Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Gerar numeros randomicos não iguais
+4
donte
Mário Valney
fonetico
lipe1994
8 participantes
Página 1 de 1
Gerar numeros randomicos não iguais
Então pessoal tô com uma duvida e irei explica-la abaixo:
Tenho 6 Objetos com Carros(I.A).Gostaria de criar uma var que gere numeros randômicos para a largada.Explicarei melhor:
*-A Minha ideia é gerar um número de largada(de 1 a 6),que seria a posição que o player vai largar.Mais acontece que se por exemplo se 2 players gerarem o nº2,ambos não poderão largar em 2º lugar.
Espero que tenham entendido,caso contrário darei maior explicação...
Gratoo
Tenho 6 Objetos com Carros(I.A).Gostaria de criar uma var que gere numeros randômicos para a largada.Explicarei melhor:
*-A Minha ideia é gerar um número de largada(de 1 a 6),que seria a posição que o player vai largar.Mais acontece que se por exemplo se 2 players gerarem o nº2,ambos não poderão largar em 2º lugar.
Espero que tenham entendido,caso contrário darei maior explicação...
Gratoo
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
Bom... eu sei que para fazer isso usa-se o comando RANDOM... Agora como usa ele... Não sei
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
Antes da largada faz um teste de igualdade das variáveis:
if variavelcarro1 = variavelcarro2 { o sorteio de novo }
e assim por diante...
Não sei usar o RANDOM
if variavelcarro1 = variavelcarro2 { o sorteio de novo }
e assim por diante...
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
onde fica esse comendo RANDOM?souzalucasjose escreveu:Bom... eu sei que para fazer isso usa-se o comando RANDOM... Agora como usa ele... Não sei
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
randomize() basicamente faz o comando random() funcionar. Ele gera uma "seed," uma semente de números aleatórios, que faz brotar ao longo do tempo quantos números forem necessários.
Depois do randomize vem o random. O random(10) gera um número que vai de 0 a 9. Isso inclui os decimais, como 3.3928578368239065. Então seria bom usar um floor(random(10)) para que o número gerado seja arredondado para baixo, se for 0.0001 ou 0.9999 virará 0. Isso gerará um número de 0 a 9.
OBS: O 9 será bem discriminado nisso
Exemplos de uso:
Use o comando randomize() no evento create de um objeto na tela título do jogo (a primeira tela). Ou simplesmente no objeto do númeo aleatório.
Depois quando quiser gerar um número aleatório, faça assim:
Depois do randomize vem o random. O random(10) gera um número que vai de 0 a 9. Isso inclui os decimais, como 3.3928578368239065. Então seria bom usar um floor(random(10)) para que o número gerado seja arredondado para baixo, se for 0.0001 ou 0.9999 virará 0. Isso gerará um número de 0 a 9.
OBS: O 9 será bem discriminado nisso
Exemplos de uso:
Use o comando randomize() no evento create de um objeto na tela título do jogo (a primeira tela). Ou simplesmente no objeto do númeo aleatório.
Depois quando quiser gerar um número aleatório, faça assim:
- Código:
variavel = floor(random(100)) // Gerará um número inteiro de 0 a 99
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
Bom agradeço a todos e irei testar todos,mais vou explicar de novo:
Quero que gere um número de 1 á 6,mais eu quero que cada objeto tenha seu número,e que o numero não se repita.
EX:
OBJ1 = 3
OBJ2 = 1
OBJ3 = 2
OBJ4 = 4
OBJ5 = 6
OBJ6 = 5
Não gostaria que se repetissem:
EX:
OBJ1 = 2
OBJ2 = 1
OBJ3 = 2
OBJ4 = 4
OBJ5 = 6
OBJ6 = 5
Ou seja,irá ter 2 carros para largar em segundo lugar,e não haverá nenhum terceiro
Quero que gere um número de 1 á 6,mais eu quero que cada objeto tenha seu número,e que o numero não se repita.
EX:
OBJ1 = 3
OBJ2 = 1
OBJ3 = 2
OBJ4 = 4
OBJ5 = 6
OBJ6 = 5
Não gostaria que se repetissem:
EX:
OBJ1 = 2
OBJ2 = 1
OBJ3 = 2
OBJ4 = 4
OBJ5 = 6
OBJ6 = 5
Ou seja,irá ter 2 carros para largar em segundo lugar,e não haverá nenhum terceiro
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
Faz tempo que não mexo no GM, mas a maneira que eu vejo pra resolver seu problema é usando array, não sei se tem um jeito mais inteligente. Dá uma olhada no manual do GM pra ver como funcionam os arrays.
