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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
ajuda com contador de balas
4 participantes
Página 1 de 1
ajuda com contador de balas
eaw gente , eu queria pedir ajuda a alguem que me podesse ajudar a criar um contador de balas da arma do meu player...
eu ja procurei aqui no forum + nao encontro nada
blz
eu ja procurei aqui no forum + nao encontro nada
blz
Stikman- Data de inscrição : 12/08/2008
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Re: ajuda com contador de balas
Bom, primeiro você precisade uma váriavel que guarde o valor das balas.
No create:
Pronto, começamos com 10 balas!
agora para desenhar isso na tela:
Evento draw:
Certo, agora para que não possamos atirar infinitamente você vai na condição onde o personagem atira e coloca:
Flwwss
No create:
- Código:
balas = 10;
Pronto, começamos com 10 balas!
agora para desenhar isso na tela:
Evento draw:
- Código:
draw_text(view_xview+8,view_yview+8,string(balas));
Certo, agora para que não possamos atirar infinitamente você vai na condição onde o personagem atira e coloca:
- Código:
if balas > 0 //Se tiver balas para atirar
{
//ações de atirar
balas -= 1; //Diminuir em 1 a quantidade de balas
}
Flwwss
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: ajuda com contador de balas
brigado janx, so uma pergunta ondo ponho o evento creat?
Stikman- Data de inscrição : 12/08/2008
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Re: ajuda com contador de balas
Não se ponha em lugar nenhum, ele é um evento que já está nas opições do seu objeto, na verdade, é o código que você tem que colocar no evento "create" do seu objeto !Stikman escreveu:brigado janx, so uma pergunta ondo ponho o evento creat?
É só abrir o objeto que você quer colocar os códigos, ir em adicionar um novo evento e selecionar "CREATE", e lá escrever aqueles códigos !
Falowws !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: ajuda com contador de balas
isso eu sei, mas em que objecto tenho de crear esse evento??
Stikman- Data de inscrição : 12/08/2008
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Re: ajuda com contador de balas
Acho que no objeto que você declarou a variável das balas, se é você já fez isso, senão em qualquer um objeto também irá funcionar, mas você terá que tornar a veriável balas como global, para poder usá-la com outros objetos !
Se você não sabe como, é bem simples;
coloque isso no create de qualquer objeto:
Se você não sabe como, é bem simples;
coloque isso no create de qualquer objeto:
- Código:
globalvar balas;
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: ajuda com contador de balas
ok
depois de ter globalizado as balas posso por o codigo:
no evento create de qualquer objecto, né?
depois de ter globalizado as balas posso por o codigo:
balas = 10;
no evento create de qualquer objecto, né?
Stikman- Data de inscrição : 12/08/2008
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Re: ajuda com contador de balas
Acho que sim, mas é aconselhável colocá-la, junto no create do objeto que está a globalização, pois se o objeto que você globalizou a variável, não for colocado na room, e em outro objeto você colocou "balas=10" e o colocou na room, ela não será globalizada, pois o outro objeto não existirá para globalizar a variável ! Entende ???
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: ajuda com contador de balas
sim, muito obrigado
Stikman- Data de inscrição : 12/08/2008
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Re: ajuda com contador de balas
ok
eu ja tentei e o contador ja aparece, eu tou a disparar com o rato e quando dou click saem infinitas balas da arma e nao param.
e no contador de balas so desce para zero quando eu clicko 10 vezes no rato e eu nao cria assim
eu ja tentei e o contador ja aparece, eu tou a disparar com o rato e quando dou click saem infinitas balas da arma e nao param.
e no contador de balas so desce para zero quando eu clicko 10 vezes no rato e eu nao cria assim
Stikman- Data de inscrição : 12/08/2008
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Re: ajuda com contador de balas
Esse código que o Janx te mostrou deve ser colocado no mesmo objeto que atira, ou seja, no mesmo objeto em que vocÊ colocou o evento do botão esquerdo do mouse entendeu?
E outra dica, se você globalizou as outras variáveis, quando for para colocar a variável balas, vocÊ deve colocar, global.balas, aconselho a vocÊ não globalizar, claro, faça isso se vocÊ precisar usar em muitos objetos.
E outra dica, se você globalizou as outras variáveis, quando for para colocar a variável balas, vocÊ deve colocar, global.balas, aconselho a vocÊ não globalizar, claro, faça isso se vocÊ precisar usar em muitos objetos.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: ajuda com contador de balas
obrigado pessoal
bem galera, eu ja usei essas codigos todos mas a minha arma continua com balas infinitas.
help
Editado por CPinheiro: double post. Editei os posts e deletei o segundo.
Na próxima, é warn.
bem galera, eu ja usei essas codigos todos mas a minha arma continua com balas infinitas.
help
Editado por CPinheiro: double post. Editei os posts e deletei o segundo.
Na próxima, é warn.
Stikman- Data de inscrição : 12/08/2008
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Re: ajuda com contador de balas
É que você não colocou a condição de somente atirar se estiver balas para atirar !
Vá lá onde está a função de onde atira e coloca: igual o que o Janx disse !!!
Vá lá onde está a função de onde atira e coloca: igual o que o Janx disse !!!
- Código:
if balas >0
{
// coloca aqui a função que faz atirar
}
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
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- C ou C++
Re: ajuda com contador de balas
continua a nao dar..
eu no objecto da arma e no evento onde atiro tenho os seguintes codigos:
obj_gun=balas
obj_arma=arma sem estar a disparar
pessoal ja consegui!
obrigado a todos que me ajudaram
eu no objecto da arma e no evento onde atiro tenho os seguintes codigos:
if global.balas>0
{
if alarm[0]=-1
{
instance_create(x,y,obj_gun)
sound_play(sound0)
alarm[0]=3
global.balas -= 1; //Diminuir em 1 a quantidade de balas
}
}
if global.balas=0
{
instance_change(obj_arma,1)
}
obj_gun=balas
obj_arma=arma sem estar a disparar
pessoal ja consegui!
obrigado a todos que me ajudaram
Stikman- Data de inscrição : 12/08/2008
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