Blender (criação e animação 3D)

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Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Guardiani em Seg 11 Ago 2008, 22:25

Olá!

Notei que a área 3D foi muito pouco usada, pois, como eu mesmo diria, criar jogos 3D amadores é uma tremenda bobagem...

Mas quem disse que 3D só serve para colocar como ambienrte 3D?? Desenhos em 3D podem servir muito bem para backgrounds, planos de fundo e até mesmo na criação de Sprites 2D!!

-Mas como????

-Simples: Crie um objeto 3D qualquer, agora para fazer os 4-8 lados para ele não é muito mais fácil do que redesenha-lo quase completamente em 2D???Sim!!!

Então lá vai um ótimo tutorial de Blender criado pelos desenvolvedores do Blender e em Português!!

Sua Primeira Animação em 30 Minutos!

----Não é só uma animação, alias esse link não é da animação! É do boneco que será animado...---


Espero que seja útil!

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Volstagg em Seg 11 Ago 2008, 23:23

Opa, vou dar uma lida.

Lembrando que uma das grandes vantagens do Blender é o fato de ele ser gratuito.
Blender um dia vai desbancar grandes ferramentas de modelagem 3D que são pagas. \o/

Laughing

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Guardiani em Ter 12 Ago 2008, 10:37

Concerteza!!!

Mas o Blender já é o melhor programa de simulação de fluidos!!! Nenhum Pago bate ele nos fluidos!

Também, enquanto um pago pesa 200MB, o Blender pesa 8MB!!

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Volstagg em Qui 14 Ago 2008, 16:44

E também vem com uma engine para jogos. Very Happy
São inúmeras as vantagens do blender, porém tem pessoas que dizem que é muito dificil usar ele. Eu particularmente acho o 3D studio max mais facil, mas o preço da liscença dele é muito caro.

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Janx em Sex 15 Ago 2008, 18:06

tipo, eu fiz meu carinha e depois o chao, so que depois como eu volto para modificar o carinha??????

tipo so posso mecher no chao agora, como 'volto' para o carinha???

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Phillipe em Sex 15 Ago 2008, 19:33

Hum,legal,eu não lí tudo ,mas um poquinho,achei bem bacana,é o biscoito que tem no filme do Shrek. XD.

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Guardiani em Sab 16 Ago 2008, 13:55

@janx escreveu:tipo, eu fiz meu carinha e depois o chao, so que depois como eu volto para modificar o carinha??????

tipo so posso mecher no chao agora, como 'volto' para o carinha???

Tem uma barra em baixo da visualização que diz: "Edit Mode", é só mudar pra "Object Mode" e clicar no 'carinha'...depois poe em edit pra editar!

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por joqus em Qui 25 Set 2008, 15:50

bah, to tentando
aprender a usar o blender e naum to achando
taum difil assim!
além de ser grátis e ter
milhões de tutorias na internet!!!


ps: quando alguém falou q era
o biscoito do shrek pensei q
fosse uma metáfora,
mas eh o biscoito mesmo!!

ehehehehehhehehehe

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Loggan em Sex 05 Mar 2010, 19:43

Bom, eu tentei seguir o tutorial sobre character animation em inglês, mas estou tendo um problema com extruding, segui os passos exatamente como foi orientado no tutorial, mas por algum motivo o resultado foi diferente. A única razão possível que posso imaginar é com relação a versões diferentes do programa, mas como não tenho certeza se estou fazendo alguma coisa errada tirei uma print screen, espero que alguém possa me ajudar Smile

http://img176.imageshack.us/img176/5500/screenx.jpg

Ahn, e o tutorial é esse aqui, o mesmo que está no link da versão em português:
http://wiki.blender.org/index.php/Doc:Tutorials/Animation/BSoD/Character_Animation/Creating_the_mouth

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Kabeção em Sex 05 Mar 2010, 19:51

Parece estar certo.
E só os vertices que estão desalinhados.

