GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Inteligência Artificial de chefes (simples)

+8
LeandroDaher
Kronos
juao230
chaampignon
mayck
Volstagg
GMBR
Froidz
12 participantes

Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por Froidz Ter 05 Ago 2008, 16:35

Inteligência Artificial de chefes (simples)

Ferramenta: Game Maker 6.1 (ou superior)
Nível de experiência: Intermediário/Avançado

Descrição:

Depois de um bom tempo sem escrever tutoriais, venho aqui com este.
Nele, ensinarei como criar um chefe simples, com dois tipos de ataque e no estilo plataforma. Esse script, foi usado para fazer o primeiro chefe do Guerreiro Para Sempre 3.

1º - Variáveis

Antes de tudo, no evento Create, crie as seguintes variáveis:

Código:
gravity=0.5 //Gravidade
velocidade=2 //Velocidade
alarm[0]=round(random(90)+90) //Alarm 0
alarm[1]=round(random(90)+90) //Alarm 1
nochao=false //Está no chão
pulo=false //Pulo
ataque_especial=false //Ataque especial

2º - Atacando

Para atacar, vamos usar o Alarme 0 e 1. No Alarm0, vamos programar o ataque 1, o simples, e no Alarm1, vamos programar o ataque especial. Então, primeiramente, crie o Alarm0 e digite:

Código:
if ataque_especial=false //Caso o ataque especial seja falso
{
if distance_to_object(obj_player)<100 //Se a distância entre ele e o player forem menor que 100 pixels
{
if distance_to_object(obj_player)>60 //Se a distância entre ele e o player forem maior que 60 pixels
{
instance_create(x,y-10,obj_tiro) //Atirar
}
}

if distance_to_object(obj_player)<80 //Se a distância entre ele e o player forem menor que 80 pixels
{
if distance_to_object(obj_player)>30 //Se a distância entre ele e o player forem maior que 30 pixels
{
if nochao=true and pulo=false //Se ele estiver no chão, e não estiver pulando
{
nochao=false //Sair do chão
pulo=true //Pular
vspeed-=30 //Velocidade do pulo
}
}
}
}

alarm[0]=50 //Alarm0 igual à 50 milisegundos

Agora, vamos programar o ataque especial. Então, adicione o alarm 1 e digite:

Código:
//ataque especial
if ataque_especial=true //Caso o ataque especial for verdadeiro (true)
{
if obj_player.x<x //Caso o player estiver à direita do chefe
{
sprite_index=spr_chefeParado //Mudar para a sprite do chefe parado
instance_create(x,y-10,obj_ataqueEspecial) //Criar o ataque especial
}
if obj_player.x>x //Caso o player estiver à esquerda do chefe
{
sprite_index=spr_chefeParado //Mudar para a sprite do chefe parado
instance_create(x,y-10,obj_ataqueEspecial2) //Criar o ataque especial 2
}
ataque_especial=false //Ataque especial está falso
}

alarm[1]=30 //Alarm 1 igual à 30 milisegundos

Obs: a diferença do obj_ataqueEspecial para obj_ataqueEspecial2 é que o primeiro, vai na direção para a direita, e o outro para a esquerda.

Depois de ter programado os ataques, vamos ao evento Step, onde vamos adicionar a gravidade e fazer com que os ataques sejam acionados.

Então, adicione o evento Step e digite:

Código:
if place_free(x,y+1) //Se estiver livre para baixo
{
nochao=false //Não está no chão
gravity=0.75 //Gravidade igual à 0.75
}
else //Caso contrário
{
nochao=true //Está no chão
gravity=0 //Gravidade igual à zero
}

Agora:

Código:
//Muda a direção da sprite de acordo com a posição do player
if obj_player.x<x {image_xscale=1} //Se o player estiver à direita do chefe, inverter a sprite para a direita.
if obj_player.x>x {image_xscale=-1} //Se o player estiver à esquerda do chefe, inverter a sprite para a esquerda.

if distance_to_object(obj_player)<200 //Se a distância entre o chefe e o player forem menores que 200 pixels
{
sprite_index=spr_chefeAndando //Mudar a sprite do chefe
if obj_player.x<x {hspeed=-velocidade} //Se o player estiver à direita do chefe, mover para a direita
if obj_player.x>x {hspeed=+velocidade} //Se o player estiver à esquerda do chefe, mover para a esquerda
}

if distance_to_object(obj_player)>200 //Caso a distância entre o chefe e o player for maior que 200 pixels
{
sprite_index=spr_chefeParado //Mudar a sprite dele
hspeed=0 //Velocidade horizontal igual à zero
vspeed=0 //Velocidade vertical igual à zero
}

if distance_to_object(obj_player)<40 //Caso a distância entre o chefe e o player forem menor que 40 pixels
{
ataque_especial=true //Ativar o ataque especial
}

