods
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Re: Lado da arma

em Dom 17 Jan 2010, 15:20
o esquema para resolver esse problema é bem simples. A sprite da bala tem que ser horizontal e com espaço vazio a esquerda do tamanho da sprite da arma, e centralizar o x da bala no ponto em que o desenho dela começar. Fiz essa engine para entender melhor:

http://www.herosh.com/download/2115974/engine_arma.rar.html

FLWS!
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Re: Lado da arma

em Dom 17 Jan 2010, 15:48
Alex FC escreveu:o esquema para resolver esse problema é bem simples. A sprite da bala tem que ser horizontal e com espaço vazio a esquerda do tamanho da sprite da arma, e centralizar o x da bala no ponto em que o desenho dela começar. Fiz essa engine para entender melhor:

http://www.herosh.com/download/2115974/engine_arma.rar.html

FLWS!
VLW! deu certo!
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