Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

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Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Convidad em Sab 12 Dez 2009, 00:19

E aí galera!

Aproveitando o engine de menus básicos que eu havia feito e postado em outro tópico, eu implementei-o neste exemplo de neblina. O nome da "cria" é Specter22. É bem legal, você pode usar os comandos do menu para alterar as formas que vão distorcendo a textura.

Dá uns efeitos bem bonitos. Vocês podem usar nos seus jogos, é livre. Também podem distribuir ou o que acharem melhor. Espero que gostem!

Basicamente esse engine foi feito usando um jogo de arrays para compor uma forma primitiva com o kind pr_trianglelist. Cada par de triângulos forma um retângulo cujos vértices vão se movendo de acordo com a distorção que a gente configura.

O legal também, é que eu usei uma surface pra gerar a textura com background em movimento. Daí você pode usar uma escala diferente ou colocar mais de um bg, pegar esta textura e brincar com ela. Surfaces são d+. Quem ainda não aprendeu, é uma das coisas mais legais do GM!

Fiz upload de novo link com esse mesmo efeito sendo aplicado em tempo real em um jogo e com uma textura a mais: Razor1944

Download:
http://www.4shared.com/file/u5kJZQmP/Epectro22_Game_Maker_Engine__C.html




Graças à duvida nesse tópico, eu consegui aplicar o espectro no engine do Ninja Gaiden que eu estava fazendo.
http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f10/audio-imagem-t7056.htm#54007







Última edição por Capitão Commando em Qua 14 Abr 2010, 01:47, editado 6 vez(es)

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por diassis em Sab 12 Dez 2009, 15:10

CAPITÃO!!!! Sempre surpeendendo a gente com suas novidades ("MERECE SUBIR DE NÍVEL") por ser um "benfeitor" do forum king

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Anderson3d em Sab 12 Dez 2009, 15:45

pois é, term que passar pra coronel comando hahaha!!
to baixando pra ver!

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Anderson3d em Dom 13 Dez 2009, 16:21

desculpem o flood, mas é osso, eu ví o engine e não entendí nadaaaa!!! o efeito é muito legal, mas eu não consegui criar nada nem sequer parecido... Se não for pedir demais (sei que é hehehe) o mister capitão poderia faze rum tuto simples de como usar isso aew??? :cry:

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Janx em Dom 13 Dez 2009, 17:26

Cara bem legal o efeito!
Eu mudei aquelas opções do Senoide, mas não vi muita diferença... Oque isso muda exatamente?

--
Cara, essa musica... é a que o Brendan usou (ou fez) para fazer o meu video de "intro" para minha "empresa".
(Digo Brendan pois não sei exatamente quem você é, até agora eu achava que era o MAS, mas agora eu num sei mais! o_o).

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por PedroX em Ter 15 Dez 2009, 14:58

o brendam é o capitao commando, tbm é o helloading, entendeu?
em falar em entender, nao entendi como usa esse efeito, vc pode explicar?

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Convidad em Qui 17 Dez 2009, 23:18

Obrigado aí galera! Que bom que gostaram!

Eu coloquei esse efeito no fatal de um dos personagens de um joguinho que estou fazendo aqui e ficou MUITO louco! Quando eu terminar, vou postar aqui pra vocês avaliarem!

desculpem o flood, mas é osso, eu ví o engine e não entendí nadaaaa!!! o efeito é muito legal, mas eu não consegui criar nada nem sequer parecido... Se não for pedir demais (sei que é hehehe) o mister capitão poderia faze rum tuto simples de como usar isso aew???

O CyraxX deu uma ideia legal pra colocar mais camadas com texturas diferentes. Eu vou criar um novo Specter22 com essa modificação e vou explicar tudo nele, passo a passo. [Z¬)] Pode ficar tranquilo, todo mundo vai aprender!

Cara bem legal o efeito!
Eu mudei aquelas opções do Senoide, mas não vi muita diferença... Oque isso muda exatamente?

