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#IEM Aula 07 - Funções e Scripts

em Qui 31 Dez 2009, 20:34

INTRODUÇÃO EM GML



Aula 07 - Funções e Scripts



(Atualizado 08/02/2015)

Uma função é chamada por um nome, e contém zero ou mais argumentos dentro de parênteses e separados por vírgulas.

Exemplo, instance_create (função que tem varios argumentos):
Código:

//nome_da_função(argumento 1, argumento 2, argumento 3)

//criando_objeto(posição x, posição y, nome do objeto)

instance_create(x,y,obj)

Exemplo, instance_destroy (função que não tem argumentos):

Código:
//nome_da_função()

//destruir_instância()

instance_destroy()

O Game Maker possui varias funções prontas para uso. Para ver todas, va no menu scripts-> Show all Built-in Functions.

Quando você digita parte de uma função do GM, ele busca as funções mais próximas do que você digitou, como na imagem abaixo:



Digitei somente object_ e ele ja procurou e listou todas as funções que começam com object_. Caso a função que vai usar ja tenha aparecido la embaixo, de clique nela e ela é completada no seu código. Assim você poupa mais tempo digitando.

Scripts - criando funções:

Qualquer script que você crie é uma função. Os scripts são necessários para poupar rotinas extensas e otimizar o código.

Ao criar um script, dê um nome à ele. Exemplo, vamos calcular o IMC (Índice de massa corporal) que é o peso/altura².

Código:
//calcula_imc(peso,altura)

imc=argument0/(argument1*argument1)

return imc

Repare que:

- argument0 (representa o peso) é o primeiro argumento (peso) da função e argument1 (altura) é o segundo argumento.
- Guardamos o resultado na variável imc.
- Retornamos o valor de imc para a função.

O return serve para que possamos utilizar a função como se fosse uma "variável":

Código:
Meu_IMC=calcula_imc(82,1.80)

O valor da variável Meu_IMC será o que foi retornado na função. Ou seja, o valor da variável imc.

Há também as funções que não retornam um valor significativo (Retorna 0 ou -1, que nunca mudam). Por exemplo, você tem uma rotina onde há muito código que é usado em varias situações, mas não muda muito. Ele não calcula nada e serve somente para criar uma ação:

Código:
//cria_explosao(som,objeto)

//Toca o som de explosão
sound_play(argument0)

//Cria o objeto explosão
instance_create(x,y,argument1)

Usaria assim:

Código:
cria_explosao(sd_explosao,obj_explosao)

Não retornamos nenhum valor (Porque não precisavamos) e toda situação que em que criarmos uma explosão o código será menor e personalizável, podendo escolher o som e o objeto da explosão.

-Você pode usar até 16 argumentos dentro de um script (de argument0 à argument15).

Nas próximas aulas veremos muitas outras funções. E para saber o que as funções embutidas no Game Maker retornam, veja o HELP (F1).

Próxima aula: A definir



FLWS!


Última edição por Alex FC em Qui 26 Fev 2015, 11:20, editado 17 vez(es) (Razão : Atualização)
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Re: #IEM Aula 07 - Funções e Scripts

em Dom 23 Nov 2014, 09:30
CARAA, MELHOR QUE VC N A! a n ser eu depois que terminar de ler todos esses tutoriais kkkkk,
é incrivel como vc conssegui fazer a maematica virar um gatinho manhoso, muito facil de entender seus topicos
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