Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Introdução ao Draw
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Introdução ao Draw
Hoje comecei uma pequena lista de tutoriais que vão falar sobre o evento draw e seus códigos. Aqui, aprenderemos a fazer grandes feitos com o draw, inclusive a fazer desenhos.
Introdução ao Draw - O básico
O que você precisa saber para entender o que é falado nestas aulas:
- Saber o básico da interface do Game Maker, como por exemplo como criar um objeto.
- Saber adicionar códigos a eventos.
Sobre o evento draw...
Sempre que formos escrever algum código de draw, é necessário que ele esteja dentro do evento chamado draw, caso esse código seja colocado em outro evento, simplesmente não funcionará. É simples, é igual quando criamos variáveis, antes de uma variável ser modificada, é necessário que ela seja criada no evento create para depois ser alterada, a mesma coisa acontece com o draw, ele só pode ser criado no evento draw de um objeto. E mais uma coisinha, se um objeto tem um sprite, e nele for colocado um código draw, seu sprite será apagado. Como resolver isso veremos mais adiante.
Começando um código draw...
Como lido acima, primeiro é necessário criar um evento draw para depois começá-lo.
Todo código draw é começado assim:
draw_
E depois de colocarmos o draw_, colocamos o que queremos desenhar, por exemplo alguns códigos abaixo:
draw_set_color()
draw_point()
draw_rectangle()
draw_triangle()
...
E muito mais! No próprio GM, na aba draw há várias libs da maior parte dos comandos draw, ajudando um pouco mais ao usuário.
Modificando cores...
No draw é possível modificar a cor de qualquer coisa que tenhamos desenhado na tela, seja ele um texto, triângulo ou retangulo, qualquer coisa! E é fácil, para isso, usamos o código abaixo antes de escrever qualquer código de draw:
draw_set_color(cor)
Por padrão, se não for colocado esse comando, a cor dos elementos desenhados na tela será preta.
Na cor do comando acima você pode colocar por exemplo uma constant ou um valor hexadecimal de cores. Escreva c_ e o GM mostra todas as constants de cores disponíveis. Algumas delas:
c_red
c_yellow
c_white
c_green
c_black
E várias outras! Aqui um exemplo do comando acima modificando o draw para a cor vermelha:
draw_set_color(c_red)
E por hoje é só, no próximo tutorial vou ensinar o primeiro comando de draw, o mais básico, draw_point que desenha um ponto na tela.
Aguardem !!!
Introdução ao Draw - O básico
O que você precisa saber para entender o que é falado nestas aulas:
- Saber o básico da interface do Game Maker, como por exemplo como criar um objeto.
- Saber adicionar códigos a eventos.
Sobre o evento draw...
Sempre que formos escrever algum código de draw, é necessário que ele esteja dentro do evento chamado draw, caso esse código seja colocado em outro evento, simplesmente não funcionará. É simples, é igual quando criamos variáveis, antes de uma variável ser modificada, é necessário que ela seja criada no evento create para depois ser alterada, a mesma coisa acontece com o draw, ele só pode ser criado no evento draw de um objeto. E mais uma coisinha, se um objeto tem um sprite, e nele for colocado um código draw, seu sprite será apagado. Como resolver isso veremos mais adiante.
Começando um código draw...
Como lido acima, primeiro é necessário criar um evento draw para depois começá-lo.
Todo código draw é começado assim:
draw_
E depois de colocarmos o draw_, colocamos o que queremos desenhar, por exemplo alguns códigos abaixo:
draw_set_color()
draw_point()
draw_rectangle()
draw_triangle()
...
E muito mais! No próprio GM, na aba draw há várias libs da maior parte dos comandos draw, ajudando um pouco mais ao usuário.
Modificando cores...
No draw é possível modificar a cor de qualquer coisa que tenhamos desenhado na tela, seja ele um texto, triângulo ou retangulo, qualquer coisa! E é fácil, para isso, usamos o código abaixo antes de escrever qualquer código de draw:
draw_set_color(cor)
Por padrão, se não for colocado esse comando, a cor dos elementos desenhados na tela será preta.
Na cor do comando acima você pode colocar por exemplo uma constant ou um valor hexadecimal de cores. Escreva c_ e o GM mostra todas as constants de cores disponíveis. Algumas delas:
c_red
c_yellow
c_white
c_green
c_black
E várias outras! Aqui um exemplo do comando acima modificando o draw para a cor vermelha:
draw_set_color(c_red)
E por hoje é só, no próximo tutorial vou ensinar o primeiro comando de draw, o mais básico, draw_point que desenha um ponto na tela.
Aguardem !!!
Última edição por souzalucasjose em Seg 22 Fev 2010, 18:22, editado 1 vez(es)
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Introdução ao Draw
que bom! minha maior dificuldade é no DRAW, num sabia nem pra que servia esse evento tosco agora entendi que é pra por códigos... DRAW! espero que ensine logo a escrever variáveis na tela e customizar detelhes de char...
Re: Introdução ao Draw
Isso vai ter com certeza nos meus próximo tutoriais do draw, pode esperar...
Vou postar um tutorial a cada dia xD
Vou postar um tutorial a cada dia xD
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Introdução ao Draw
Bom tutorial, eu por exemplo nao entendo nada de programar o Draw com GML
só vo no drag drop mesmo espero que isso me ajude
só vo no drag drop mesmo espero que isso me ajude
Tópicos semelhantes
» Introdução ao Draw - draw_rectangle
» Introdução ao Draw - draw_line
» Introdução ao Draw - draw_circle
» [Resolvido]draw primitive e draw vertex...como usar?
» Introdução Manual
» Introdução ao Draw - draw_line
» Introdução ao Draw - draw_circle
» [Resolvido]draw primitive e draw vertex...como usar?
» Introdução Manual
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|