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como se salta?[RESOLVIDO]
5 participantes
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como se salta?[RESOLVIDO]
como faço a minha personagem saltar e voltar para o chão?
já tentei tudo e não consigo...
alguém me ajude
já tentei tudo e não consigo...
alguém me ajude
Última edição por firefox em Qui 07 Jan 2010, 13:08, editado 1 vez(es)
firefox- Data de inscrição : 04/01/2010
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Re: como se salta?[RESOLVIDO]
tem que ter gravidade no seu jogo
Stikman- Data de inscrição : 12/08/2008
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Re: como se salta?[RESOLVIDO]
Bom, com alguns passos simples você consegue fazer isso.
Primeiro, certifique-se que o chão está marcado como solid, caso não saiba onde fique, clique duas vezes sobre o obj_chao, e na caixa que vai aparecer, ao lado esquerdo, tem uma caixinha para marcar escrito solid.
Agora vá ao seu player e crie um evento Create, e neste evento coloque o seguinte código:
Em seguida, crie um evento step e coloque este script:
Revendo tudo...
O que fizemos?
1 - Marcamos o objeto chão como sólido.
2 - Criamos um evento create e definimos sua gravidade.
3 - Em um evento step, definimos a tecla 'cima' a ser pressionada.
Espero ter ajudado amigo!
Primeiro, certifique-se que o chão está marcado como solid, caso não saiba onde fique, clique duas vezes sobre o obj_chao, e na caixa que vai aparecer, ao lado esquerdo, tem uma caixinha para marcar escrito solid.
Agora vá ao seu player e crie um evento Create, e neste evento coloque o seguinte código:
- Código:
gravity = 0.5
Em seguida, crie um evento step e coloque este script:
- Código:
if keyboard_check(vk_up){y-=5}
Revendo tudo...
O que fizemos?
1 - Marcamos o objeto chão como sólido.
2 - Criamos um evento create e definimos sua gravidade.
3 - Em um evento step, definimos a tecla 'cima' a ser pressionada.
Espero ter ajudado amigo!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: como se salta?[RESOLVIDO]
Tem vários métodos pra pular, um deles é o jeito que o souzalucasjose disse. Utilizo um que considero fácil, que é o seguinte:
Crie uma variável com o nome "vel_pulo" no evento Create do jogador e uma outra com o nome "pulo":
Pode ser um valor qualquer, não necessariamente 8. O valor de "pulo" está false porque inicialmente estamos no chão.
Após isso, defina a gravidade no evento Step:
O que fizemos agora foi definir o valor da gravidade, portanto, é bom certificar-se de que você tem um objeto sólido pra servir de plataforma.
Agora crie um evento Keyboard Press (ou se você quiser, pode fazer pelo evento Step também) e insira este código:
Pronto, agora o seu personagem pode pular.
Crie uma variável com o nome "vel_pulo" no evento Create do jogador e uma outra com o nome "pulo":
- Código:
vel_pulo=8
pulo=false
Pode ser um valor qualquer, não necessariamente 8. O valor de "pulo" está false porque inicialmente estamos no chão.
Após isso, defina a gravidade no evento Step:
- Código:
if (place_free(x,y+1))
{
gravity=0.5
pulo=true
}
else
{
gravity=0
pulo=false
}
O que fizemos agora foi definir o valor da gravidade, portanto, é bom certificar-se de que você tem um objeto sólido pra servir de plataforma.
Agora crie um evento Keyboard Press (ou se você quiser, pode fazer pelo evento Step também) e insira este código:
- Código:
if !(place_free(x,y+1))
{
vspeed=-vel_pulo
pulo=true
}
Pronto, agora o seu personagem pode pular.
Fenrir- Data de inscrição : 05/01/2010
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Re: como se salta?[RESOLVIDO]
obrigado agora já sei
firefox- Data de inscrição : 04/01/2010
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Re: como se salta?[RESOLVIDO]
Ae Firefox vlw por Fazer esa postagem Tanbem queria sabe E egora ja consegui vlw souzalucasjose vlw ae a Sua ta sertinho + nao o falando q a outra nao esteja vlw
mayck- Data de inscrição : 11/01/2010
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