Na verdade, quando uma entidade qualquer faz um movimento que remete à um círculo, o movimento, obviamente, é circular certo? Pra compor o movimento circular nós usamos comumente Seno e Coseno, mas quando o usamos somente o Seno, o movimento torna-se Senoidal.

Esse movimento é um "zigue-zague" e se você aumentar a velocidade da senóide, vai percebê-lo melhor. [Z¬)]

Cara, essa musica... é a que o Brendan usou (ou fez) para fazer o meu video de "intro" para minha "empresa".
(Digo Brendan pois não sei exatamente quem você é, até agora eu achava que era o MAS, mas agora eu num sei mais! o_o).

Lembra do primeiro vídeo? Aquela animação em gif que a letra "E" estava "esquisita"? AHuahuahuahu [Z¬D]

O MAS é o MAS. Eu só loguei como MAS pra postar isso (que eu me lembre, agora)

http://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-de-forma-vetorial-mutante-efeito-espada-jedi-t2690.htm?highlight=mutante

http://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/janela-pula-pula-e-efeito-de-rotacao-com-views-t2682.htm?highlight=pula+pula

E meu jogo, o GM-Fighters. [Z¬D]

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Anderson3d em Sex 18 Dez 2009, 09:29

isso aew coronel comando! espero dicas desse sistema de neblina, pq é muito massa cara!

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Dancity em Sex 18 Dez 2009, 14:01

Nossa parece ser super legal...
Mas eu nem consegui testar...
O .exe não roda aqui...
E o .gm6 está dando falha ao carregar os sons...
Fui testar os sons manualmente pelo gm e o GM para de funcionar :S

Edit: Fui testar meu jogo... E não funciona mesmo sem ele ainda estar sem nenhum som :S
Eu achei que seria problema com os sons pois quando dou Run in Debug mode trava quando fala q ta carregando os sons (Sendo que nem tem ¬¬)

Devo re-instalar meu GM?


[edit]
Meu Gm voltou ao normal sosinho...
Mas o .exe ainda não funciona
E o gm6 é só pra pro edition Sad

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Convidad em Sex 18 Dez 2009, 23:10

Meu Gm voltou ao normal sosinho...
Mas o .exe ainda não funciona
E o gm6 é só pra pro edition

Estranho. O que acontece quando você roda o exe? Dá alguma mensagem?
Normalmente, quando trava, pode ser algum problema de áudio...

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Dancity em Sab 19 Dez 2009, 19:12

Na verdade não acontece nada...
Mas não se preocupe... Quando fui a casa de um amigo testei o efeito ele tem GM 7.0 Pro...

Cara muito legal! Adorei! O seguir o mouse achei muito legal parecido com os clipes do Game Shadow of Colossus Happy

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Kabeção em Dom 20 Dez 2009, 11:37

Mais uma engine de efeitos muito interessantes vinda de você.

Distorcer as texturas usando formas primitivas e gravar em surfaces, é genial. Smile

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Convidad em Ter 22 Dez 2009, 22:46

Mais uma engine de efeitos muito interessantes vinda de você.

Distorcer as texturas usando formas primitivas e gravar em surfaces, é genial.

Valeu Kabeção!!!! [Z¬D]

Galera, desculpem minha falta de tempo, mas eu prometi e vou cumprir minha palavra.

Mas podem aguardar aí que eu vou postar o engine comentado. Eu ainda quero fazer um tutorial explicando sobre movimento circular, pois aqui no fórum ainda não tem. Isso é importante pra todos nós ainda mais se tratando de programação de jogos.

Eu fui mechendo aqui e fiz um movimento muito louco de uma folha de papel usando forma primitiva e texturas. É louquíssimo, é como se você balançasse a folha de papel e ela dobra inteirinha! Vou postar pra vocês quando ele estiver "no ponto"!

----------- Editado -----------

Perdão pela demora moçada. Eu fiz um novo upload e comentei detalhadamente o exemplo. Desculpem aí Anderson3D, CyraXX e Jp_away... [Z¬)]

http://www.4shared.com/file/d2G0If1u/Espectro22_Gm6__CapCom_.html

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Convidad em Ter 13 Abr 2010, 22:58

Desculpem o post duplo! Depois por favor alguém da staff apague esta última mensagem minha pliz [Z¬D]

Eu atualizei o engine e ainda consegui um efeito muito louco fazendo uma cópia da suface principal e usando o mesmo engine! O efeito é conseguido em tempo real e é muito rápido!!!!!

