GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


como se salta?[RESOLVIDO]

5 participantes

Ir para baixo

como se salta?[RESOLVIDO] Empty como se salta?[RESOLVIDO]

Mensagem por firefox Ter 05 Jan 2010, 21:42

como faço a minha personagem saltar e voltar para o chão?

já tentei tudo e não consigo...

alguém me ajude Question


Última edição por firefox em Qui 07 Jan 2010, 13:08, editado 1 vez(es)
firefox
firefox

Data de inscrição : 04/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 14
Prêmios : como se salta?[RESOLVIDO] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como se salta?[RESOLVIDO] Empty Re: como se salta?[RESOLVIDO]

Mensagem por Stikman Ter 05 Jan 2010, 22:14

tem que ter gravidade no seu jogo
Stikman
Stikman

Data de inscrição : 12/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 60
Prêmios : como se salta?[RESOLVIDO] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como se salta?[RESOLVIDO] Empty Re: como se salta?[RESOLVIDO]

Mensagem por fonetico Ter 05 Jan 2010, 22:41

Bom, com alguns passos simples você consegue fazer isso.

Primeiro, certifique-se que o chão está marcado como solid, caso não saiba onde fique, clique duas vezes sobre o obj_chao, e na caixa que vai aparecer, ao lado esquerdo, tem uma caixinha para marcar escrito solid.

Agora vá ao seu player e crie um evento Create, e neste evento coloque o seguinte código:
Código:
gravity = 0.5
Esse código determina o quanto de gravidade o seu personagem vai ter, você pode trocar esse número 0.5 se achar que o player ficou muito 'pesado'.
Em seguida, crie um evento step e coloque este script:
Código:
if keyboard_check(vk_up){y-=5}
Este outro código serve para definir que o player irá 'subir ao ser pressionado a tecla 'cima', mas como definimos a gravidade, ao ser colocado para cima, o player será puxado para baixo até se encontrar com o chão.


Revendo tudo...
O que fizemos?
1 - Marcamos o objeto chão como sólido.
2 - Criamos um evento create e definimos sua gravidade.
3 - Em um evento step, definimos a tecla 'cima' a ser pressionada.

Espero ter ajudado amigo!
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : como se salta?[RESOLVIDO] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como se salta?[RESOLVIDO] Empty Re: como se salta?[RESOLVIDO]

Mensagem por Fenrir Qua 06 Jan 2010, 01:47

Tem vários métodos pra pular, um deles é o jeito que o souzalucasjose disse. Utilizo um que considero fácil, que é o seguinte:

Crie uma variável com o nome "vel_pulo" no evento Create do jogador e uma outra com o nome "pulo":
Código:
vel_pulo=8
pulo=false

Pode ser um valor qualquer, não necessariamente 8. O valor de "pulo" está false porque inicialmente estamos no chão.

Após isso, defina a gravidade no evento Step:
Código:
if (place_free(x,y+1))
{
gravity=0.5
pulo=true
}
else
{
gravity=0
pulo=false
}

O que fizemos agora foi definir o valor da gravidade, portanto, é bom certificar-se de que você tem um objeto sólido pra servir de plataforma.
Agora crie um evento Keyboard Press (ou se você quiser, pode fazer pelo evento Step também) e insira este código:

Código:
if !(place_free(x,y+1))
{
vspeed=-vel_pulo
pulo=true
}

Pronto, agora o seu personagem pode pular. Smile
Fenrir
Fenrir

Data de inscrição : 05/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 14
Prêmios : como se salta?[RESOLVIDO] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como se salta?[RESOLVIDO] Empty Re: como se salta?[RESOLVIDO]

Mensagem por firefox Qua 06 Jan 2010, 19:51

obrigado agora já sei
firefox
firefox

Data de inscrição : 04/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 14
Prêmios : como se salta?[RESOLVIDO] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como se salta?[RESOLVIDO] Empty Re: como se salta?[RESOLVIDO]

Mensagem por mayck Qui 14 Jan 2010, 14:12

Ae Firefox vlw por Fazer esa postagem Tanbem queria sabe E egora ja consegui vlw souzalucasjose vlw ae a Sua ta sertinho + nao o falando q a outra nao esteja vlw
mayck
mayck

Data de inscrição : 11/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 370
Prêmios : como se salta?[RESOLVIDO] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como se salta?[RESOLVIDO] Empty Re: como se salta?[RESOLVIDO]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos