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Inteligência Artificial de chefes (simples)
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Inteligência Artificial de chefes (simples)
Inteligência Artificial de chefes (simples)
Ferramenta: Game Maker 6.1 (ou superior)
Nível de experiência: Intermediário/Avançado
Descrição:
Depois de um bom tempo sem escrever tutoriais, venho aqui com este.
Nele, ensinarei como criar um chefe simples, com dois tipos de ataque e no estilo plataforma. Esse script, foi usado para fazer o primeiro chefe do Guerreiro Para Sempre 3.
1º - Variáveis
Antes de tudo, no evento Create, crie as seguintes variáveis:
2º - Atacando
Para atacar, vamos usar o Alarme 0 e 1. No Alarm0, vamos programar o ataque 1, o simples, e no Alarm1, vamos programar o ataque especial. Então, primeiramente, crie o Alarm0 e digite:
Agora, vamos programar o ataque especial. Então, adicione o alarm 1 e digite:
Obs: a diferença do obj_ataqueEspecial para obj_ataqueEspecial2 é que o primeiro, vai na direção para a direita, e o outro para a esquerda.
Depois de ter programado os ataques, vamos ao evento Step, onde vamos adicionar a gravidade e fazer com que os ataques sejam acionados.
Então, adicione o evento Step e digite:
Agora:
Definindo o ataque especial:
Para finalizar, crie um evento de colisão com o seu objeto padrão sólido, qualquer um que você use para fazer o chão:
Bom pessoal, preste bem atenção nos códigos e nos comentários, verá que irá precisar criar as sprites do chefe parado e andando, que irá precisar também criar os tiros e os ataques especiais, mas estes são objetos simples.
Espero ter ajudado.
Vlw!
Ferramenta: Game Maker 6.1 (ou superior)
Nível de experiência: Intermediário/Avançado
Descrição:
Depois de um bom tempo sem escrever tutoriais, venho aqui com este.
Nele, ensinarei como criar um chefe simples, com dois tipos de ataque e no estilo plataforma. Esse script, foi usado para fazer o primeiro chefe do Guerreiro Para Sempre 3.
1º - Variáveis
Antes de tudo, no evento Create, crie as seguintes variáveis:
- Código:
gravity=0.5 //Gravidade
velocidade=2 //Velocidade
alarm[0]=round(random(90)+90) //Alarm 0
alarm[1]=round(random(90)+90) //Alarm 1
nochao=false //Está no chão
pulo=false //Pulo
ataque_especial=false //Ataque especial
2º - Atacando
Para atacar, vamos usar o Alarme 0 e 1. No Alarm0, vamos programar o ataque 1, o simples, e no Alarm1, vamos programar o ataque especial. Então, primeiramente, crie o Alarm0 e digite:
- Código:
if ataque_especial=false //Caso o ataque especial seja falso
{
if distance_to_object(obj_player)<100 //Se a distância entre ele e o player forem menor que 100 pixels
{
if distance_to_object(obj_player)>60 //Se a distância entre ele e o player forem maior que 60 pixels
{
instance_create(x,y-10,obj_tiro) //Atirar
}
}
if distance_to_object(obj_player)<80 //Se a distância entre ele e o player forem menor que 80 pixels
{
if distance_to_object(obj_player)>30 //Se a distância entre ele e o player forem maior que 30 pixels
{
if nochao=true and pulo=false //Se ele estiver no chão, e não estiver pulando
{
nochao=false //Sair do chão
pulo=true //Pular
vspeed-=30 //Velocidade do pulo
}
}
}
}
alarm[0]=50 //Alarm0 igual à 50 milisegundos
Agora, vamos programar o ataque especial. Então, adicione o alarm 1 e digite:
- Código:
//ataque especial
if ataque_especial=true //Caso o ataque especial for verdadeiro (true)
{
if obj_player.x<x //Caso o player estiver à direita do chefe
{
sprite_index=spr_chefeParado //Mudar para a sprite do chefe parado
instance_create(x,y-10,obj_ataqueEspecial) //Criar o ataque especial
}
if obj_player.x>x //Caso o player estiver à esquerda do chefe
{
sprite_index=spr_chefeParado //Mudar para a sprite do chefe parado
instance_create(x,y-10,obj_ataqueEspecial2) //Criar o ataque especial 2
}
ataque_especial=false //Ataque especial está falso
}
alarm[1]=30 //Alarm 1 igual à 30 milisegundos
Obs: a diferença do obj_ataqueEspecial para obj_ataqueEspecial2 é que o primeiro, vai na direção para a direita, e o outro para a esquerda.
Depois de ter programado os ataques, vamos ao evento Step, onde vamos adicionar a gravidade e fazer com que os ataques sejam acionados.