Aproveitem!!!

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Meokor em Qua 14 Abr 2010, 00:03

Capitão Commando tem algum lugar onde onde eu possa estar acompanhando seus projetos mais de perto? (To babando aqui em cima do teclado...)

Onde eu aprendo isso que você faz?

Já sou seu fã número 1 e brigo se alguém dizer que é o fã número zero.

Abraços...
Parabéns!

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Mystery_boy_maker em Qua 14 Abr 2010, 00:21

Nossa Amigo ficou muito bom o efeito
fiquei ate enjoado
Como eu nao tenho muito conhecimento em gm quase nada comparado com voces
Eu fiquei meio perdido no seus codigos entendi apenas algumas coisas
mesmo assim a armonia desses codigos é impressionante cada engine sua
surpreende a todos com a sua capacidade em gml e de inovar
continue ajudando a galera cara sou o seu mais novo fãn !

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Convidad em Qua 14 Abr 2010, 02:09

Meokor escreveu:Capitão Commando tem algum lugar onde onde eu possa estar acompanhando seus projetos mais de perto? (To babando aqui em cima do teclado...)

Onde eu aprendo isso que você faz?

O_________________O
Obrigado pela força aí Meokor!

Olha, eu considero o Game Maker Brasil a melhor comunidade Game Maker que há atualmente. Você aprende muita coisa aqui e eu acho que aqui é o melhor lugar pra aprender por três motivos:

Primeiro que é brasileiro e não pessoa no mundo com mais boa vontade do que brasileiro, você pode ver que o pessoal daqui ajuda muito e tão sempre engajados em equipes. Segundo que o material é em português e é fácil encontrar os autores do material. Terceiro é que o pessoal daqui é apaixonado com isso e tá sempre trazendo novidade.

Além disso, os usuários do GML não páram de crescer. Outra comunidade que eu aposto muito também é a Brasil Game (Rodrigo) e o XCreator (do Vinians). Só que lá ainda não há tanto material como aqui mas o conteúdo tem muita qualidade.

Mystery_boy_maker escreveu:Nossa Amigo ficou muito bom o efeito
fiquei ate enjoado

Eu tb! [&¬(] ~~~~
Não consegui jogar muito kkkkkkkkkkk. Achei legal explorar esse efeito justamente por isso.

Mystery_boy_maker escreveu:Como eu nao tenho muito conhecimento em gm quase nada comparado com voces Eu fiquei meio perdido no seus codigos entendi apenas algumas coisas mesmo assim a armonia desses codigos é impressionante cada engine sua surpreende a todos com a sua capacidade em gml e de inovar
continue ajudando a galera cara sou o seu mais novo fãn !

Valeu pela força amigo!

Olha, a questão do código não é tão difícil. Quando você pega o conceito de como isso ou aquilo funciona fica bem mais fácil. Se você imaginar um jogo como uma peça inteira fica um pouco complicado. Na verdade são várias peças juntas, cada uma é programada de um jeito e quando junta tudo o resultado é o jogo.

O engine do gameplay é uma coisa à parte. O efeito já é outra. O menu, outra. Todos foram planejados e programados separadamente, o que eu fiz foi apenas juntar tudo.

Mesmo assim, pra qualquer dúvida é só perguntar que estamos aí. [Z¬)]


Última edição por Capitão Commando em Ter 27 Abr 2010, 05:26, editado 1 vez(es)

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por vinians em Qua 14 Abr 2010, 09:54

Fantástica a engine amigão! Sempre nos surpreendendo heim??? E pior que eu nem tinha visto Razz.

Estava analisando seu código e vô te dizer meu camarada.... MUITO BEM FEITO e organizado! É um ótimo exemplo de como organizar corretamente o código e utilizar script pra tarefas que possam ser utilizadas novamente, é um código totalmente orientado a egine... até o menu é uma ENGINE hahaah!