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Denis Lemos em Sex 05 Mar 2010, 21:32

Eu já tinha feito esse tutorial uns meses atrás, não consegui colocar aquela textura de biscoito meio coroído, o meu tinha ficado lisinho, mas o resto deu tudo certo, eu tinha até uma screen, mas como instalei o Vista, perdi tudo o que tinha no PC !
Também acho que o Blender é o melhor modelador, basta ficar na frente dele um tempo até aprender a interface, e depois que aprende se consegue ótimas coisas com ele, e ainda tem o fato do peso, que é bem leve, comparado com outros pagos, e o melhor de tudo é gratuito !

Há uns 2 anos atrás eu sabia bastante coisa do Blender, até a engine de jogos dele eu consegui fazer um carro andar em uma estradinha, pular uma rampinha e a câmera seguir ele certinho, mas hoje não sei mais nem dar uma "extrusão" !

Os contras do Blender, é que a interface dele é um pouco estranha, mas depois que se acostuma, vale muito a pena !
E também pelo fato de ter várias versões, pois quando se procura tutoriais dele, aí você está na metade do tutorial e versão que você tem, não possui a função ou está em um local bem escondido e diferente do tuto, então as vezes se fica empacado no meio do tuto !

E para quem não conhece o poder do blender, ou diz que ele não presta... Olhe essa galeria de renders do blender.org !
http://www.blender.org/features-gallery/gallery/art-gallery/

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Loggan em Sex 05 Mar 2010, 22:14

O meu problema com relação aos vértices é que eles não estão usando como ponto de referência o mesmo que o tutorial. Eu coloquei o mesmo ponto, assim como o criador instruiu, mas deu nisso aí ( até tentei fazer uma gambiarra colocando o pivot como o cursor, mas o resultado também foi diferente), e ficando assim não dá pra seguir com o tutorial como é mostrado. Até porque por estarem divergentes, os vértices se "cruzam" a partir de certo ponto, o que não aconteceria se eles estivessem com as arestas devidamente paralelas. Quero saber o motivo de não estar acontecendo igual no tutorial.

Outra coisa, na primeira parte quando ele explica sobre as views, fala que ao apertar numpad1 e colocar frontview, ao criar um objeto (como o plano), ele já estaria de frente para a visão, o que não ocorre. Isso eu contornei fácilmente com um rotate 90, mas o outro problema tá me empacando Sad

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Kabeção em Dom 07 Mar 2010, 14:45

Bom, clique naqueles 4 vertices do meio da forma, aperte "S" depois "X" e agora o número 0 e finalize apertando "Enter".

Funciona?

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Loggan em Dom 07 Mar 2010, 15:09

Eu acabei movendo o vértice com Grapple e tava seguindo o tutorial, mas tava ficando tosqueira meu modelo. Aí depois descobri o motivo: o Clipping no mirror effect tava desativado :s

Depois que eu ativei foi tudo suave, consegui continuar com o tutorial sem problemas ;)
Obrigado aí quem tentou ajudar

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Tuche Maker em Ter 09 Mar 2010, 17:22

nao entendo isso

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por Jiraya em Qua 31 Mar 2010, 15:50

Eu sempre achei o blender uma verdadeira 'PORCARIA!', por nao conseguir usar...=[
eu tentei usa-lo uma vez, e nao deu para fazer absolutamente nada.
como todos porgramas, deveria ter que ser um pouco mais simples, para pelo menos fazer uma coisa muito simples , sem precisar ir no bendito you tube assistir tutoriais.
o gm por exemplo, da para fazer uma coisa simples, sem olhar tutorial nenhum.
bom, como tudo merece uma segunda chance, vou baixar o blender novamente, e espero mudar minha opinião sobre o programa...=]

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Re: Blender (criação e animação 3D)

Mensagem por ericsom em Sex 21 Jan 2011, 13:52

gostei de ver mais sera que e funcinal no game maker fazer jogo 3d la e foda

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Re: Blender (criação e animação 3D)

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