Então, adicione o evento Step e digite:
- Código:
if place_free(x,y+1) //Se estiver livre para baixo
{
nochao=false //Não está no chão
gravity=0.75 //Gravidade igual à 0.75
}
else //Caso contrário
{
nochao=true //Está no chão
gravity=0 //Gravidade igual à zero
}
Agora:
- Código:
//Muda a direção da sprite de acordo com a posição do player
if obj_player.x<x {image_xscale=1} //Se o player estiver à direita do chefe, inverter a sprite para a direita.
if obj_player.x>x {image_xscale=-1} //Se o player estiver à esquerda do chefe, inverter a sprite para a esquerda.
if distance_to_object(obj_player)<200 //Se a distância entre o chefe e o player forem menores que 200 pixels
{
sprite_index=spr_chefeAndando //Mudar a sprite do chefe
if obj_player.x<x {hspeed=-velocidade} //Se o player estiver à direita do chefe, mover para a direita
if obj_player.x>x {hspeed=+velocidade} //Se o player estiver à esquerda do chefe, mover para a esquerda
}
if distance_to_object(obj_player)>200 //Caso a distância entre o chefe e o player for maior que 200 pixels
{
sprite_index=spr_chefeParado //Mudar a sprite dele
hspeed=0 //Velocidade horizontal igual à zero
vspeed=0 //Velocidade vertical igual à zero
}
if distance_to_object(obj_player)<40 //Caso a distância entre o chefe e o player forem menor que 40 pixels
{
ataque_especial=true //Ativar o ataque especial
}
Definindo o ataque especial:
- Código:
if ataque_especial=true //Caso o ataque especial for verdadeiro
{
hspeed=0 //Velocidade horizontal igual à zero
sprite_index=spr_chefeParado //Mudar a sprite do chefe
}
Para finalizar, crie um evento de colisão com o seu objeto padrão sólido, qualquer um que você use para fazer o chão:
- Código:
move_contact_solid(direction,16) //Contato sólido
vspeed=0 //Velocidade vertical igual à zero
nochao=true //No chão é verdadeiro
pulo=false //Pulo é falso
Bom pessoal, preste bem atenção nos códigos e nos comentários, verá que irá precisar criar as sprites do chefe parado e andando, que irá precisar também criar os tiros e os ataques especiais, mas estes são objetos simples.
Espero ter ajudado.
Vlw!
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
vixiii nenhum coment....
para terem uma prévia de como fica a IA do chefe, aki vai um video do Guerreiro Para Sempre 3, na parte do primeiro chefe ^^
http://br.youtube.com/watch?v=CUmweMFCTNc
E mais esse aqui para publicar o jogo...
http://br.youtube.com/watch?v=AA8wV70ZlVo
para terem uma prévia de como fica a IA do chefe, aki vai um video do Guerreiro Para Sempre 3, na parte do primeiro chefe ^^
http://br.youtube.com/watch?v=CUmweMFCTNc
E mais esse aqui para publicar o jogo...
http://br.youtube.com/watch?v=AA8wV70ZlVo
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
Muito bom, parabéns.
Tem aos montes seus tutoriais por aqui.
È bom ver este tipo de iniciativa.
Tem aos montes seus tutoriais por aqui.
È bom ver este tipo de iniciativa.
Volstagg- Data de inscrição : 16/05/2008
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Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
Perfeito! Além de inteligente está muito bem formatado e de fácil entendimento!
Está bem versátil também: além do ataque normal tem também o especial.
Parabéns claudiob93!
Está bem versátil também: além do ataque normal tem também o especial.
Parabéns claudiob93!
Convidad- Convidado
Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
Muito obrigado pessoal!
Em breve, mais tutoriais.. =)
Vlw!^^
Em breve, mais tutoriais.. =)
Vlw!^^
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
Vlw cara Muito Bom ta presizando disso vlw mesmo
mayck- Data de inscrição : 11/01/2010
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Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
kra, muito bom...vlw!!!...c puder postar tuturiais para game maker pro 8 tmb agradeco...mas estes jah foram muito uteis..vlw!!
chaampignon- Data de inscrição : 12/09/2009
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Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
Da pra postar uma engine?
Pq eu ñ consegui ageitar os sprites.
Pq eu ñ consegui ageitar os sprites.
juao230- Data de inscrição : 17/12/2009
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Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
Legal, vou usar em um dos meus progetos de arcade
Kronos- Data de inscrição : 10/02/2010
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Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
VLW VEI MUINTO LEGAL!
LeandroDaher- Data de inscrição : 13/05/2010
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GuilhermeCDP
Gostei muito deste tutorial, ele me ajudou muito no game que estou trabalhando, nota 10!!
GuilhermeCDP- Data de inscrição : 23/01/2012
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Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
que coisa toda vez que eu faço isso aparece
[/code]ERROR in
action number 2
of Step Event
for object chefão fantasma:
Error in code at line 2:
if player.x ^
at position 12: Unknown variable x
[/code]ERROR in
action number 2
of Step Event
for object chefão fantasma:
Error in code at line 2:
if player.x
at position 12: Unknown variable x
GMaker 81- Data de inscrição : 27/07/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 26
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)
Uau, Jan, 2011 Guilherme você não viu isso?
@Topic: Cara, essa IA ta muito show de bola, bem bolada e bem feita,
Parabéns!
@Topic: Cara, essa IA ta muito show de bola, bem bolada e bem feita,
Parabéns!
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
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