Acho que o código abaixo faz o que você tá querendo:
Acho que o código abaixo faz o que você tá querendo:
- Código:
{
x=0;
while(x<6)
{
car[x] = floor(random(6));//gera a posição e atribue a car[x]
if(pos[car[x]] <> 0)//testa se a posição está disponível,
{
pos[car[x]] = 0;//sinaliza que a posição foi usada
x+=1;//vai para o próximo carro
}
}
}
- Código:
{ pos[0] = 1;
pos[1] = 1;
...
pos[5] = 1;
}
leognomo- Data de inscrição : 04/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
Hmm..entendi bem,mais só não entendi a segunda parte.Essa aqui:
''São dois arrays (vetores): O array "car" guarda a posição sorteada para cada carro. O array "pos" sinaliza as posições que já foram sorteadas, para realizar o teste e evitar as repetições das posições. Antes de executar essa parte do código, é preciso atribuir o valor 1 para todos os índices do array "pos", da seguinte forma:
Código:
Eu tenho que fazer isso?:
E em que evento eu coloco???
Vlw'z
''São dois arrays (vetores): O array "car" guarda a posição sorteada para cada carro. O array "pos" sinaliza as posições que já foram sorteadas, para realizar o teste e evitar as repetições das posições. Antes de executar essa parte do código, é preciso atribuir o valor 1 para todos os índices do array "pos", da seguinte forma:
Código:
- Código:
{ pos[0] = 1;
pos[1] = 1;
...
pos[i][5] = 1;[/i]
}
Eu tenho que fazer isso?:
- Código:
{ pos[0] = 1;
{ pos[1] = 1;
{ pos[2] = 1;
{ pos[3] = 1;
{ pos[4] = 1;
{ pos[5] = 1;
}
E em que evento eu coloco???
Vlw'z
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
Pode fazer assim:
Coloque esse codigo no evento CREATE de algum objeto de inicializacao:
obCarro1.largada = global.num[0];
obCarro2.largada = global.num[1];
obCarro3.largada = global.num[2];
obCarro4.largada = global.num[3];
obCarro5.largada = global.num[4];
obCarro6.largada = global.num[5];
Supondo que a variavel da instancia 'largada' seja a posicao de largada do carro.
Obs1: Este código foi testado e funciona perfeitamente no GM7/GM6
Obs2: O código do nosso amigo leognomo funciona em parte mais nao evita a duplicação do número aleatório.
Coloque esse codigo no evento CREATE de algum objeto de inicializacao:
- Código:
var i;
var j;
for (i = 0; i < 6; i += 1) global.num[i] = -1;
while (1)
{
for (i = 0; i < 6; i += 1)
{
if (global.num[i] == -1)
{
global.num[i] = floor(random(6)) + 1;
for (j = 0; j < 6; j += 1)
{
if ((j <> i) and (global.num[i] == global.num[j]))
{
global.num[i] = -1;
j = -1;
break;
}
}
if (j == -1) break;
}
}
if (j == -1) continue else break;
}
obCarro1.largada = global.num[0];
obCarro2.largada = global.num[1];
obCarro3.largada = global.num[2];
obCarro4.largada = global.num[3];
obCarro5.largada = global.num[4];
obCarro6.largada = global.num[5];
Supondo que a variavel da instancia 'largada' seja a posicao de largada do carro.
Obs1: Este código foi testado e funciona perfeitamente no GM7/GM6
Obs2: O código do nosso amigo leognomo funciona em parte mais nao evita a duplicação do número aleatório.
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
Devo confessar que realmente não testei o código, preguiça..hehe
fui mais na intuição, só pra mostrar a ideia...
mas ainda não vejo por que o código não evitaria a duplicação do número, talvez eu teste algum dia, mas se quiserem me dizer o porque eu agradeço.
O problema que vejo que pode acontecer é o risco de ficar em "loop infinito", caso não seja gerado os números diferentes, mas qualquer solução para essa questão vai ter esse problema.
Em todo caso, a solução do vinians está boa e resolve o problema do lipe1994.
fui mais na intuição, só pra mostrar a ideia...
mas ainda não vejo por que o código não evitaria a duplicação do número, talvez eu teste algum dia, mas se quiserem me dizer o porque eu agradeço.
O problema que vejo que pode acontecer é o risco de ficar em "loop infinito", caso não seja gerado os números diferentes, mas qualquer solução para essa questão vai ter esse problema.
Em todo caso, a solução do vinians está boa e resolve o problema do lipe1994.
leognomo- Data de inscrição : 04/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Gerar numeros randomicos não iguais
- Código:
pos = ds_list_create()
new_value = 1+round(random(5))
for(i=0;i<5;i+=1)
{
while(ds_list_find_index(pos,new_value)>=0)
{
new_value = 1+round(random(5))
}
ds_list_add(pos,new_value)
global.car_pos[ds_list_size(pos)] = new_value
}
ds_list_destroy(pos)
- Código:
for(i=1;i<6;i+=1)
{
draw_text(10,i*16,global.car_pos[i])
}
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 351
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|