Pro pessoal que está querendo aprender GML mesmo em nível avançado, serve como uma ótima referência de soluções interessantes pra resolver certos problemas comuns do GM (nesse caso me refiro a engine do ninja la).

Paranbéns!

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por SIGILOSO em Qua 14 Abr 2010, 10:07

UHUULLL!!! Kara,sem palavras,se eu fosse emo,chorava de emoção.O mais engraçado é q eu estava começando a programar a água na minha engine de plataforma,usar esse efeito vai me dar ainda mais vontade de mexer na engine! xD
Bravo General!! Aguardo mais criações fantásticas!!
afro

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por RodrigoM. em Qua 14 Abr 2010, 11:57

YEAHHH! Fico Fera de mais maan, Curti muito a engine, mais isso eu já te falei né! [8¬D]

Ou maan só a sua engine do ninjá já fico melhor que a minha plataforma! ¬¬°
Mo mankda!
ASOPKASPKOSAPOK
Zuera, Ta tudo bem feito! *---*
Pergunta: Porque você deixo o codigo da engine antiga nesse versão nova ?
Da pra confundi bastante quem não conhece a outra versão! :s

mais é isso ai cara, Fallow Té mais tarde! [:¬D]

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Cainã em Qua 14 Abr 2010, 13:31

Muito bom, gostei muito dos efeitos, ficaram até melhores que os do WMP Razz

O código está muito bem organizado. Nota 10.

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Kabeção em Qua 14 Abr 2010, 19:29

Outro efeito bem alucinante. Shocked

A única coisa que falta são mais comentários, uma documentação ou sei lá, uma explicação da matemática por trás disso para aprender melhor.

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Kronos em Qui 15 Abr 2010, 21:02

Cara sempre me empreciono com
as engines e jogos que vc faz.

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

Mensagem por Convidad em Sab 24 Abr 2010, 00:53

vinians escreveu:Estava analisando seu código e vô te dizer meu camarada.... MUITO BEM FEITO e organizado! É um ótimo exemplo de como organizar corretamente o código e utilizar script pra tarefas que possam ser utilizadas novamente, é um código totalmente orientado a egine... até o menu é uma ENGINE hahaah!

Valeu vivians!! *-*

Pro pessoal que está querendo aprender GML mesmo em nível avançado, serve como uma ótima referência de soluções interessantes pra resolver certos problemas comuns do GM (nesse caso me refiro a engine do ninja la).

Valeu!! Mas pena que ela por enquanto tá parada. Tenho que terminar... rss

SIGILOSO escreveu:UHUULLL!!! Kara,sem palavras,se eu fosse emo,chorava de emoção.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

CyraxX escreveu:YEAHHH! Fico Fera de mais maan, Curti muito a engine, mais isso eu já te falei né! [8¬D]

Ou maan só a sua engine do ninjá já fico melhor que a minha plataforma! ¬¬°
Mo mankda!
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Zuera, Ta tudo bem feito! *---*
Pergunta: Porque você deixo o codigo da engine antiga nesse versão nova ?
Da pra confundi bastante quem não conhece a outra versão! :s

Valeu maan! *-* Maan eu deixei o código lá pq foi tanta emoção na hora que eu aprontei uma pressa do caramba pra upar e deixei a parada toda lá hauahuahauahuahaha

Cainã escreveu:Muito bom, gostei muito dos efeitos, ficaram até melhores que os do WMP

Valeu pela força aí Cainã. [Z¬)]

Kabeção escreveu:Outro efeito bem alucinante. Shocked

A única coisa que falta são mais comentários, uma documentação ou sei lá, uma explicação da matemática por trás disso para aprender melhor.

Valeu Kabeção! [Z¬)] Eu coloquei mais comentários dessa vez, explicando como que é feito. Mas o interessante é que no meio disso tudo eu descobri um bugasso do GM! Sei lá, tenho que olhar depois com mais calma.

Valeu pelo comentário aí Kronos! T+

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Re: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!

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