Definindo o ataque especial:

Código:
if ataque_especial=true //Caso o ataque especial for verdadeiro
{
hspeed=0 //Velocidade horizontal igual à zero
sprite_index=spr_chefeParado //Mudar a sprite do chefe
}

Para finalizar, crie um evento de colisão com o seu objeto padrão sólido, qualquer um que você use para fazer o chão:

Código:
move_contact_solid(direction,16) //Contato sólido
vspeed=0 //Velocidade vertical igual à zero
nochao=true //No chão é verdadeiro
pulo=false //Pulo é falso

Bom pessoal, preste bem atenção nos códigos e nos comentários, verá que irá precisar criar as sprites do chefe parado e andando, que irá precisar também criar os tiros e os ataques especiais, mas estes são objetos simples.

Espero ter ajudado.

Vlw!Happy
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por Froidz Qua 06 Ago 2008, 16:43

vixiii nenhum coment....
para terem uma prévia de como fica a IA do chefe, aki vai um video do Guerreiro Para Sempre 3, na parte do primeiro chefe ^^

http://br.youtube.com/watch?v=CUmweMFCTNc

E mais esse aqui para publicar o jogo...

http://br.youtube.com/watch?v=AA8wV70ZlVo
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por GMBR Qua 06 Ago 2008, 17:13

Muito bom, parabéns.
Tem aos montes seus tutoriais por aqui.
È bom ver este tipo de iniciativa.
avatar
GMBR

Data de inscrição : 26/02/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 352
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://gmbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por Volstagg Qua 06 Ago 2008, 18:13

Parabéns!
Volstagg
Volstagg

Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por Convidad Qui 07 Ago 2008, 00:14

Perfeito! Além de inteligente está muito bem formatado e de fácil entendimento!
Está bem versátil também: além do ataque normal tem também o especial.

Parabéns claudiob93!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por Froidz Qui 07 Ago 2008, 11:40

Muito obrigado pessoal!

Em breve, mais tutoriais.. =)

Vlw!^^
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por mayck Qua 13 Jan 2010, 20:36

Vlw cara Muito Bom ta presizando disso vlw mesmo What a Face
mayck
mayck

Data de inscrição : 11/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 370
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por chaampignon Qua 13 Jan 2010, 20:41

kra, muito bom...vlw!!!...c puder postar tuturiais para game maker pro 8 tmb agradeco...mas estes jah foram muito uteis..vlw!! What a Face
chaampignon
chaampignon

Data de inscrição : 12/09/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 124
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por juao230 Qui 28 Jan 2010, 23:33

Da pra postar uma engine?
Pq eu ñ consegui ageitar os sprites. Very Happy
juao230
juao230

Data de inscrição : 17/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 217
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por Kronos Sáb 13 Fev 2010, 03:30

Legal, vou usar em um dos meus progetos de arcade
Kronos
Kronos

Data de inscrição : 10/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 112
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por LeandroDaher Sex 14 maio 2010, 21:36

VLW VEI MUINTO LEGAL!
LeandroDaher
LeandroDaher

Data de inscrição : 13/05/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 357
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por William Lima Sex 14 Jan 2011, 23:26

mito bom esse tutorial, me ajudou muito... Happy
William Lima
William Lima

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C+A+A+B+A
Data de inscrição : 10/09/2010
Reputação : 10
Número de Mensagens : 430
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • Tululoo Game Maker
  • Javascript


https://konsole.studio

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty GuilhermeCDP

Mensagem por GuilhermeCDP Sáb 11 Fev 2012, 15:35

Gostei muito deste tutorial, ele me ajudou muito no game que estou trabalhando, nota 10!!
GuilhermeCDP
GuilhermeCDP

Data de inscrição : 23/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por GMaker 81 Qua 01 Ago 2012, 17:13

que coisa toda vez que eu faço isso aparece
[/code]ERROR in
action number 2
of Step Event
for object chefão fantasma:

Error in code at line 2:
if player.x ^
at position 12: Unknown variable x
GMaker 81
GMaker 81

Data de inscrição : 27/07/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 26
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por Thiago_o_programador Qua 01 Ago 2012, 18:15

Uau, Jan, 2011 Guilherme você não viu isso?

@Topic: Cara, essa IA ta muito show de bola, bem bolada e bem feita,

Parabéns!
Thiago_o_programador
Thiago_o_programador

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios : Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial de chefes (simples) Empty Re: Inteligência Artificial de chefes (simples)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos