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Gerar numeros randomicos não iguais

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Gerar numeros randomicos não iguais Empty Gerar numeros randomicos não iguais

Mensagem por lipe1994 Sex 01 Jan 2010, 20:50

Então pessoal tô com uma duvida e irei explica-la abaixo:

Tenho 6 Objetos com Carros(I.A).Gostaria de criar uma var que gere numeros randômicos para a largada.Explicarei melhor:

*-A Minha ideia é gerar um número de largada(de 1 a 6),que seria a posição que o player vai largar.Mais acontece que se por exemplo se 2 players gerarem o nº2,ambos não poderão largar em 2º lugar.

Espero que tenham entendido,caso contrário darei maior explicação...

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Mensagem por fonetico Sex 01 Jan 2010, 21:13

Bom... eu sei que para fazer isso usa-se o comando RANDOM... Agora como usa ele... Não sei Happy
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Mensagem por Mário Valney Sex 01 Jan 2010, 22:53

Antes da largada faz um teste de igualdade das variáveis:

if variavelcarro1 = variavelcarro2 { o sorteio de novo }

e assim por diante...

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Mensagem por donte Sex 01 Jan 2010, 23:04

souzalucasjose escreveu:Bom... eu sei que para fazer isso usa-se o comando RANDOM... Agora como usa ele... Não sei Happy
onde fica esse comendo RANDOM?
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Mensagem por KinKing Sáb 02 Jan 2010, 10:44

randomize() basicamente faz o comando random() funcionar. Ele gera uma "seed," uma semente de números aleatórios, que faz brotar ao longo do tempo quantos números forem necessários.

Depois do randomize vem o random. O random(10) gera um número que vai de 0 a 9. Isso inclui os decimais, como 3.3928578368239065. Então seria bom usar um floor(random(10)) para que o número gerado seja arredondado para baixo, se for 0.0001 ou 0.9999 virará 0. Isso gerará um número de 0 a 9.
OBS: O 9 será bem discriminado nisso

Exemplos de uso:

Use o comando randomize() no evento create de um objeto na tela título do jogo (a primeira tela). Ou simplesmente no objeto do númeo aleatório.

Depois quando quiser gerar um número aleatório, faça assim:
Código:
variavel = floor(random(100)) // Gerará um número inteiro de 0 a 99
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Mensagem por lipe1994 Sáb 02 Jan 2010, 11:11

Bom agradeço a todos e irei testar todos,mais vou explicar de novo:

Quero que gere um número de 1 á 6,mais eu quero que cada objeto tenha seu número,e que o numero não se repita.

EX:
OBJ1 = 3
OBJ2 = 1
OBJ3 = 2
OBJ4 = 4
OBJ5 = 6
OBJ6 = 5



Não gostaria que se repetissem:

EX:
OBJ1 = 2
OBJ2 = 1
OBJ3 = 2
OBJ4 = 4
OBJ5 = 6
OBJ6 = 5


Ou seja,irá ter 2 carros para largar em segundo lugar,e não haverá nenhum terceiro
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Mensagem por leognomo Seg 04 Jan 2010, 18:02

Faz tempo que não mexo no GM, mas a maneira que eu vejo pra resolver seu problema é usando array, não sei se tem um jeito mais inteligente. Dá uma olhada no manual do GM pra ver como funcionam os arrays.
Acho que o código abaixo faz o que você tá querendo:
Código:
{
 x=0;
 while(x<6)
 {
    car[x] = floor(random(6));//gera a posição e atribue a car[x]
       
    if(pos[car[x]] <> 0)//testa se a posição está disponível,
    {       
      pos[car[x]] = 0;//sinaliza que a posição foi usada
      x+=1;//vai para o próximo carro
    }
 }
}
São dois arrays (vetores): O array "car" guarda a posição sorteada para cada carro. O array "pos" sinaliza as posições que já foram sorteadas, para realizar o teste e evitar as repetições das posições. Antes de executar essa parte do código, é preciso atribuir o valor 1 para todos os índices do array "pos", da seguinte forma:
Código:
{ pos[0] = 1;
pos[1] = 1;
...
pos[5] = 1;
}
Ficou meio confuso mas é mais ou menos isso, qq coisa tento explicar melhor depois...
leognomo
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Mensagem por lipe1994 Seg 04 Jan 2010, 19:36

Hmm..entendi bem,mais só não entendi a segunda parte.Essa aqui:

''São dois arrays (vetores): O array "car" guarda a posição sorteada para cada carro. O array "pos" sinaliza as posições que já foram sorteadas, para realizar o teste e evitar as repetições das posições. Antes de executar essa parte do código, é preciso atribuir o valor 1 para todos os índices do array "pos", da seguinte forma:

Código:
Código:

{ pos[0] = 1;
pos[1] = 1;
...
pos[i][5] = 1;[/i]
}
''
Eu tenho que fazer isso?:
Código:
{ pos[0] = 1;
{ pos[1] = 1;
{ pos[2] = 1;
{ pos[3] = 1;
{ pos[4] = 1;
{ pos[5] = 1;
}

E em que evento eu coloco???
Vlw'z
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Mensagem por vinians Seg 04 Jan 2010, 20:48

Pode fazer assim:
Coloque esse codigo no evento CREATE de algum objeto de inicializacao:
Código:

var i;
var j;
for (i = 0; i < 6; i += 1)  global.num[i] = -1;
while (1)
{
  for (i = 0; i < 6; i += 1)
  {
      if (global.num[i] == -1)
      {
          global.num[i] = floor(random(6)) + 1;
          for (j = 0; j < 6; j += 1)
          {
            if ((j <> i) and (global.num[i] == global.num[j]))
            {
                global.num[i] = -1;
                j = -1;
                break;
            }
          }
          if (j == -1) break;
      }
  }
  if (j == -1) continue else break;
}
Os numeros aleatorios de 1 a 6 ficarão dentro do vetor global.num[], voce pode usa-los assim:
obCarro1.largada = global.num[0];
obCarro2.largada = global.num[1];
obCarro3.largada = global.num[2];
obCarro4.largada = global.num[3];
obCarro5.largada = global.num[4];
obCarro6.largada = global.num[5];
Supondo que a variavel da instancia 'largada' seja a posicao de largada do carro.
Obs1: Este código foi testado e funciona perfeitamente no GM7/GM6
Obs2: O código do nosso amigo leognomo funciona em parte mais nao evita a duplicação do número aleatório.
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Mensagem por leognomo Ter 05 Jan 2010, 10:11

Devo confessar que realmente não testei o código, preguiça..hehe
fui mais na intuição, só pra mostrar a ideia...
mas ainda não vejo por que o código não evitaria a duplicação do número, talvez eu teste algum dia, mas se quiserem me dizer o porque eu agradeço.
O problema que vejo que pode acontecer é o risco de ficar em "loop infinito", caso não seja gerado os números diferentes, mas qualquer solução para essa questão vai ter esse problema.

Em todo caso, a solução do vinians está boa e resolve o problema do lipe1994.
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Mensagem por dungeon333 Ter 05 Jan 2010, 13:00

Código:

pos = ds_list_create()
new_value = 1+round(random(5))
for(i=0;i<5;i+=1)
{
while(ds_list_find_index(pos,new_value)>=0)
{
new_value = 1+round(random(5))
}
ds_list_add(pos,new_value)
global.car_pos[ds_list_size(pos)] = new_value
}
ds_list_destroy(pos)
e para ver as posiçoes
Código:

for(i=1;i<6;i+=1)
{
draw_text(10,i*16,global.car_pos[i])
}
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